sexta-feira, 30 de março de 2012

Quem não tem problemas de comunicação...

Após a leitura do texto de Álvaro Fernandes, selecione uma afirmação para comentar...

  1. Quando você disser alguma coisa, certifique-se que a disse mesmo. As chances de que você tenha dito são apenas regulares.  - E.B. White.

  1. Algumas pessoas dotadas de capacidade criadora tem também o conceito errado de que se é boa, ela si impõe por si mesma. As idéias precisam ser promovidas. Enquanto alguém não reconhecer que uma idéia é boa e não agir em favor dela, todo o processo de criação não passará de um lampejo vazio.  Eugene Raudesepp.

  1. Comunicar é colocar-se no lugar do outro.

  1. Já vi um determinado anúncio superar um outro em vendas não duas ou três vezes, porém 19 vezes e meia. Ambos tinham o mesmo tamanho e apareciam na mesma publicação. Ambos possuíam ilustrações fotográficas e um texto cuidadosamente escrito. A diferença era que um utilizava o apelo correto e o outro,o incorreto.  John Caples.

  1. Na existem produtos desinteressantes, existem redatores desinteressantes. Davi Ogilvy.

  1. A necessidade que tem o apresentador de transmitir informação é geralmente maior que a do auditório em ouvi-lo. (...) O apresentador não pode exigir atenção – o máximo que pode é merecê-la. Ele trabalha mais a fim de poupar trabalho aos que vão ouvi-lo.

  1. Se vou falar dez minutos, preciso de uma semana de preparação. Se forem quinze minutos, preciso de três dias e, se é para falar meia hora, dois dias são suficientes. Se vou falar meia hora, podemos começar agora. Woodrow Wilson

  1. Em muitos casos, a pessoa a quem submetemos uma idéia nem alcança a necessidade dela. Precisamos começar do princípio e reconstruir todo o raciocínio que conseguimos até chegar àquela idéia. Joseph Mason

  1. É preciso mostrar pela apresentação que a idéia não é a primeira que lha veio à cabeça. Você pensou no problema em seus vários ângulos ou introduziu vários aperfeiçoamentos (...) Quem quer vender uma ideia, deve mostrar que a estudou a fundo. George Eckstein

  1. Há tarefas menos penosas que essa de ficar buscando a clareza, escolhendo a palavra justa, a construção ideal, o verbo que foge na hora, aquele adjetivo que não ocorre e que só ele pode expressar o que a gente está querendo, enfim, uma tarefa muito sofrida de busca de comunicação. E tem que ser assim, porque afinal o leitor paga pra gente ter trabalho, não pra lhe darmos trabalho na hora de ler. Zuenir Ventura.

  1. Lê-se somente o que interessa. Uma carta de uma página é longa demais se for desinteressante. Já outra de 4 páginas, habilmente composta pode reter o leitor até o fim. Bob Stone.

  1. O texto deixa de comunicar, na medida em que emprega uma linguagem tão distante da comum a ponto de se colocar a ponto de se colocar fora do alcance da maioria. Muniz Sodré

  1. Não há nada escrito que não possa ser escrito ainda melhor. Shirley Povich

  1. Comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir o seu interlocutor. È comum encontrarmos profissionais que ficam tão preocupados em falar, que não se comunicam. Jean Callahan

15. A primeira coisa que vocês tem de vender é vocês mesmos. Quando conseguirem isso, será fácil vender copos de papel.  Ray Krock.



35 comentários:

  1. todo conteúdo deste livro e bem interessante.como vai se comunicar você,para atingir seu alvo você primeiro deve estudar o assunto e endereça-los ao publico certo,só assim você tera o retorno esperado.Gostei muito da frase de John Caples.um apelo correto supéra o outro o qual utilizou uma linguagem icorreta.

