terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quem não tem problemas de comunicação?

Leia o texto que segue e em seguida responda as questões em destaque:

No livro, Quem não tem problemas de comunicação? Álvaro Fernandes, traz, de maneira clara e objetiva, dicas para quem pretende se comunicar com maior eficiência, sobretudo no mundo corporativo.  No livro, o autor, explica desde questões abrangentes como, por exemplo, a escolha do público-alvo até temas mais técnicos como os segredos para se criar uma boa apresentação.

Álvaro Fernandes ensina princípios básicos da comunicação eficiente e eficaz: a escolha do público-alvo, tendo em consideração a observância dos conceitos de relevância, proximidade e magnitude. Práticas da publicidade também são apresentadas ao leitor, como, por exemplo, a maneira de vender uma ideia tendo em vista a criação de imagens, fatos e comparações que tornem mais fácil a compreensão da mensagem por parte do receptor.

Após familiarizar o leitor com os fundamentos da comunicação, o livro passa a apresentar soluções para minúcias do cotidiano da comunicação. Como ter um bom desempenho numa entrevista para emprego? Como falar bem em público? Qual a forma adequada de escrever um e-mail? Como fazer uma boa apresentação?
Quem não tem problemas de comunicação? Com dicas práticas e o uso de conceitos fundamentais em comunicação, o texto ajuda os leitores a melhorar seus atos comunicacionais, não só no mundo corporativo, mas também em todas as áreas de atuação. 

FERNANDES, Álvaro. Quem não tem problemas de comunicação?: como a publicidade e o jornalismo podem ajudar você a se comunicar melhor. 1ªed. São Paulo:Ideia e Ação, 2003.
RESPONDA A ENQUETE PROPOSTA À DIREITA DA PÁGINA.

37 comentários:

  1. Álvaro fala que para conseguirmos o objetivo desejado na nossa comunicação precisamos usar a técnica certa de comunicação que é informar,persuadir,convencer e acima de tudo chamar a atenção, para termos uma boa comunicação seja escrita ou oral precisamos planejar e pensar qual a melhor maneira de transmitir a mensagem desejada de qual forma podemos convencer e chamar a atenção,pois sem essas técnicas não conseguimos ter sucesso na entrevista de emprego,em uma palestra,no e-mail e nem na apresentação ou seja precisamos ser criativos quando vamos transmitir alguma mensagem,pois é isso que faz chamar a atenção dos demais precisamos ser eficiente e eficaz.
    Todos nós temos problemas de comunicação precisamos buscar usar essas técnicas para melhorar a nossa comunicação.

    ResponderExcluir
  2. O livro nos ajuda a ter foco nas nossas comunicações, seja ela escrita ou falada, como foi dito acima por Neriane, a programação anterior do que será dito e do assunto que deverá ser abordado, (analisando o grupo no qual será destinado essa comunicação) é uma boa tecnica para alcançar o sucesso na comunicação.
    Uma frase que me chamou bastante atenção de forma positiva foi a ultima do texto exposto pela professora que diz; Todos nós temos problemas de comunicação precisamos buscar usar essas técnicas para melhorar a nossa comunicação.
    Espero melhorar as minhas!!

    ResponderExcluir
  3. A comunicação hoje, de todas as forma, é o grande responsável pelo incontestável fenômeno da globalização que ocorre no mundo,acredita que muitas pessoa acha que ter um bom conhecimento ou seja estudar em boas escolas ter uma boa educação basta para que encontre sucesso no processo de comunicação. Sem duvida um bom conhecimento é a base de uma boa comunicação, porém só ele não garante que tenhamos sucesso em nossas explanações.
    Em uma entrevista de emprego, em e-mail ou até mesmo falar em publico é fundamental que saibamos transmitir uma boa comunicação de forma clara, objetiva e concentrada. Sendo que é preciso adequar nossa linguagem ao tipo de publico que estamos destinando a mensagem.
    Acho que todos ainda tem uma falha na comunicação, mas que possamos reconhecer e procurar melhorar a cada momento.

