terça-feira, 4 de setembro de 2012

O que é comunicação?

Discuta o conceito COMUNICAÇÃO a partir do seu entendimento, sobre a tira aseguir:

52 comentários:

  1. Boa Noite Turma!

    Como foi citado na aula “Comunicar é como morar junto.”, sem convívio com o outro, sem essa troca mútua de comunicação, cada um de nós não construiríamos o conhecimento. A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas.

    Até breve...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Comunicação é a forma que as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências .Como meu colega citou ''comunicar é como morar junto''
    Também podemos entender que a comunicação é a forma que nós temos de expressar para o outro tudo aquilo que queremos dize, não só por meios de palavras mais também por meios de gestos e de sinais, e é também a forma que temos de ir aprendendo com os outros por que comunicar e trocar experiências...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    A comunicação é quando algo passado é compreendido, onde ela vai muito mais alem de gestos e palavras. Na frase de Celso Antunes “COMUNICAR É COMO‘MORAR JUNTO’”, sabemos que para morar junto tem que ter uma compreensão,assim é na comunicação e dentro do comunicar não envolve apenas palavras e sim gestos,sinais,imagens, onde somos capazes de compreender, interpretar, elaborar e agir, assim gerando a comunicação.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    A comunicação vai além das palavras escritas ou faladas. A raiz da palavra comunicação tem a ver diretamente com o fato de tornar algo comum ou compreensível para a maior. Comunicar é uma tarefa mais ampla e que envolve, também, os gestos, as imagens e a própria ausência de palavras em determinadas situações.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Podemos dizer que a comunicação é a sociedade, que obtemos informações por meios de redes sociais, transmissores etc.
    Observando-se na comunicação não e tudo que podemos discordar, estamos interligados de formas positiva ou negativa na comunicação tem a flexibilidade de olhar tudo em nossa volta, buscando interagir no espaço da nossas próprias palavras.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde:

    O conceito de comunicação tendo como partida a tira acima, é algo que só funciona se compreendido, pois podemos falar mil palavras, porem se nosso interlocutor não conseguir entender, decifrar, não estamos nos comunicando, também notei na tira que o individuo usou o seu status pra se sobressaí em relação ao outro, podemos compara-lo com o sistema patronal, usado em muitas empresas em que o chefe,
    toma a autoridade com a força, e não com espirito de liderança.

    ResponderExcluir
  7. No caso acima o funcionário faz uma pergunta ao seu chefe ele interpreta de forma errada pois acha que o seu funcionário está fazendo uma afirmação a sua forma de pensar e por esta falta de comunicação ele demite o funcionário portanto não houve comunicação na tira acima, pois para haver comunicação é preciso ser compreendido o que está realmente sendo dito.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde turma!
    A comunicação é um processo que envolve a troca de informações um com o outro, ou seja, quando nós passamos uma informação para uma pessoa e esta pessoa o compreende, isso esta gerando uma comunicação; e quando a pessoa não esta entendo a mensagem, a informação que você esta querendo transmitir. Obviamente não esta tendo comunicação. Entre a conversa ou a mensagem que esta sendo transmitida.

    Ate aproxima...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite pessoal,
    A comunicação é uma troca de informações entre dois indivíduos. Para que haja uma boa comunicação é preciso saber se expressar e compreender a expressão do outro. Na tira acima, houve uma má comunicação, que resultou em um desentendimento, como diz aquele velho ditado:"Quem pode manda, quem não pode, obedece." e foi isso que ocorreu, o chefe/líder, expulsou o funcionário demostrando sua autoridade, e ele sem meios a recorrer, apenas obedece.
    É por isso que é de total importância saber comunicar-se com o outro, de uma maneira simples e fácil para que o interlocutor compreenda.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia!
    A comunicação é hum processo de troca de informações entre a sociedade que vem séculos A.C ,é como os colegas acima citou “COMUNICAR É COMO MORAR JUNTOS” tem que haver entendimento, compreensão para que seja comunicação Eficaz.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde!
    Na Tira o funcionário faz uma pergunta a seu superior que interpreta de forma equivocada pois acha que o seu funcionário está fazendo uma afronta a sua forma de pensar e por esta falha de comunicação ele demite o funcionário portanto não houve comunicação na tira acima e sim uma tentativa frustada, pois para haver comunicação é preciso compreender o que está realmente sendo dito.

