quarta-feira, 30 de março de 2011

7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia - PARTILHA

Quero compartilhar com os interlocutores deste espaço minha participação no 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia . Sou uma das autoras do trabalho: Família em Mudança: recurso da pessoa e da sociedade. Conheça mais sobre o evento:
O Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI) reúne, a cada dois anos, em uma cidade da região norte ou nordeste, Psicólogos, Pesquisadores, Docentes e Alunos de Psicologia de todas as regiões do país, com o fim de compartilhar conhecimentos acadêmicos e profissionais, discutir políticas para a área e promover o avanço da Psicologia no Brasil. Trata-se, portanto, de um evento nacional, um dos maiores da área, prestigiado por todos os grupos envolvidos na construção da Psicologia brasileira. Em sua última edição, na cidade de Belém, Pará, o evento reuniu 3.066 participantes, de 27 unidades da federação (além de participantes do exterior).
Em sua 7ª. edição, o CONPSI será realizado em Salvador, Bahia, retornando à cidade na qual teve origem. É previsto pelo Regimento do Congresso, aprovado pelo conjunto de entidades responsáveis pelo evento, que a cada quatro anos o congresso retorne à Bahia, onde foi inicialmente concebido e onde já foram realizados três eventos, desde 1999, ano de sua criação. A partir da análise sobre a expansão do ensino desde o ano de 1997, quando a única instituição que formava psicólogos na Bahia era a UFBA, o Estado da Bahia é responsável pelo maior crescimento do número de concluintes do nordeste, visto que atualmente possui 31 cursos de graduação em Psicologia, oferecendo mais de 1500 vagas. Além disto, a Universidade Federal da Bahia mantém um programa de pós-graduação em Psicologia com cursos de mestrado e doutorado que obteve o conceito cinco na última avaliação trienal, indicador da sua consolidação e qualidade. A expectativa, por conseguinte, é ter um público em torno de 5000 psicólogos, pesquisadores, profissionais e estudantes de Psicologia e áreas a fins.
Desde a sua criação, o CONPSI é um espaço nacional de diálogo entre o mundo acadêmico e o mundo profissional da Psicologia brasileira, buscando fortalecer o intercâmbio necessário entre a produção de conhecimento científico e a qualificação e desenvolvimento dos serviços prestados à sociedade pelos psicólogos. Espera-se que o 7º CONPSI siga a mesma trajetória de sucesso das edições anteriores.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ressonância

Comunicação 

A comunicação proporciona ao indivíduo uma interação social com o meio em que vive. Na sociedade é impossível não comunicar. As palavras faladas, os movimentos de corpo, a roupa que se veste, os olhares e a maneira de estirar a mão ao interlocutor, tem algum significado. Tudo comunica.
A comunicação transforma o indivíduo, levando-o a conhecer uma nova sociedade. Também existe uma transferência de conhecimento, pois a pessoa que se comunica necessita dar a seus interlocutores uma idéia sobre como ela deseja que a sua mensagem seja interpretada.
A comunicação vai além da fala, ela está em toda a sociedade, desde a infância à fase adulta. São nos primeiros gestos que as crianças se comunicam com os pais ou com as pessoas que a cercam. Os pais por sua vez, alimentam uma pulsação vital nos seus filhos através da comunicação: contando fatos e histórias imaginárias possibilitando aos mesmos, uma reação. 
Aline, Daiane, Vanessa Correia, Vanessa Mascarenhas, Vanusa Correia, Rodolfo

Ressonância...

Ressonância sobre comunicação

COMUNICAÇÃO
 
 A comunicação é o meio pelo qual o homem consegue expressar as suas idéias e necessidades tanto emocionais quanto físicas. Desta maneira a comunicação compreende várias formas, através das quais conseguimos transmitir e receber mensagens.
Para que haja comunicação é preciso uma boa interpretação de ambas as partes. O emissor faz uma seleção de suas idéias e compartilha de forma clara para que o receptor consiga decodificar e interpretar a mensagem. Assim é possível incorporá-la reagindo de forma participativa.
 As funções da comunicação variam de acordo com as necessidades do usuário: instrumental, informativa, regulatória, expressiva entre outras. Na comunicação humana, encontramos os signos: lingüístico, expressos através de palavras e não linguísticos: índices e símbolos. Os signos têm duas faces o significante e o significado.
Anny Caroline, Camilla Anunciação, Carla Fabline, Fabio Lucas, Jeferson Costa, Maeven e Ruan. B 1° semestre

terça-feira, 22 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE: uma ação EMPREENDEDORA que integra saberes, estudantes e professores da Facemp.