    ResponderExcluir
  4. A proposta do livro não se resume a orientar aqueles que utilizam a palavra como ganha-pão. Muito mais do que isso. Pretende chamar a atenção para processos e técnicas que podem melhorar a comunicação de todas as pessoas e profissionais, em seu trabalho e nas relações diárias.
    Muitas vezes a falta de uma comunicação correta, acaba se tornando em uma enorme confusão, a pouca atenção ao interpretar e transmitir a mensagem acaba se tornando um grande problema. E assim a conversa toma rumos totalmente diferentes do que realmente se foi dito.

    ResponderExcluir
  5. Álvaro Fernandes deixa claro que não basta escrever bem ou falar bem , pois não é o suficiente para alguém se comunicar bem e afirma que prova disso são as dificuldades das empresas em sua comunicação organizacional, seja escrita ou oral. O autor salienta ainda que para conseguirmos ter uma boa comunicação, precisamos usar técnicas certa de comunicação que é informar, persuadir, convencer e acima de tudo chamar a atenção, para termos uma boa comunicação. Dessa forma, o autor chama atenção da importância da boa comunicação e mostra que temos que está sempre buscando técnicas para que possamos está sempre aprimorando a nossa linguagem, com a boa comunicação. Quando dominamos uma boa comunicação, seja na entrevista de emprego, ou falar em público, ou até mesmo convencer sempre sairemos em frente, pois todos nós sabemos que hoje um grande diferencial no mercado e você possuir uma boa comunicação, seja ela escrita ou oral.

    ResponderExcluir
  6. O autor nos leva a pensar sobre o que é realmente necessário para que haja uma boa comunicação. Para que os nossos objetivos sejam alcançados é preciso previamente pesquisar sobre o que se quer comunicar para ser eficaz.
    Em qualquer ato comunicativo, seja profissional ou cotidiano, é preciso conhecer o ou os interlocutores, escolher o meio certo e ter amplo conhecimento sobre o assunto, para alcançar o principal objetivo: atrair a atenção do público.
    Todos nós, indistintamente, temos problemas de comunicação,
    mas com um pouco de interesse é possível melhorar essa comunicação, buscando sanar esses problemas.

    ResponderExcluir
  7. O objetivo da comunicação, algo que ocupa maior parte do nosso tempo, é o de informar, persuadir ou convencer. Seja para um candidato a um emprego, um jornalista, um publicitário ou, simplesmente, para se fazer entender bem. Esse é o ponto de partida do livro Quem não tem problemas de comunicação?, de Álvaro Fernandes. A obra mostra que mesmo pessoas com capacidades especiais ou formação profissional na área podem apresentar problemas e dificuldades em certos aspectos da requisitada arte da comunicação. O que não significa que devem desanimar na tentativa de enfrentá-las e superá-las. O Autor friza também que Comunicar-se bem depende de escolher as armas certas. É o meio que define o sucesso da mensagem. Pessoalmente, por escrito, via e-mail, na televisão ou no rádio.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O autor Álvares Fernandes ele afirma que o fato de escrever bem e falar bem não significam ter uma boa comunicação, sendo assim o indivíduo tem que se comunicar de forma clara para que o receptor tenha um bom entendimento.
    No seu livro ele ensina como ter uma boa comunicação utilizando técnicas pra realizar uma boa apresentação diante do seu público alvo, sendo em uma entrevista de emprego, como falar em público, escrever bem dentre outros.

    ResponderExcluir
  10. A comunicação é algo indispensável na vida do ser humano, seja na hora de um simples bate-papo até uma apresentação para um emprego e neste livro de Álvaro Fernandes que nos passar qual o mistério que há na comunicação, o porque das pessoas terem dificuldades ao comunicar-se seja ela escrita, num rádio, televisão, em púlblico...

    ResponderExcluir
  11. A comunicação tem diferentes objetivos, para os diferentes interlocutores, em diferentes níveis de informações. É necessário que se avalie com cautela a forma como se vai utilizar o método comunicativo e se está sendo direcionada realmente ao público ideal. Estudar o público alvo em relação ao tipo de linguagem a ser utilizada, a forma de convencimento, o objetivo geral. Caso não haja uma comunicação positiva junto ao usuário final (ou ausência dela), poderá haver rejeição por parte do público ao ser alcançado/convencido.

