sábado, 22 de setembro de 2012

Atividade Oral

Seguem afirmações para debate em classe:


“Os meios de comunicação, organizados e manejados segundo modelos verticais e unilaterais, a não ser raras exceções, parecem procurar mais o lucro, o prestígio, o poder e o domínio do que a construção de uma sociedade participativa, igualitária e solidária, onde as pessoas realizem plenamente seu potencial humano”.

“Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sua sociedade”.


A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida em sociedade.

São limitações da linguagem oral: falta de permanência e falta de alcance.

São fases que, na opinião de Juan Bordenave, que costumam participar do processo da Comunicação: interação, seleção, interpretação, incorporação, reação.


A dinâmica interna de qualquer pessoa está sempre pulsando, fervendo, vibrando, como verdadeiro caldeirão vital onde se encontram em ebulição pensa-mentos, lembranças, sentimentos, novas sensações e percepções, desejos e necessidades. O organismo humano comporta-se, então, como um sistema aberto em constante interação consigo mesmo e como meio ambiente.


“A comunicação seria impossível sem a significação, isto é, a produção de sentido”.
“Signo é todo objeto perceptível que de alguma maneira remete a outro objeto”.

Sobre a linguagem,  na opinião de Juan Diaz Bordenave,  é correto afirmar que:

I “Serve como instrumento integrador dentro de um mesmo grupo social, podendo servir também como diferenciador entre grupos que falam diferentes línguas ou a mesma língua de uma maneira elaborada ou restrita”.
II “Ao servir como auxiliar do pensamento e da consciência, a linguagem pode ser ainda instrumento da manipulação das pessoas”.
III “A linguagem tem, na sua essência, uma clara função política”.


terça-feira, 4 de setembro de 2012