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  2. Oi Turma,Oi Professora Chintia,bom dia!
    Lendo o texto e por sinal muito interessante,escolhi o segundo paragrafo para fazer meu comentário.Eu entendo o seguinte,as vezes tem pessoas e ate conheço algumas,que são dotadas e graças a Deus, de capacidades,criatividades,dinamismo etc,mas algumas vezes deixam-se levar pela vaidade ao ponto de não acatar as idéias do outro,e quando chega o momento de elaborar ou organizar alguma coisa em grupos seja no trabalho ou grupos de convivências etc,acabam recuando sem querer acatar a proposta e argumento que o outro esta propondo pelo simples fato de não ter partido de se próprio a ideia brilhante que o outro está propondo para o crescimento do próprio grupo.Dessa forma todo o processo de criação que a pessoa se pro-poes a elaborar em favor do grupo,não passará de fato de um lampejar vazio e sem brilho,porque a pessoa acabou ofuscando o brilho do outro.Precisamos trabalhar muito bem isso dentro de cada um de nós,para nos convencer de fato,que a minha ideia somada a ideia do meu colega só vai acrescentar ainda mais os nossos conhecimentos.Basta que tenhamos um pouco mais de humildade,e reconhecer o que o outro tem de bom para nos oferecer em prol do nosso crescimento para a vida.Um abraço.

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  3. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro."

    Segundo Álvaro Fernandes “Descobrir “o outro” é a missão mais importante e a mais difícil missão de quem quer comunicar alguma coisa. Afinal, o processo de comunicação só se completa quando conseguimos o efeito esperado no nosso público ou até mesmo em um simples e único destinatário de uma mensagem de correio eletrônico”. Na minha opinião para haver a compreensão perfeita daquilo que é falado o interlocutor precisa conhecer o seu receptor e colocar-se no seu lugar, para assim tentar perceber como sua mensagem irá chegar e de que maneira ela irá chegar. Fazendo isso alcançará o seu objetivo.

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  4. "Há tarefas menos penosas que essa de ficar buscando a clareza, escolhendo a palavra justa, a construção ideal, o verbo que foge na hora, aquele adjetivo que não ocorre e que só ele pode expressar o que a gente está querendo, enfim, uma tarefa muito sofrida de busca de comunicação. E tem que ser assim, porque afinal o leitor paga pra gente ter trabalho, não pra lhe darmos trabalho na hora de ler".

    Esta Citação demonstra claramente o que Alvaro Fernandes quis nos mostrar, que quando escrevemos devemos fazer isto de forma clara e objetiva, se expressando e utilizando as palavras da melhor maneira possível, pois assim que for ler seu texto não terá dificuldade de entendê-lo.

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  5. Boa tarde, turma!
    O livro de Álvaro Fernandes, aborda vários temas importantes que nos ajudam a perceber onde estamos errando e como podemos melhorar nossa comunicação.
    Eu escolhi a afirmação n° 11 para comentar. Pois Bob Stone deixa claro que tamanho não quer dizer nada. O que leva o autor a entreter o leitor, não é a quantidade de páginas e sim a qualidade de cada uma delas, pois se o assunto é bem redigido, chama a atenção do leitor que vai querer ler até o final.

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  6. Na existem produtos desinteressantes, existem redatores desinteressantes. Davi Ogilvy.
    O autor da frase é claro em seu pensamento, em que o produto pode ser o mesmo mais o entendimento vai depender do interlocutor, a forma como é dita, como é expressa na forma de passar o produto (texto).

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  7. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro."

    Devemos imaginar como este receberá a mensagem, analisando se o mesmo tem conhecimento o bastante para entender o que queremos transmitir e se a nossa linguagem está coerente com o seu nível de entendimento.

    "[...]Afinal, o processo de comunicação só se completa quando conseguimos o efeito esperado no nosso público[...]" (ÁLVARO FERNANDES,2003, p.28)

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  8. A necessidade que tem o apresentador de transmitir informação é geralmente maior que a do auditório em ouvi-lo. (...) O apresentador não pode exigir atenção – o máximo que pode é merecê-la. Ele trabalha mais a fim de poupar trabalho aos que vão ouvi-lo.

    Acho interessantíssima esta afirmação, teríamos que comentá-la na aula de segunda, mas infelizmente não deu tempo.