    ResponderExcluir
  12. Para que tenhamos uma boa comunicação em uma entrevista de emprego temos que saber se eficazes e eficientes ao mesmo tempo ou seja temos que conseguir passar tudo aquilo que estamos querendo fala de uma maneira clara e objetiva.Para que possamos falar em publico primeiro passa e identificarmos o publico alvo.Para mandarmos um e-mail e necessário que sejamos criativos para que assim possamos chamar a atenção do nosso receptor .Para que possamos fazer uma boa apresentação precisamos saber nos comunicarmos bem, para que o receptor compreenda tudo aquilo que estamos querendo transmitir outro ponto e identificarmos nossos receptores para assim podermos nos comunicar de uma forma eficiente e eficaz .Em relação ao problema de comunicação todos nos temos o ato de se comunicar e o ato de um constante aprendizado.

    ResponderExcluir
  13. A comunicação é essencial em nossas vidas. O autor Álvaro Fernandes nos dá dicas importantíssimas em seu livro que nos ajudam a ter uma melhor comunicação.Em uma entrevista de emprego podemos ter um bom desempenho escutando cuidadosamente, tendo uma atenção exclusiva para o entrevistador, saber vender seus serviços e a si mesmo, conhecer mais a empresa onde quer atuar, certifica-se se está no controle, entre outras. Para se falar bem em público é necessário que a pessoa reconheca que por menos que você goste e tenha desenvoltura , não tem jeito: considere-se a estrela, onde você faz o show. (risos)
    A melhor forma de escrever bem um e-mail é usar as técnicas : Informar, Persuadir, Convercer. E acima de tudo chamar a atenção da pessoa com a informação que quer atingi-la.Ser objetivo e claro. Sem generalizar,a maioria das pessoas tem problemas de comunicação, mas podemos nos aprimorar a cada dia,colocando-nos no lugar do outro para saber se estamos falando de maneira clara e objetiva que se possa entender.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia:

    Quem não tem problemas de comunicação? Um titulo genial; que causa reflexão instantânea antes mesmo de começarmos a ler o livro; afinal todos tem algum problema de comunicação até mesmo os conceituados oradores tem problemas quanto a comunicação seja na hora de um simples bate-papo até uma apresentação para um emprego como citou a colega Nelma Senna, e o Álvaro Fernandes Traz atalhos interessantes, para corrigirmos essas falhas.
    Apesar de não ser um ezimio Orador, aprendi umas ferramentas importantes que comecei a usar em minhas conversações e estou surpreso com os resultados positivos.

    ResponderExcluir
  15. Olha o livro quem não tem problema de comunicação é bastante interessante, pois ele nos dar dicas de como podemos desenvolver uma boa comunicação, seja na vida pessoal como profissional! A comunicação além de eficiente ela tem que ser eficaz, ou seja, não adianta você transmitir algo para o outro da melhor maneira possível se o mesmo não entender o raciocínio, o que você esta tentando explicar. Devemos analisar o perfil da pessoa e tentar passar da melhor maneira possível de acordo com o seu perfil. A comunicação esta presente em tudo que fazemos no nosso dia a dia, de maneira escrita, oral ou com gestos e ações, ou seja, que não deixam de ser uma forma de se comunicar-se.

    ResponderExcluir
  16. Posso compreender que o autor traz seus conhecimentos técnicos como ferramentas para auxiliar as pessoas a tornar a comunicação mais eficiente . Escrever bem ou falar bem não é o suficiente para alguém se comunicar bem , mas também é o de informar , persuadir ou convencer.

    ResponderExcluir
  17. No livro o autor nos passa uma comunicação, clara e verdadeira nós questiona busca de conhecimento, relatando informações que faz parte do nosso cotidiano.
    É claro que a comunicação explicada pelo o autor Alvaro Fernandes, clareia nossos pensamentos encinhamento como se comprometer diante de uma linguagem, feita no momento que seremos cobrado.
    Portanto podemos aprimora cada momento que percebemos nossos erros e dificuldades.É preciso notar que, quem não tem problemas de comunicação .
    Pode-se concluir afirmando que são conceitos fundamentais da comunicação, que toda a sociedade, a buscar além do aprendizado pontos do sucesso alcançado.

