domingo, 20 de maio de 2012

Parabéns I semestre de ADM e Contábeis da FACEMP

Palmas para vocês. Surpreenderam em relação à apresentação oral de Pôsters, durante o Projeto Integrador sob o tema, Inclusão Digital. Imagino como estão felizes. Aguardo ansiosa pelo nosso seminário. Atenção equipe de preparação, vocês também serão avaliadores, daí precisam esforçar-se para aperfeiçoar a comunicação da turma. Abraços...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aquecendo a voz...
Prontos para chegar ao destino, vamos mostrar os valores que agregamos à nossa comunicação por meio de um seminário interativo. ATENÇÃO:
Serão dois momentos:
Partida: texto preparatório - Como falar em público - Isidoro  Blikstein
Performance: textos disponíveis na biblioteca, sobre comunicação em ambiente organizacional
Intervalo: blog Sala de comunicação Facemp

Comece lendo a publicação que segue...

O seminário é uma fonte de transmissão de conhecimentos adquiridos
Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo? Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.  Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:
Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a platéia.

De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.
Por Vânia Duarte - Graduada em Letras - Equipe Brasil Escola