    Quando o autor comenta a frase acima, ele deixa bem claro que é o apresentador quem deve ser a estrela principal no seu "show", independentemente das técinas ou objetos que ele use, é de fundamental importância que ele chame a atenção do seu público pelo seu conteúdo e sua forma de conduzir a apresentação.

    "O ponto de partida, portanto, é reconhecer que, por menos desenvoltura que você tenha, por menos que você goste de falar em público, não tem jeito: na apresentação, a estrela é você."

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro".
    Quando estamos conversando com outras pessoas demos dar espaço a elas para que elas possam falar também e nos compararmos a elas para ver se estão entendo o que queremos passar ou se elas necessitam de forma mais clara para que possam entender.
    Como diz Alvaro Fernandes:"Descobrir o outro é a missão mais importante e a mais dificil missão de quem quer comunicar alguma coisa.

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  11. A necessidade que tem o apresentador de transmitir informação é geralmente maior que a do auditório em ouvi-lo. (...) O apresentador não pode exigir atenção – o máximo que pode é merecê-la. Ele trabalha mais a fim de poupar trabalho aos que vão ouvi-lo.
    O autor demonstrou na frase acima que as pessoas que estão apresentando o conteúdo têm quer ser clara e objetiva e passa- ló de maneira que leve o ouvinte a prestar atenção na sua fala, ou seja, o apresentador tem que ser a peça principal, a estrela do “show”, mostrando conhecimento sobre o que esta transmitindo para o ouvinte, por isso ele deve usar de artifícios para prender a atenção do ouvinte.

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  12. “Já vi um determinado anúncio superar um outro em vendas não duas ou três vezes, porém 19 vezes e meia. Ambos tinham o mesmo tamanho e apareciam na mesma publicação. Ambos possuíam ilustrações fotográficas e um texto cuidadosamente escrito. A diferença era que um utilizava o apelo correto e o outro,o incorreto. John Caples. “
    Bom, o que Álvaro Fernandes quis dizer com essa frase é que, antes de qualquer coisa, a pessoa que faz o discurso deve conhecer seu público alvo para que, assim, possa saber qual o melhor método que deve utilizar para transmitir o assunto. Analisado o público, a pessoa deve ter em mente que o assunto abordado por ele, pode não agradar a todos, ouvintes, e por isso, é preciso abordar o tema de forma objetiva, e não ficar dando voltas sobre o mesmo. Por que o tema pode se tornar monótono e fazer com que os ouvintes fiquem inquietos, ansiosos para que o diálogo tenha fim, atrapalhando o discurso do mesmo. Outro fator também muito importante é analisar o tempo estipulado para realizar a apresentação, pois o trabalho pode ser grande demais e o tempo insuficiente para a apresentação, tornando-o incompleto. A criatividade e a busca por uma prévia informação é essencial para que uma pessoa se sobressaia sobre a outra, e é por isso que a pessoa que faz o discurso deve se preparar totalmente para realizar o seu discurso, tendo em mente que imprevistos podem acontecer.

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  13. "Comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir o seu interlocutor. È comum encontrarmos profissionais que ficam tão preocupados em falar, que não se comunicam". Jean Callahan

