segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pergunta: o que caracteriza o texto escrito?

Sobre o texto escrito, lancei a pergunta acima e sugiro a leitura do capítulo nove de Álvaro Fernandes em, Quem não tem problemas de comunicação? Ainda, que tal o texto de Cecília Meireles?..

Para que a escrita seja legível

Para que a escrita seja legível,
é preciso dispor os instrumentos,
exercitar a mão,
conhecer todos os caracteres.

Mas para começar a dizer
alguma coisa que valha a pena,
é preciso conhecer todos os sentidos
de todos os caracteres,
e ter experimentado em si próprio
todos esses sentidos,
e ter observado no mundo
e no transmundo
todos os resultados dessas experiências.

Cecília Meireles - Poesia Completa - Ed. Nova Aguilar

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa...

Um hino à vida, um compromisso nosso. Para nossa reflexão, um trecho da CF - 2011:
A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

Um abraço fraterno.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Para Darlene, Cássia, todas e todos os interlocutores deste: Clarice Lispector

"A Descoberta do Mundo"


Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Parabéns aos interlocutores da sala de comunicação...

Plamas para vocês Cássia e Darlene! Parabéns aos outros sujeitos interlocutores com os quais, temos dialogado. Vale um livro para cada vencedor nesta fase. Avante galera!!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Solucionando o problema...

Depois de assumir os problemas de comunicação é tempo de pensar as soluções. Quem começa?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

RUÍDO ORTOGRÁFICO

Falando em ruídos na comunicação, quero lembrar que um equívoco de ORTOGRAFIA pode gerar uma situação de não entendimento. Daí a ORIENTAÇÃO, SUGESTÃO: vamos usar o editor de texto com correção para escrever antes de postar? E por falar em ortografia ...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobre processo de comunicação...

Sinopse

Por causa das profundas transformações econômicas, tecnológicas e socioculturais que marcaram o século XX, os estudos da comunicação têm enfrentado vários dilemas, como a validade das teorias clássicas, a qualidade e o impacto das novas tecnologias e a importância da atuação social dos comunicadores. Teoria da comunicação - conceitos básicos apresenta as idéias fundamentais, as principais escolas e os objetivos históricos dos estudos da comunicação. Demonstra que a compreensão dos fenômenos da comunicação humana, mais do que um campo de contemplação, é uma importante fonte de orientação de atividades técnicas, estratégicas e ideológicas. Amparado em pensadores do porte de Espinosa, Saussure, Horkheimer, Adorno, Habermas, Jakobson, Lévi-Strauss e Marcondes Filho, Rodrigo Vilalba incentiva a discussão sobre os limites da comunicação, convidando o leitor a refletir sobre questões acadêmicas, sociais, políticas e éticas.
A partir da Sinopse acima, escreva uma nova síntese para o texto do autor. Selecione especialmente as páginas lidas por você. Colabore e participe da construção de conhecimento neste ambiente...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

UM ERRO DE COMUNICAÇÃO

Nas próximas aulas conversaremos sobre problemas de comunicação a partir do texto de Álvaro Fernandes (ver indicação bibliográfica em plano de curso). Para começo de conversa, leia o texto a seguir...
Um casal, em companhia dos seus filhos, resolveu procurar uma localidade, onde pudessem passar suas férias. Descobriram, numa região, uma linda casa que preenchia os requisitos exigidos pela família. Havia, porém, um pequeno incoveniente: A localização do "WC". Resolveram, então, escrever para o proprietário - um Pastor Protestante - a seguinte carta:
GENTIL PASTOR: Visitando sua cidade à procura de uma casa para alugar, durante nossas férias, soubemos que o senhor é dono de uma que, por sua localização e distribuição, muito nos agradou. Todavia, antes de celebrarmos o nosso acordo, gostaríamos que nos informasse em que local se encontra o "WC".
O pastor, que desconhecia o significado da abreviatura "WC", julgando tratar-se da palavra WHITE CHAPELL, capela de uma seita inglesa, respondeu nos seguintes termos:
ESTIMADO SENHOR: Recebi sua carta que muito me honrou e agradeço a preferência da escolha. O local e o clima onde está situada a casa são excelentes. Quanto ao lugar do "WC", posso adiantar-lhe que o mesmo se encontra a uns 10 km de distância. Pode-se ir a pé, mas para os que têm pressa, porém, aconselhamos ir de bicicleta. Há lugar para umas duzentas pessoas sentadas e cem de pé, que, ao ato, assistem muito satisfeitas, principalmente, quando ele é celebrado pela manhã. Aconselhamos, porém, chegar bem cedo, a fim de obterem gratuitamente, o seu jornal que, por uma questão de ordem, depois de servido, é entregue àqueles que esperam do lado de fora. Um ampliador de som colocado no interior do recinto, informa ao povo da cidade a maneira como se realiza o ritual. Fotógrafos aproveitam para documentar a prática de tão salutar espetáculo. O ambiente é muito acolhedor e, no inverno, todos aproveitam para ficar ainda mais bem juntinhos, o que torna o feito mais aprazível e aumenta a disposição de cada participante. Ao final, todos, inclusive as crianças, cantam em coro, dando graças ao Senhor, por terem conseguido realizar a contento, tão nobre esforço. Então, uma grande bandeja recolhe o produto final dessa prodigiosa contribuição humana, que, ao som da Banda de Música local, é repartida fraternalmente para todos os moradores da região.
Atenciosamente,
Pastor Pedrok.
Publicado no Recanto das Letras em 24/01/2008
Código do texto: T831450