sexta-feira, 16 de março de 2012

Vejam o vídeo...


Sobre as fases do processo de comunicação. Quais delas você pode comentar a partir do conteúdo em vídeo?

40 comentários:

  1. Escola rural no interior de Goiânia (goiás)

    A professora diz:agora vamos estudar gramática.
    Ai ela pergunta para Jorginho um verbo
    Jorginho diz bicicreta e a professora o repreende e diz: não é bicicreta é bicicleta e bicicleta não é verbo
    Depois ela pergunta para Marcos, ele diz prástico.
    Entao a professora responde: não é prástico e sim plástico e plástico não é verbo.
    Por seguinte pergunta ao Quilherme e ele diz ospedar.
    Aliviada a professora diz:aleluia alguém sabe pelo menos!
    Depois disso ela manda ele falar uma frase com essa palavra e ele ...
    Ospedar da bicicreta é de prástico !!!

    ResponderExcluir
  2. Cuidado cão bravo

    À noite, aqueles dois assaltantes resolveram entrar naquela casa de praia que estava em reforma.

    Logo na entrada o primeiro ladrão notou um grande cartaz onde estava escrito:

    “Cuidado! Cão anti-social e muito bravo”

    - Você não falou que não tinha cachorro aqui. Disse o primeiro marginal.

    - Eu disse! Foi o que deu para perceber durante o dia. O dono trás os cães com ele e depois ele os leva de volta para a cidade. Pode ficar tranqüilo. Não tem perigo. Olha! Eu vou por aqui e você vai pelos fundos disse o segundo bandido. Ok!

    - Ok! Concordou o primeiro ladrão.

    Assim que eles se separaram o primeiro ladrão foi até os fundos da casa e depois de uns minutos o meliante voltou correndo mais rápido que The flash. Ele passou pelo segundo ladrão e disse:

    - Corre! Corre! O cachorro é enorme! Corre!

    E saiu correndo feito bala rua afora.

    O segundo bandido, atônito e sem saber o que fazer, também começou a correr muito rápido em direção a rua. Depois, mais calmos, os dois marginais se encontraram:

    - Cara! O que foi que aconteceu? Você viu o cachorro? Ele te mordeu? Perguntou o segundo bandido.

    - Não! Para a minha, e para a sua sorte também, eu não vi o cachorro. Eu só vi o prato em que ele come. Cara nós tivemos muita sorte. Só pelo tamanho do prato do cachorro dá pra ver que se ele tivesse nos encontrado nós estaríamos fritos, não ia sobrar nada para contar história. Disse aliviado o primeiro ladrão.

    No dia seguinte, na casa em reforma:

    - Ô Juca! Você viu o que aconteceu com a caixa de massa de cimento? Ela está cheia de pegada de gente. Será que entrou ladrão aqui?

    ResponderExcluir
  3. Turma, alguem poderia mim dizer, qual dos videos que está na barra de videos é para a gente ver e comentar?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Laís boa noite .Quando você abri a pagina de comunicação tem o endereço do you tube é só você clicar.
    E um comercial de cerveja.
    Tente lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, obrigada! Acho que apareceu agora, porque antes não tinha...
    No vídeo aparece varias fases de processo de comunicação e uma delas é a interação, um exemplo disso é no inicio do vídeo, no momento em que o ator principal interage cumprimentando todos de forma adequada de acordo com seus respectivos costumes, sendo estes de culturas diferentes e também há interpretação, pois ele interpreta de onde são cada uma das pessoas pelas roupas e acessórios para assim cumprimenta-los de forma adequada. Concorda comigo, turma?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Laís! Concordo com você. Realmente houve várias fases de comunicação, e como você citou o protagonista conseguiu interagir com todos, se adaptando a cultura dos integrantes dos países ali presentes. Uma fase que eu achei interessante neste vídeo, foi a percepção, que contribuiu de forma efetiva para que ele interagisse com os demais atores.

      Excluir
    2. Concordo Lay e Fernanda, pois a interação é bem visível, mais tem outras fases da comunicação no vídeo que ajudou para que fosse passada a mensagem de forma dinâmica e clara.
      Um exemplo codificação e a reação.

