segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comunicação Organizacional

Vamos iniciar um debate sobre comunicação organizacional. Vamos pensar nos conceitos e questões:
O que é uma organização?
Como as organizações comunicam?
O que seria alcançar eficiência e eficácia nas comunicações organizacionais?
Pensando em sua equipe de trabalho como organização, o que você diria a ela, sobre o tema?
Aguardo retorno!!!!!

11 comentários:

  1. Boa tarde
    È um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente.
    Se comunicam atraves de relações sociais, conciliando elevada autonomia, participação, conhecimento e responsabilidade entre os seus membros.
    Seria compor um quadro funcional com equipes de grandes talentos, altamente motivadas e bem informadas.
    Utilizar a comunicação organizacional de forma integrada o que, em síntese, constitui a somatória dos serviços de comunicação feitos sinergicamente tendo em vista, sobretudo, os públicos a serem atingidos para chegar aos objetivos propostos.

    ResponderExcluir
  2. A Organização é uma coletividade de pessoas com um proposito comum. Esses objetivos devem ser claramente definidos para o bom funcionamento da mesma. Nas organizações a comunicação acontece de diversas maneiras, mas para que sejam alcançados os objetivos, é necessário que os membros se comuniquem de forma clara, ou seja, usar estratégias eficientes para alcançar a eficácia dos fins desejados.
    É importante que toda equipe de trabalho saiba que um dos fatores decisivos para o destaque de uma organização é a comunicação entre seus membros. Assim as dificuldades podem ser mais facilmente superadas e o sucesso pode ser alcançado por todos.
    Nós, futuros administradores e contabilistas, devemos pensar no processo de comunicação como parte das estratégias das organizações que visam um diálogo interativo com clientes e outras organizações.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todos!!!
    Para que uma empresa esteja crescendo é de extrema importância que se tenha organização onde é necessário que os funcionários se organizem de modo que cada um possa estar exercendo a sua função da melhor maneira possível.
    Para que se tenha uma boa organização existe vários fatores:como:fardamento,pontualidade,diálogo eficiente para com o cliente,bom relacionamento entre colaboradores e etc.

    ResponderExcluir
  4. Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pessoal!

    A organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
    Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
    A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
    A qualidade é o resultado de um trabalho de organização. Para uma organização somente terão sucesso se as ações forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pessoal,em relação a prosposta apresentada defino,
    Organização se define como um conjunto, onde varias pessoas desempenham um papel de serviço, que pode ser em equipe ou individualmente mas de forma coordenada e controlada.
    A comunicação organizacional se resume em, aquela que serve para criação, informação e compressão de tal ato, para a conclusão de certo objetivo.
    Um Profissional, no decorrer de suas atividades, deve alcançar ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia. Primeiro seu trabalho precisa alcançar o que se espera, os objetivos almejados, e esse trabalho não deve conter erros , deve estar o mais correto possível.
    Para a equipe de trabalho, mostraria a equipe a grande importancia da comunicação organizacional, pois mostra o envolvimento de informações e técnincas para unir e aprimorar a equipe para determinada função ou tarefa.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde pessoal!

    É um processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno e externo, aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas e publicitários.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Pesquisando sobre organização percebir que não existe um conceito único de organização, apenas formas diferentes de defini-lás. O conceito que mais mim chamou a atenção por ser claro e objetivo foi o que conceitua uma organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia turma!

    Segundo Maximiano (1992), "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos".

    A organização corresponde a eliminação do que é desnecessário separando-o do que é necessário, que significa ordem, limpeza, disciplina, padronização, higiene, estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam, cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo, acabando com as fontes dos problemas.

    A comunicação existe através da troca de informações, gestos, internet, fala, escrita... Que permitem a interação com as outras pessoas.


    Tenham todos um lindo final de semana!

    Abraço!

    ResponderExcluir