    O AUTOR ÁLVARO FERNANDES NESTA FRASE QUE ELE COMENTA NO SEU LIVRO, NOS MOSTRA A NECESSIDADE DE SABER OUVIR O SEU INTERLOCUTOR, ALGUMAS PESSOAS ESQUECERAM QUE O CONCEITO DA COMUNICAÇÃO É UMA VIA DE MÃO DUPLA, OU SEJA É PRECISO QUE HAJA UMA INTERAÇÃO ONDE AMBAS AS PARTES ENTENDAM O QUE ESTÁ SENDO DITO, ENTÃO UM EXEMPLO BEM SIMPLES QUE NOS MOSTRA QUE NEM SEMPRE É BOM FALAR MUITO SERIA NO MEU CASO; TRABALHO EM UMA REVENDA DE VEÍCULOS NOVOS E SEMI-NOVOS ATUO NO CARGO DE VENDEDOR, ENTÃO PRECISO SABER OUVIR MEUS CLIENTES DEIXA-LOS AVONTADE POIS SE FALAR MUITO SOBRE DETERMINADO VEÍCULO ELE PODE DESISTIR DA COMPRA, O OUTRO ESPECIALISTA CHAMADO GUTEMBERG MACEDO DIZ "OS MELHORES VENDEDORES DO MUNDO NÃO SÃO AQUELES QUE FALAM MAIS, MAS AQUELES QUE SÃO CAPAZES DE OUVIR AS PRÓPRIAS BATIDAS DO CORAÇÃO" OU SEJA DA TOTAL ATENÇÃO AO CLIENTE SONDANDO DE FORMA SUTIL E COM POUCAS PALAVRAS O QUE ELE ESTÁ PROCURANDO.

    E PARA RESUMIR O AUTOR NOS TRAZ A IMPORTÂNCIA DE SABER OUVIR E FALAR O NECESSÁRIO, POIS O QUE ESTAMOS OUVINDO PODE NOS AJUDAR BASTANTE NO QUE VAMOS DIZER.

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  14. “Lê-se somente o que interessa. Uma carta de uma página é longa demais se for desinteressante. Já outra de 4 páginas, habilmente composta pode reter o leitor até o fim." Bob Stone.

    Uma boa leitura requer, antes de tudo,o prazer com aquilo que se lê. Assim como um assunto agradável pode se tornar desinteressante quando a forma que é escrito o torna assim, um assunto desagradável e desinteressante pode ser facilmente apreendido pelo leitor quando é escrito de forma interessante e dinâmica. Escritores de sucesso buscam sempre analisar seu público alvo, afim de que sua obra produza um entendimento e interesse universal, dessa forma, mesmo que seu livro possua uma quantidade considerável de páginas, o sucesso da boa organização de suas palavras fará como que o público leia-o com a sede de chegar na última página.Tudo é questão de saber como e quando usar as palavras certas com a intenção de chamar e prender a atenção do interlocutor.

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  15. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro."
    É fundamental que antes de nos expor a opiniões ou críticas de terceiros nos colocarmos no lugar do leitor, para que previamente possamos nos auto examinar e corrigir ou aprimorar detalhes. Seja um texto produzido ou algo a se falar, em um dialogo é necessario que vejamos o outro lado, o lado de quem escuta, de quem interpreta e o modo de como aquilo que foi transmitido vai chegar ao receptor. Devemos também tomar cuidado na organização das palavras para que elas nao fiquem sem nexo, pois nao basta um bom conteúdo se não houver habilidade na maneira de como vamos o expor.

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  16. Comunicar é se colocar no lugar de outro.
    Ao comunicarmos com alguém não podemos só falar o que vem a menti temos que pensar,refleti e não esquecer de ouvir o seu interlocutor.Falar sim,mais falar bem e saber ouvir também.

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  17. 7. Se vou falar dez minutos, preciso de uma semana de preparação. Se forem quinze minutos, preciso de três dias e, se é para falar meia hora, dois dias são suficientes. Se vou falar meia hora, podemos começar agora. Woodrow Wilson


    Nessa afirmação acima, o tempo é algo fundamental pois devemos nos basear nele .
    De acordo ao tempo que temos podemos aprofundar mais no conteúdo em que iremos apresentar. Se tem pouco tempo ele deve ser bem aproveitado dando prioridade aos seus pontos principais, aqueles pontos que vão segurar os ouvintes deixando claro a mensagem que tem que ser passada ; e se tenho muito tempo posso começar a qualquer momento, já que o tempo esta ao meu favor .

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  18. 11- Lê-se somente o que interessa. Uma carta de uma página é longa demais se for desinteressante. Já outra de 4 páginas, habilmente composta pode reter o leitor até o fim. Bob Stone.
    Nessa afirmação, entende-se que é muito importante que o escritor saiba o que escrever o como escrever, pois se nao se importar por isso, os leitores nao se interessariam com a mensagem em que o escritor queria transmitir. Sendo que serve para qualquer pessoa que quer transmitir uma informação, um palestrante, um locutor e etc.