A FACEMP está em preparação para mais uma atividade interdisciplinar. Esta é uma ação prevista pelo projeto pedagógico da faculdade em cumprimento às leis que regem o ensino superior. Ela pressupõe alcance da carga horária complementar determinada pela matriz e prioritariamente promove a articulação entre saberes compartimentados nas áreas do conhecimento.
A atividade interdisciplinar tem caráter integrador, pois permite um olhar global sobre temas transversais motivando o trânsito dos sujeitos pelas teorias, conhecimentos e saberes coletivos. O tema INOVAÇÃO é o eixo que detona as discussões nas disciplinas curriculares do I semestre de 2011. O conceito deve viabilizar a aproximação entre os cursos de Administração e Contábeis pela versatilidade e pluralidade de sentidos inerentes ao termo.
Entre os objetivos que norteiam a produção está a necessidade de superar a fragmentação dos saberes em campos especializados do conhecimento promovendo olhares articulados entre o todo e as partes e encandear ideias, fatos e teorias num ato criativo para significar conteúdos propostos.
A partir do tema INOVAÇÃO. Cada semestre, do I ao VII, deve elaborar perguntas e objetivos que serão evidenciados nos trabalhos finais como conclusão da tarefa. O I semestre está produzindo um Ensaio Fotográfico sob a orientação dos professores: Cinthia, Rosa, Laudiceia, Ismário e Márcia, respectivamente nas disciplinas: Comunicação, Filosofia, Sociologia, TGA e Contabilidade.
Os estudantes tiveram a oportunidade de debater o tema com os professores e estão fazendo leituras. Eles roduzem sistematicamente durantes as aulas de Integração. A professora coordenadora do projeto, no primeiro semestre, Cinthia Souza, esteve com os estudantes em quatro encontros iniciais quando apresentou e discutiu o projeto, fez uma exposição sobre o tema e indicações de leitura, orientou sobre como fazer um Ensaio Fotográfico e motivou a reflexão - Que inovações na comunicação estão sendo implementadas nas relações de trabalho das organizações?
A mostra dos trabalhos realizados pelos semestres letivos acontecerá nos dias 26 e 27/ 05 de 2011. Vale conferir a produção.

Sobre processo de comunicação...

No texto de Vilalba, Teoria da Comunicação, lemos sobre o processo de comunicação. O autor fala sobre:
O que é comunicação
Formação do sentido
Apresentação do sentido
Negociação do sentido
Vamos conversar sobre isso? 

terça-feira, 15 de março de 2011

Acolhendo a turma B

Atenção interlocutores, a Turma B do I semestre Facemp, agora também está na interação conosco. Vejam a presença de Anita, aluna de Contabilidade. Ele escreve: os animais possuem linguagem é como se fosse outra língua... Vamos pensar: o que é Língua? Hora de ler sobre o conceito e partir para a coolaboração em rede. Sejam todas e todos acolhidos. Abraços.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Não Quero Mais Andar na Contra-mão ...

Não Quero Mais Andar na Contra-mão

Hoje uma amiga
Da Colômbia voltou
Riu de mim porque
Eu não "intindi"

Felipe escreve ao conversar sobre leitura: "preferimos andar na contra-mão". Infelizmente muitos leitores ainda não desfrutam da oportunidade de desvendar, noS textoS, o que aparentemente não está dito. Isto deve-se, em algumas situações, à falta de acesso ao conhecimento por meio do Ensino. E nós, comunidade pensante que desfruta do espaço das salas de aula da faculdade, o que nos falta para ANDAR NA MÃO? Leiamos...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cinthia Pergunta...

Devo deixar agora algumas questões para nossa discussão:
O que é leitura?
O que são pessoas reais? Fala de Josiel.
Qual a melhor definição para linguagem. Existe melhor ou pior definições?
Até mais...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comunicação X linguagem

Segundo Thiago, os animais comunicam-se entre si e com os outros ao redor. Entretanto devo perguntar: eles possuem linguagem? A linguagem não seria apenas uma forma complexa de comunicação. O que justifica a complexidade do uso da linguagem? Até mais...

Falar e ouvir um elo possível

Contemplando as últimas contribuições que circulam na sala, gostaria de destacar o dito: entre o falar e o ouvir existe um elo. Sobre ruídos na comunicação, podemos dizer que ouvir e falar alternadamente é uma boa estratégia para alcançar sucesso na interlocução. Quando ouvimos atentamente, valorizamos a fala do interlocutor, formulamos e elaboramos o conhecimento sem antecipações equivocadas, compartilhamos os turnos de fala sem ânsia e provocamos a reflexão crítica. Quando falamos para uma audiência cooperativa, ampliamos a visão e podemos elaborar o pensamento com cuidado e sucesso. Que tal, um elo neste instante?
Sobre a linguagem, o interlocutor escreve: ela é capaz de comunicar o mais complexo pensamento, o sentimento maior, o saber... Neste sentido, podemos pensar: seria a comunicação um saber humano por natureza?

quarta-feira, 2 de março de 2011

Interagindo com Cassia e quem mais chegar...

Ótima contribuição Cássia. Penso que somos todos Comunicação. Mas ainda assim, com toda essa pulsação vital que nos move para a interação, pergunta Bordenave:
Será que o modo de nossa sociedade usar sua comunicação social responde às necessidades das pessoas reais? (p. 9)
Dize-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua sociedade. (p.17)
Aguardo colaboração.

terça-feira, 1 de março de 2011

Convocação URGENTE

Olá turma!!!
Tem alguém ai??? Nosso fio está cortado, vamos conectar??? Aguardo um som, um escrito, um silêncio??? Uma forma de comunicação...