      Excluir
  6. Concerteza Laís, e a forma com que ele interage, não sendo estas com palavras, porém, cada interceptor entende perfeitamente a mensagen que ele quer passar. Podemos concluir que há comunicação. O vídeo nos mostrou uma forma de comunicação muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal,boa tarde! Bem,tendo em vista algumas das fases do processo de comunicação no vídeo acima,e tendo que comentar sobre uma delas,escolhi então a fase de decodificação.Pois entendo que na fase de decodificação a pessoa tem que determinar o que os signos representam e a que código pertencem.observando o vídeo vimos a fase de decodificação presente em vários momentos do evento,inclusive que se trata de um ator ao fazer suas magicas utilizando os signos,quando o ator(emissor)cumprimenta o pirata devolvendo-lhe o olho que lhes falta,a frauta ao se aproximar da cantora,o gesto da mão pra dizer que não quer a bebida no momento etc.Enfim ate mesmo para nós que nos tornamos receptores ao assistir o vídeo, entendermos no final através da garrafa, que o evento se trata de uma propaganda de cerveja.Turma foi isso que eu entendi de decodificação,se errei a professora Cinthia me concerte ou alguém de vocês,estamos nesse espaço para acertarmos ou errarmos e juntos com humildade alcançaremos nossos objetivos.Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com os comentários feitos anteriormente. O processo de interação é um fator dominante no vídeo, o jeito de cumprimentar, agir, se comportar diante de cada tipo de pessoa, sem precisar ao menos falar, é um destaque, mostrando que a comunicação pode ser feita e entendida de diversas formas, basta sabermos passá-la de uma maneira que possa ser decodificada facilmente.

    ResponderExcluir
  9. Olá turma, boa noite! O vídeo mostra do início ao fim a interação do ator principal com os demais, ele cumprimenta cada um de uma forma, de acordo com as respectivas culturas, usando objetos e gestos diferentes. Ele consegue passar a mensagem, havendo assim a comunicação.

    ResponderExcluir
  10. Ola turma, boa noite concordo com os comentários já ditos anteriormente.
    No âmbito das ralações humanas e perceptível a existência de pessoas com diferente, níveis de personalidades, umas mais calmas outras mais agressivas, umas mais pessimistas, outras mais otimistas, enfim, seres humanos que fazem parte de um contexto social de formação de caráter e valores intrínsecos pertinentes a cada um.
    N o vídeo, nota-se que o ator principal se comunica com muita facilidade e para que isso fosse possível ele buscou conhecer o perfil, as características e peculiaridades de cada cultura que ali estavam presentes. Para que possamos nos comunicar com clareza, sobre qualquer assunto, é preciso ter conhecimento, levando sempre em consideração que cada indivíduo, tem seu jeito, seu estilo e seu momento.

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo com os comentários acima. Houve comunicação no vídeo, por que o ator principal fez com que todos os outros entedesse o que ele estava querendo dizer!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. No vídeo fica explicita a facilidade que o personagem tem em comunicar-se com as outras pessoas presente no ambiente. Essa facilidade se dá pelo simples motivo dele conhecer os costumes dos convidados e a maneira correta de transmitir a sua mensagem.
    E como dito por alguns nestes comentários, ele adapta a sua forma de INTERAÇÃO adequando-a a cada pessoa.

    ResponderExcluir
  14. Olá turma! Concordo com os comentários dos meus colegas. No vídeo podemos perceber algumas fases do processo de comunicação, dentre elas a interação, a percepção e a reação já citadas acima. Mas acredito que podemos destacar também a pulsação vital, que é a constante interação consigo mesmo e com o meio. Como o vídeo mostra uma constante interação entre o ator principal com os demais personagens e sua emoções e dinâmicas, fica claro a pulsação vital, uma vez que ela é a dinâmina interna do corpo, que está sempre fervendo, como se fosse um caldeirão vital, onde se encontram os pensamentos, sentimentos, sensações, percepções, desejos e necessidades.
    Concordam?

    Amanda de Oliveira- ADM

    ResponderExcluir
  15. No vídeo vemos diversas fases do processo de comunicação, a que fica mais notória é a INTERAÇÃO, vemos que o protagonista esta sempre se interagindo sem usar a falar mais com cumprimentos, mesmo os emissores sendo de varias culturas e costumes diferentes.

