sexta-feira, 28 de outubro de 2011

RESSONÂNCIA ...

Caros interlocutores:
Conforme combinamos, chegou a hora de fazer nossa interlocução online. Vamos responder às questões postas?

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 22 ed. - São Paulo: Ática, 2006.
Publicada originalmente na década de 1980, a obra de Blikstein é um livro que aborda os problemas e soluções possíveis no contexto da comunicação escrita, usando uma linguagem dinâmica e clara.
O capítulo V traz uma breve resenha do conteúdo abordado através de uma “Receita para a eficácia da comunicação escrita” (título do capítulo citado, p. 96). Nela é mostrado, de um modo muito simples, do que a comunicação escrita é formada e como se deve prepará-la para que haja a resposta esperada por parte do interlocutor:
1.    Poste neste espaço do blog, uma receita de como escrever um texto do tipo persuasivo, destinado a venda de um produto ou serviço. Não esqueça que uma receita é constituída de partes como: ingredientes, modo de fazer, rendimento.
2.    Escreva em um parágrafo, seu entendimento sobre o dito literário que aparece no texto de Blikstein. Relacione a mensagem ao conteúdo do livro.
“Lutar com palavras é a luta mais vã, entanto lutamos mal rompe a manhã”.
(DRUMMOND, apud BLIKSTEIN, 2006, P.98)

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15. ed., São Paulo: Editora Ática, 2000.
A obra Linguagem e Persuasão têm como objetivo indagar se é possível informação sem persuasão. Para tanto, reflete sobre o conhecimento da retórica como fundamental para compreensão da linguagem persuasiva. No capitulo intitulado Signo e persuasão o autor fala da importância da natureza do signo linguístico, sobre ideologias, eufemismo e discurso dominante e autorizado. Progressivamente, o autor expõe sobre as modalidades discursivas. Ele dialoga sobre: discurso lúdico, polêmico e autoritário.
Agora é com você. Usando uma das modalidades discursivas, convença o leitor sobre a qualidade das informações disponibilizadas durante o último seminário de Comunicação, no I semestre de ADM e Contábeis. Escreva no máximo dez linhas.

OBS: use o processador de texto para escrever, releia seu texto de modo que alcance coesão e coerência.





domingo, 16 de outubro de 2011

Repassando...

Vejam os textos que transcrevi do site Brasil Escola. Consultem o endereço.
Como tecer um texto
Existe uma razão etimológica para não esquecermos que produzir um texto é o mesmo que tecer, entrelaçar unidades e partes com a finalidade de formar um todo.  A razão é que a palavra texto é originada do latim textum, que significa “tecido, entrelaçamento”. A partir dessa ideia falamos em textura de um texto: que é a rede de relações que garantem sua coesão. Quando vamos escrever um texto nos baseamos em quatro elementos centrais: a repetição, a progressão, a não contradição e a relação. Todas essas partes compõem o texto, elas surgem uma após a outra, relacionando-se com o que já foi dito ou com o que se vai dizer.
Repetição
Ao longo de um texto coerente ocorrem repetições, retomadas de elementos. Essa retomada é normalmente feita por pronomes ou por palavras e expressões equivalentes ou sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o que deve ser feito com cuidado, a fim de que o texto não seja prejudicado.
Progressão
Num texto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. A progressão complementa a repetição: esta garante a retomada de elementos passados; aquela garante que o texto não se limite a repetir indefinidamente o que já foi colocado. Dessa forma, equilibramos o que já foi dito com o que se vai dizer, garantindo a continuidade do tema e a progressão do sentido.
Não contradição
Num texto coerente, não devem surgir elementos que contradigam aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. Esse tipo de contradição só é tolerado se for intencional. Não se deve confundir a não contradição com o contraste, pois a aproximação de ideias e fatos contrastantes é um recurso muito frequente no desenvolvimento da argumentação.
Relação
Num texto coerente, os fatos e conceitos devem estar relacionados. Essa relação deve ser suficiente para justificar sua inclusão num mesmo texto. Para que se avalie o grau de relação dos elementos que vão construir o texto, é importante organizá-lo esquematicamente antes de escrever. Feito o esquema, é importante observar se a aproximação das ideias que serão transmitidas é realmente eficaz.
Esses quatro itens (repetição, progressão, não contradição e relação) podem ajudar a avaliar o grau de coesão dos textos – os que serão lidos e os que serão escritos. A configuração final do texto depende ainda de outros fatores, como do canal de comunicação, do perfil do receptor e das finalidades pretendidas pelo emissor. Todos esses fatores afetam diretamente as feições do texto que se pretende bem-sucedido.

Por Marina Cabral - Especialista em Língua Portuguesa e Literatura - Equipe Brasil Escola.

O seminário é uma fonte de transmissão de conhecimentos adquiridos
Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo? Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.  Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:
Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.
Por Vânia Duarte - Graduada em Letras - Equipe Brasil Escola

O texto ecrito: seminário sobre a questão.

PARABÉNS TURMA! O seminário começou bem. O primeiro livro,Tecnicas de comunicação escrita, foi bem explorado pelo grupo. Aguardo slides finais com as placas e anúncios escritos. Que tal pensar sobre o que foi dito pelas colegas:
" Nossos pensamentos não são transparentes." O que isto nos diz?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

Assumindo o problema...


ATV 02

Quem não tem problemas de Comunicação?
Olá turma! Depois da leitura do texto de Álvaro Fernandes e colóquio, em sala de aula, sobre a questão em destaque, sugiro:  postemos aqui, nossas considerações finais...
Pensando em: assumindo o problema e partindo para as soluções, você já identificou qual ou quais os problemas de comunicação presentes no ato de sua comunicação? Ainda, quais as soluções para eles?
Diante da exposição de discursos em sala, comente: o que mais  chamou atenção? Por quê? O que serve para você empreender em sua comunicação?
Esta atividade tem duas etapas, postagem individual e envio de material do grupo: corresponde a um valor.