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  19. Lê-se somente o que interessa. Uma carta de uma página é longa demais se for desinteressante. Já outra de 4 páginas, habilmente composta pode reter o leitor até o fim. Bob Stone.

    Com esse comentário,o autor nos mostra que, para se prender a uma leitura ela precisa ser interessante,é preciso ter uma boa informação, saber quem vai ser o público alvo, para que saiba como vai ser passada a informação.enfim toda comunicação para ser passada ela precisa de um diagnostico primeiro.

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  20. 12 - O texto deixa de comunicar, na medida em que emprega uma linguagem tão distante da comum a ponto de se colocar a ponto de se colocar fora do alcance da maioria. Muniz Sodré

    Podemos dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor. Portanto devemos está atentos ao seguinte processo:
    Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (descodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento.

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    1. Gente pensei que ia ser chato ler este livro, mas foi muito legal aborda vários temas de comunicação é uma linguagem fácil ,onde através de seus assuntos podemos aperfeiçoar nossa forma de comunicação.

      A afirmação de Álvaro Fernandes, quando ele fala ‘ Comunicar é colocar-se no lugar do outro ’ é interessante, pois a comunicação só é si torna completa quando há uma compreensão do publico, ou seja, o emissor tem que si coloca no lugar do receptor, assim saberá si sua mensagem está sendo passada com clareza.

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  21. Essa frase tem tudo a ver com um doa capítulos do livro, quando o autor fala que é necessário a gente sempre apresentar nossas qualidades, ou seja, “vender nós mesmos”, pois se chegarmos em uma apresentação falando os nossos defeitos, todos já vão nos olhar com outros olhos, buscando todos os defeitos ditos e esquecendo as qualidades, o que talvez muitos nem observariam se não fosse dito. Portanto é fundamental que todos se apresentem de forma positiva para já atrair bons olhos.

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  22. "Comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir o seu interlocutor. È comum encontrarmos profissionais que ficam tão preocupados em falar,que não se comunicam. Jean Callahan"

    Porque nem todos gostam de ouvir a opinião do outro , ou até mesmo se incomodam em parar, para escultar o que o outro tem a dizer,mas é ai que essas pessoas se engana, porque nem todo mundo sabe de tudo nessa vida ,pois sempre temos algo novo pra explorar ,investigar ,conhecer ,estudar ...

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  23. Comunicar é colocar-se no lugar do outro.

    É preciso que para haver uma boa comunicação a pessoa coloque-se no lugar do receptor para que haja um melhor entendimento do assunto proposto.
    Saber ouvir e refletir também é muito importante !

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  24. Há tarefas menos penosas que essa de ficar buscando a clareza, escolhendo a palavra justa, a construção ideal, o verbo que foge na hora, aquele adjetivo que não ocorre e que só ele pode expressar o que a gente está querendo, enfim, uma tarefa muito sofrida de busca de comunicação. E tem que ser assim, porque afinal o leitor paga pra gente ter trabalho, não pra lhe darmos trabalho na hora de ler. Zuenir Ventura.
    Na frase acima o leitor precisa de comunicacao eficiente com palavras e expressões de fácil entendimento dispensando a arte literaria.

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  25. Não há nada escrito que não possa ser escrito ainda melhor. Shirley Povich

    cada um tem um pensamento de um tema descrito com isso a melhoria na forma de interpletar de cada pode causar um melhor entendimento ao leitor.

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  26. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro."

    Com essa afirmação o autor está querendo dizer que quando vamos transmitir uma mensagem temos que transmiti-la, nos colocando como receptores daquela mensagem. Como é que meu interlocutor vai interpretar tal mensagem ? Será que meu público alvo vai conseguir interpretá-la ?
    Não adianta eu usar palavras "difíceis" para estudantes de 3ª Série do ensino fundamental.