    José Bittencourt - ADM

    ResponderExcluir
  16. nesse video podemos ver algumas fases do processo de comunicação onde visa-se a interação com todos baseando na forma de cultura de cada um.

    leonardo ribeiro- contabeis sala b 2012.1

    ResponderExcluir
  17. Neste vídeo é possível perceber com clareza a INTERAÇÃO . Onde o rapaz se interage com várias pessoas de diferentes culturas e sempre se dando bem com todos .

    -Vislainny Nascimento. 1º semestre, Contábeis .

    ResponderExcluir
  18. Ola turma realmente o ator foi muito sábio em conhecer as culturas de cada um,dai então pode identificar e se apresentar de diferente maneiras ao longo do video.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com Laís. A fase da comunicação mais perceptível nesse vídeo foi a INTERAÇÃO - ela está presente desde o momento que o homem chega à festa. Como Laís disse ele usa do seu conhecimento prévio para interagir com cada pessoa de acordo com seus respectivos costumes. Além da INTERAÇÃO, identificada pela maioria, houve também a REAÇÃO - que foi o modo como cada pessoa reagia aos cumprimentos do homem, todos de forma bem descontraída e dando ideia de que já se conheciam, mesmo que não fosse bem assim. Também acredito que constem no vídeo a PULSAÇÃO VITAL - porque o homem, a partir do momento que se deparava com uma pessoa (de diferente costume) interagia de maneira instantânea, a partir do seu conhecimento sobre cada objeto (pessoas que estavam na festa) ; e a INTERPRETAÇÃO – que foi feita por parte das pessoas que estavam se comunicando com o homem . O que vocês acham pessoal? Existe mais alguma fase da comunicação além destas?

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o que já foi dito .
    O ator desta intregação conseguiu interagir com várias pessoas de culturas diferentes.Assim houve a comunicação.

    ResponderExcluir
  21. Concordo o pessoal acima, no video ouvi principalmente a interacao principalmente pelo protagonista. Se adequando a varias culturas totalmente diferente e tornamdo assim com bom comunicador.

    ResponderExcluir
  22. Fica até meio redundante comentar esse vídeo, em vista de que já foi tão bem comentado. Mas vamos lá.
    diga-se de passagem que é um vídeo bem bolado pela Heineken pois usa de diferentes culturas para construção do vídeo.
    Bem, não é mentira que uma das principais fases do processo de comunicação identificada no vídeo seja a interação que o ator tem com seus interlocutores em virtude do seu amplo conhecimento de diferentes culturas. Ele manda e recebe mensagens por todos os canais possíveis. Mas também não podemos nos esquecer de outra fase muito importante que é a pulsação vital, já que o ator a todo momento está fervendo por dentro, com suas lembranças e percepções. Falando em percepção, esta é outra característica presente no vídeo, porque ele percebe de maneira rápida a realidade que o rodeia e a partir daí ele passa a emitir. E por fim a seleção, pois a partir do seu vasto conhecimento sobre diversas culturas ele seleciona o que vai emitir para cada um de seus interlocutores. Reação é outra fase que não podia ficar de fora. nesse caso é a reação dos receptores ao receberem os cumprimentos do ator ou protagonista.
    E eu que odeio ser redundante usando as expressões: receptores...receberam.
    E dever haver algumas outras que eu não percebi.

    Jadson Alves 1ºSemestre turmab

    ResponderExcluir
  23. olá, vou comentar o que praticamente todos comentaram,esse vídeo mostra a facilidade de comunicação do protagonista, pois ele consegue interagir com facilidade com todos,mesmo sendo de diferentes cultura que é o que podemos perceber.Isso significa que ele não tem dificuldade na comunicação.

    Angélica 1°semestre turma B

    ResponderExcluir
  24. olá,o vídeo aborda varias situações,e todas elas são entendidas e interpretada corretamente de acordo com as ,musicas,gestos ,etc.Nele podemos perceber diferentes culturas,porem ele tem o conhecimento dessas culturas e habilidade de seu comunicar bem.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite turma! Nesse vídeo há vários processos de comunicação e o que fica mais claro é a interação do autor principal com todos no ambiente que ele chega, pode-se observar que independente de ter pessoas com culturas e costumes diferentes ele teve uma comunicação eficaz com todos naquele local. Um bom exemplo é o conceito de Gil (1994, p.33) que se adequada com os processos de comunicação existente nesse vídeo:

    Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Dslane, mas acho que temos outras fases da comunicação bem presentes nesse vídeo.
      Como disse a Tamires, logo abaixo, além da interação, podemos citar a reação e a decodificação que ficam bem claras no video!