    ResponderExcluir
  18. Olá bom dia


    Em 'Quem não tem problemas de comunicação?', por meio de exemplos reais e uma linguagem acessível, o jornalista e publicitário Álvaro Fernandes traça um paralelo entre a publicidade e o jornalismo, e a comunicação. O livro se divide em três partes - a primeira, que busca assumir o problema; a segunda, que mostra como entender o problema; e a terceira, que parte para as soluções do problema Dessa forma, são somadas entrevistas, depoimentos e pesquisas à própria experiência do autor, para demonstrar que a comunicação pode fazer muita diferença na vida de cada um.


    Comunicar-se bem depende de escolher as armas certas. É o meio que define o sucesso da mensagem. Pessoalmente, por escrito, via e-mail, na televisão, no rádio. Dia e horário também são fatores preponderantes. Quem seguiu o primeiro passo e conheceu seu interlocutor, na certa saberá qual o melhor momento – e formato – de transmitir sua mensagem. Escolhendo a arma certa, fica mais fácil acertar

    ResponderExcluir
  19. Saudações..

    O autor demostra através do livro como deve ser a comunicação em atividades que parecem ser tão simples em nosso cotidiano. Para ter um bom desempenho numa entrevista de emprego, deve se ter total atenção à comunicação escrita, pois será o ponto de partida, na hora de elaborar um curriculum devemos ser bem produtivos, inovador, sem mesmices, na intenção de chamar a atenção de quem vai analisar o seu anuncio. Segundo o autor muitas das vezes a pessoa pode ser um ótimo profissional, mas por não ter uma comunicação eficiente isso acaba lhe prejudicando na hora de garantir uma vaga. Para falar bem em publico, a comunicação através da leitura é essencial, pois assim é possível aprender, exercitar e incorporar, porque a comunicação em publico é algo que quanto mais praticamos melhor podemos fazer. A originalidade ao escrever um e mail é um passo essencial e tudo começa pelo titulo, que por sinal deve ser criativo e que chame a atenção imediata do destinatário, e também o corpo da mensagem deve ser atraente para o leitor. Numa apresentação devemos fisgar a plateia, com assuntos interessantes, sem fugir dos temas buscando o máximo possível a atenção do publico, se possível uma boa historia que é uma estratégia para atrair atenção, sendo cuidadoso com tempo e usar o meio certo de apresentação. A primeira noção que nos vem quando surge a pergunta quem não tem problemas de comunicação é que achamos que a comunicação é algo tão simples e que apenas pelo fato de falar estamos nos comunicando, mas na verdade a comunicação é as partes estar entendida do que é comunicado, e esse é o maior desafio que a chamada comunicação eficiente, creio que todos nos temos problemas de comunicação não conseguimos atingir o máximo o nosso alvo, mas podemos melhorar a cada dia como o próprio autor fala que quanto mais praticarmos mais seremos melhores.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite a todos!
    Álvaro Fernandes em seu livro "Quem não tem problemas de comunicação?", nos mostra caminhos para obter sucesso, tanto no campo pessoal, como no profissional ao relatar técnicas e conhecimento.
    Além disso o autor nos mostra maneiras de se comunicar melhor tendo um desempenho sobre tudo aquilo que faz, descobrindo o interlocutor.

    ResponderExcluir
  21. A comunicação é uma chave que abre varias portas, por isso é fundamental na vida do ser humano pois é a forma como as pessoas se relacionam entre si, através de uma troca de informações, experiencias, ideias ou simplesmente um bate-papo. Sem a comunicação cada um de nós seriamos uma peça fora do quebra-cabeça.

    ResponderExcluir
  22. No livro Quem não tem problema de Comunicação? Álvaro Fernandes, chama a atenção para processos e técnicas que podem melhorar a comunicação de todas as pessoas e profissionais, em seu trabalho e nas relações diárias.
    A obra traz sugestões simples para melhorar a comunicação, como por exemplo, conhecer o público alvo, pesquisar, cativar o público... Em resumo Álvaro Fernandes mostra de maneira clara e objetiva dicas para quem pretende se comunicar com maior eficiência.