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  27. o aborda vários temas importantes que nos ajudam a perceber onde estamos errando e como podemos melhorar nossa comunicação.
    Afirmação n° 11 para comentar. Pois Bob Stone deixa claro que tamanho não quer dizer nada. O que leva o autor a entreter o leitor, não é a quantidade de páginas e sim a qualidade de cada uma delas se o assunto é bem redigido, chama a atenção do leitor que vai querer ler até o final do livro para descobrir o que realmente ele quer nos dizer ou mostrar.

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  28. “A necessidade que tem o apresentador de transmitir informação é geralmente maior que a do auditório em ouvi-lo. (...) O apresentador não pode exigir atenção – o máximo que pode é merecê-la. Ele trabalha mais a fim de poupar trabalho aos que vão ouvi-lo.”

    Eu acho essa frase muito importante para finalizar nossas discussões sobre o último livro estudado uma vez que está claro na afirmação a necessidade da imposição do apresentador de uma mensagem ou informação. Como dito por alguns de meus colegas, é preciso ser o protagonista e assumir, de fato, a importância de ser a estrela do “show”, que é a arte de comunicar. É preciso chamar a atenção dos ouvintes e convencê-los á dar a atenção e a oportunidade de se expressar, tornando a comunicação um processo simples e dinâmico. Portanto, seguindo as orientações de Alvares Fernandes, cujo qual fala que a comunicação não é um dom mágico, a transmissão de informações tem que ser exercitada e aperfeiçoada, a fim de conseguir a interação de todos.

    Amanda de Oliveira- ADM

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  29. “Já vi um determinado anúncio superar um outro em vendas não duas ou três vezes, porém 19 vezes e meia. Ambos tinham o mesmo tamanho e apareciam na mesma publicação. Ambos possuíam ilustrações fotográficas e um texto cuidadosamente escrito. A diferença era que um utilizava o apelo correto e o outro, o incorreto. John Caples. “

    Álvaro Fernandes procura demonstrar o quanto é importante saber quem vai ser o publico alvo do anúncio e assim utilizar o melhor método de forma objetiva para o apelo.

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  30. ** 10 **

    "Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil, o sultão chamou um dos seus melhores videntes, e perguntou-lhe quanto tempo ainda lhe restava viver.
    — Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
    Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferira palavras tão aterradoras. Então, a guerra civil era realmente uma ameaça! Desesperado, chamou um segundo vidente.
    — Quanto tempo viverei? – perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
    — Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa, que ultrapassará a geração dos seus filhos, e chegará a geração dos seus netos.
    Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata. Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente:
    — Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto, o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por quê?
    — Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz.
    — Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.
    Paulo Coelho."
    ______________________

    Como o texto vem retratando, a forma como a informação é passada, muda completamente a reação, quando dita de forma bem elaborada eleva o poder de convencimento, e ate mesmo a incorporação da informação transmitida, sendo influenciado também pelo tom de voz, uma mensagem com tom de ironia, ou que emponha uma ordem por exemplo, criara uma barreira muito maior.
    Géssica
    __________________________

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  31. "Comunicar é colocar-se no lugar do outro."

    O autor quer dizer que, para que haja uma comunicação devemos nos colocar no lugar do receptor, onde devemos saber selecionar as palavras que vão ser ditas, sendo de maneira mais fácil, fazendo com que o receptor interprete a mensagem de forma correta, devemos também saber ouvir quando o emissor está falando, pois às vezes por descuido pegamos a conversa no “ar” e acaba causando um ruído na comunicação.

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  32. O texto deixa de comunicar, na medida em que emprega uma linguagem tão distante da comum a ponto de se colocar fora do alcance da maioria. Muniz Sodré
    Então o texto deixa de se comunicar a partir do momento em que o mesmo está distante do publico alvo, tornando mais difícil o entendimento.

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  33. afirmativa n 13


    Ele aafirma certo sua proposiçao,pois podemos melhorar a comunicaçao de qualquer pessoa ,mesmo sendo a mais certa possível. Leonardo souza 1B

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