      Excluir
  26. Como podemos observar , no vídeo existe vários processos de comunicação , de inicio vimos a INTERAÇÃO- que foi o jeito q o rapaz de comunicava com as pessoas de culturas diferentes, teve a INTERPRETAÇÃO- que foi o modo que as pessoas entendia a mensagem do rapaz e teve também a REAÇÃO- que foi a forma que as pessoas retribuiu o cumprimento.

    ResponderExcluir
  27. A Dslane Costa DEIXOU MUITO CLARO OS PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO QUE CONSTITUI O VIDEO, NO ENTANTO VEMOS NO VIDEO A IMPORTÂNCIA DE SABER SE COMUNICAR UMA BOA COMUNICAÇÃO PODE MUDAR A NOSSA VIDA, O ATOR PRINCIPAL DO VIDEO SE COMUNICA DE DIVERSAS FORMAS COM VARIOS POVOS DE CULTURAS DIFERENTES MUITO INTERESSANTE ESTE VIDEO.

    ResponderExcluir
  28. No video encontramos uma das possiveis e inumeras maneiras de se comunicar, que é a interação. No caso o personagem cumprimenta diversas pessoas das mais diferenciadas culturas com simples gestos e expressoes. Isso nos mostra o quanto é amplo o processo de comunicação que temos para desfrutar. Se a mensagem passada pelo emissor for captada pelo receptor independente do modo de como essa mensagem foi passada e ambos consigam fazer fluir uma conversa, há comunicação.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Esse vídeo mostra com clareza as formas de interagir com pessoas de culturas diferentes.O ator a todo momento está reagindo conforme a cultura especifica . O ator foi muito inteligente em utilizar gestos para cada cultura,assim conseguiu a integração com diferentes pessoas.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Concordo com os meus colegas.
    A fase de comunicação que mais aparece nesse vídeo e a de INTERAÇÃO.
    Todo o momento ele procura interagir de forma clara com cada pessoa ali presente.

    ResponderExcluir
  33. A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. Por isso torna-se impossível dissociar nossa vida, nossas necessidades, da comunicação. Ela está contida no nosso ambiente social (em uma conversa de bar, em um gesto qualquer de reprovação, em um sinal de trânsito, em um espetáculo de dança, em um diálogo entre surdos-mudos, etc.).
    No vídeo, portanto, encontramos uma das inúmeras maneiras de se comunicar, que é a interação. O personagem principal cumprimenta uma grande diversidade de pessoas de diferentes culturas com algumas expressões e gestos. Fica visível que se a mensagem passada for compreendida pelo receptor, independentemente dos mecanismos utilizados, há comunicação.

    ResponderExcluir
  34. No vídeo o processo de comunicação é um fator dominante mostra a interação de varias culturas em apenas um ambiente o ator principal consegue se comunicar através de gestos e objetos de maneira bem .

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde colegas.
    Concordo com quase todos os comentários. O vídeo é muito interessante, porque mostra naturalmente as fases de comunicação.
    E realmente as fases de comunicação mais receptivas nesse vídeo,é a interação.Pois ela está presente desde o início ao fim do vídeo .
    Com isso o protagonista usa seus conhecimentos prévio para interagir bem com cada interlocutor ,considerando seus receptivos costumes .
    Observem que o mais interessante no vídeo é a comunicação entre os interlocutores, e nem tanto ao anuncio da bebida.Até porque,o vídeo fala sobre uma cerveja.

    ResponderExcluir
  36. O vídeo apresenta uma interação do protagonista com interlocutores de diferentes culturas. Que através do conhecimento em relação aos costumes de cada um, ele emite mensagens através de expressões e gestos comprimentando à todos de difentes maneiras, tendo como resposta a reação dos receptores por entenderem de maneira clara a mensagem passada através dos gestos e expressões que foram feitos para cumprimentá-lás.

    ResponderExcluir