    ResponderExcluir
  23. Olá,bom dia.
    No livro Àlvaro Fernandes tenta nos mostrar como devemos se comportar diante várias situações,o que devemos fazer e como devemos se comunicar de forma eficiente,alerta também que a dificudade para se comunicar é normal pois ao nascermos somos como uma tábua rasa,não sabemos de nada e vamos adquirindo o conhecimento ao passar do tempo,e Àlvaro deixa a dica da leitura para apreendermos cada vez mais.

    ResponderExcluir
  24. Olá, boa noite classe!
    Quem não tem problemas de comunicação?, com dicas práticas e o uso de conceitos fundamentais em comunicação, ajuda os leitores a melhorar seus atos comunicacionais, não só no mundo corporativo, mas também em todas as áreas de atuação.
    Como ter um bom desempenho numa entrevista para emprego? O livro responde: conseguir estabelecer uma interação efetiva com o interlocutor é primordial. Como falar bem em público? O livro ensina: dar o devido destaque para o que realmente interessa à plateia é fundamental. Qual a forma adequada de escrever um e-mail? O livro explica: fazer um bom título, ser claro no assunto, ter objetividade na mensagem, são etapas imprescindíveis.

    Até breve!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite
    O livro que não tem problemas de comunicação é fantástico, pois o mesmo descreve as técnicas corretas para ter sucesso tanto no aspecto profissional quanto no pessoal como; informar, persuadir, convencer, tendo um grande desafio é descobrir o outro e colocar-se no lugar do outro. Além disso, Álvaro Fernandes mostra como se comportar diante das situações diversas que a vida te proporciona.
    Além disso, o autor mostra que o caminho para alcançar os objetivos e ter reconhecimento é através de uma boa comunicação, pois todos encontram dificuldades na forma de se comunicar, expressar, etc., no entanto a comunicação pode fazer a diferença, por isso é preciso ter um conhecimento amplo sobre a situação de comunicação, pensar diferente, afinal ideias precisam ser vendidas.

    ResponderExcluir
  26. O livro nos mostra os problemas que existem na comunicação e como resolvê-lo. Na comunicação o diferencial não é só falar e sim saber ouvir e falar na hora certe.
    O livro mostra também como as pessoas superar o medo de falar em público, e de como devemos reagir em uma entrevista de emprego.

    ResponderExcluir
  27. Não é fácil, principalmente por muitas delas não saberem o que comunicar... Na verdade, todo mundo tem problema de comunicação, eu por exemplo rsrs...
    Álvaro Fernandes observa que escrever bem ou falar bem não é o suficiente para alguém se comunicar bem e afirma que prova disso são as dificuldades das empresas em sua comunicação, seja escrita através de e-mail,ou oral em apresentações, entrevistas e reuniões.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde!

    No livro quem não tem problema de comunicação de Álvaro Fernandes, o autor fala da escolha do publico alvo, o poder de persuadir, convencer.
    Ele chama atenção para assuntos do nosso cotidiano, como escrever um e-mail, como si comunicar numa entrevista de emprego um assunto que éramos constantemente.

    ResponderExcluir
  29. A proposta do livro não se resume a orientar aqueles que utilizam a palavra como ganha-pão. Muito mais do que isso. Pretende chamar a atenção para processos e técnicas que podem melhorar a comunicação de todas as pessoas e profissionais, em seu trabalho e nas relações diárias. A obra traz algumas sugestões simples para melhorar a comunicação, como por exemplo, conhecer o público-alvo; pesquisar é outro segredo; cativar o público é outra recomendação. Álvaro Fernandes ensina àqueles que desejam aperfeiçoar sua comunicação princípios básicos do jornalismo, entre eles, a escolha do público-alvo, tendo em consideração a observância dos conceitos de relevância, proximidade e magnitude. Práticas da publicidade também são apresentadas ao leitor, como, por exemplo, a maneira de vender uma ideia tendo em vista a criação de imagens, fatos e comparações que tornem mais fácil a compreensão da mensagem por parte do receptor.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!!!

    No livro de Álvaro Fernandes Quem não tem problema de comunicação? nos ensina várias técnicas para termos uma comunicação de qualidade, onde o primeiro passo é conhecer com quem estamos nos comunicamos....nos ensina como sair bem em entrevistas, apresentações e até mesmo em um simples e-mail. Livro muito bom!!!

    ResponderExcluir
  31. Em resposta a estas questões acima em destaque, Álvaro Fernandes trás em seu livro técnicas de como ser eficaz no ato comunicativo, o autor relata que temos que conhecer nosso público alvo, conhecer sobre o assunto que está sendo relatado, saber informar, conseguir persuadir, para poder convencer, sendo criativo a todo momento, podendo a parti de então, saber se comunicar nas diferentes situações do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  32. Através do livro Álvaro Fernandes nos oferta todos seus conhecimentos técnicos e jornalísticos para auxiliar-nos numa comunicação mais eficiente. A partir de exemplos do cotidiano ele nos faz perceber o quão indispensável é essa ferramenta e sua contribuição para o desenvolvimento do individuo.
    Quem não tem problema de comunicação? Traz orientações plausíveis para uma comunicação simples, clara e objetivas pautadas em dicas praticas para ajudar-nos a melhorar nossos atos comunicativos.
    Por fim, todos nós temos problemas e ruídos em nossa comunicação e precisamos tomar consciência disso até porque somos futuros contabilistas e administradores esta sem duvida será uma das principais armas para nos manter no mercado e este já é um bom passo.
    Então, vamos perder essa oportunidade?

    ResponderExcluir
  33. Achamos que pelo fato de termos uma boa caligrafia, escrever bem, falar razoavelmente nossa língua mãe, muitas das vezes nos enganamos achando que somos excelentes comunicadores. Álvaro Fernandes em seu precioso livro vem nos esclarecer e ensinar técnicas para ser um excelente comunicador. Para ser um bom comunicador e comunicar bem com o outro requer muito mais que falar bem e escrever.
    Entendo que a comunicação é uma arte, uma habilidade que pode ser desenvolvida com dedicação e amor, vejo como principio básico para ser um excelente comunicador, deve-se primeiro gostar de pessoas para partir daí poder desenvolver a sensibilidade e a empatia de entender a percepção da fala, ou seja, da comunicação.

    ResponderExcluir
  34. Quem não tem problemas de comunicação? Este livro escrito por Álvaro fernandes, nos mostra de forma clara aspectos que devem ser levado em conta no processo de comunicação.
    Dentre eles, pode-se mencionar a idéia de se colocar no lugar do outro para que assim , percebamos se a nossa comunicação está sendo eficiente, ou seja é necessário conhecer o nosso interlocutor , o nosso público alvo, para que a comunicação seja bem direcionadae possa ser compreendida.

    ResponderExcluir
  35. Como ter um bom desempenho numa entrevista para emprego? Entendendo que comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir e perceber o seu interlocutor, e que o bom entrevistado é aquele que tem um bom conteúdo, mas também é eficiente em saber expor.
    Como falar bem em público? O primeiro passo, a primeira preocupação, deve ser sempre voltado para atrair a atenção do público, demonstrando de imediato o fascinante conteúdo que os aguarda.
    Qual a forma adequada de escrever um e-mail? O titulo deve ser um convite para a leitura e o texto escrito com palavras e expressões de entendimento fácil e imediato.
    Como fazer uma boa apresentação? Nunca devemos partir do princípio de que o auditório vai se interessar pelo assunto que estamos expondo, pois devemos dedicar tempo e inteligência ao problema de manter o auditório interessado.

    ResponderExcluir
  36. Todos nós temos problemas de comunicação precisamos buscar usar essas técnicas para melhorar a nossa comunicação e esse livro nos mostra algumas tecnicas muito interresantes, que podemos por em prática no nosso dia-a-dia

    ResponderExcluir
  37. Ola boa tarde!
    Muitas pessoas não param para ouvir corretamente, e saem distribuindo informações e de comentário em comentário a historia vai crescendo de forma distorcida, porem transmitida da forma estendida pela a ultima pessoa,que nesse caso ouve apenas o que quer ouvir Assim pessoas quase sempre interpretam e ouvir mal a informação, tendo uma distorção da informação correta esse é um dos grandes problemas de comunicação que temos.

    ResponderExcluir