    ResponderExcluir
  12. A comunicação ainda hoje é um dos muito desafio dentro de um relacionamento a dois, porque temos que lidar com as diferenças, divergência de opiniões, e pensamentos totalmente diferentes, para ter uma boa convivência entre duas pessoas tem que ter respeito um com o outro, saber ceder na hora certa para não houver desentendimento, e se comunicando entre si, dividido e trocando idéias, a sim haverá uma harmonia.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A comunicação é o processo no qual tornasse possível transmissão e compreensão das informações, uma vez não transmitida com clareza à mesma pode gerar conflitos. Atualmente o profissional tem a necessidade de executar uma comunicação clara e precisa para poder defender seus ideais perante seus superiores de maneira a evitar possiveis conflitos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,

    As comunicações são o centro de todas as atividades humanas, pois nada acontece sem que haja prévia comunicação, um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação como foi dito na aula, porém, para que esses problemas sejam solucionados é necessário que haja uma comunicação eficiente, seja ela verbal, escrita ou corporal!

    ResponderExcluir
  16. Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos. Com a falta de uma boa comunicação pode acarretar diversos prejuízos. O dialogo acima, deixa bem claro que não houve uma comunicação eficaz, pois para que haja comunicação é preciso ser compreendido o que está realmente sendo dito. Comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir o seu interlocutor.

    ResponderExcluir
  17. O processo de comunicação ocorre quando há entendimento entre os interlocutores, o que gera um desafio, pois é preciso falar com o outro, que não sou eu, de maneira que a intenção existente na comunicação possa ser compreendida.

    ResponderExcluir
  18. A comunicação só existe quando há entendimento, portanto ela gera conhecimento. Além de ser um ato de produção de mão dupla, pois todos influenciam na formação do entendimento, ela é necessária para todos aqueles que vivem em sociedade.

    ResponderExcluir
  19. Comunicação e umas das maneiras mais utilizáveis de troca de experiências, idéias, sentimentos, expressões, e principalmente informações.
    Observando a tirinha acima pude observar uma manifestação de um estilo de comunicação passiva por parte do funcionário onde o mesmo se sente bloqueado ao expressar seu ponto de vista mediante o seu superior, e uma reação de comunicação agressiva, manipulador por parte patronal, onde desvaloriza, ignora o que o funcionário quis expressar.

    ResponderExcluir
  20. A comunicação é uma via de mão dupla, onde é necessário tanto nos expressar bem como nos colocar no lugar do outro – o interlocutor, para que consigamos produzir um bom texto e assim, criar uma comunicação eficaz. No exemplo mostrado na tirinha que se encontra no topo deste bate-papo podemos ver claramente um dos efeitos negativos da falta de comunicação. Situação onde, aparentemente, o chefe demite seu subordinado por não ter compreendido o que lhe foi perguntado, até mesmo por não estar clara quanto deveria a pergunta do rapaz. O então desempregado.

    ResponderExcluir
  21. ...e é claro que o 'Boa noite!' deveria ter saído antes desse comentário!

    Até a vista, pessoal!

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite,
    A comunicação é a forma como as pessoas se relacionam dividindo e trocando informações, idéias, sentimentos, experiências. Para se obter uma boa comunicação é preciso que haja a compreensão do que está sendo discutido.
    Até Mais...

    ResponderExcluir
  23. OLÁ PESSOAL!
    BOA NOITE!
    A comunicação é a forma que encontramos para definir o ser humano em sociedade, ou seja, é a partir do dialogo, do conhecimento que adquirimos com os outras pessoas, que desenvolvemos o poder de argumentar sobre os temas abordados.
    Porem, infelizmente nem tudo aquilo que pensamos pode ser usado em nosso favor, afinal, vivemos em um mundo que reina a ideologia:"MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!"
    Devemos abandonar o medo da opressão, valorizar o que temos de melhor que é a nossa capacidade de criar e seguir sempre os nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite.

    Comunicação é a capacidade de entendimento, de trocas ideias, é um requisito para a formação e consolidação de uma sociedade, ou seja, comunicação vai além das palavras escritas ou faladas. Comunicar é uma tarefa mais ampla que envolve gestos, imagens, ou a própria ausência de palavras em determinadas situações.
    Ao analisar a tira apresentada, percebe-se que não houve comunicação, pois os recursos utilizados para transmiti-la não tiveram eficiência nem e eficácia, não houve compreensão do interlocutor.

    Reflexão

    Saber ouvir é uma virtude que poucos têm.
    Um processo de comunicação construtivo é fazer quem lhe escuta se sentir valorizado.
    Pergunte a eles o que pensam e escute com atenção suas respostas. Jamais fale às pessoas como num monólogo.
    Ninguém tem saco de ficar escutando uma pessoa que não dá espaço para outros opinarem.
    Saber ouvir é uma virtude que poucos têm. Não é à toa que nascemos com duas orelhas e apenas uma boca…
    Quem não conhece uma pessoa que fala pelos cotovelos e não deixa ninguém falar? Ou aquela que se acha dona da verdade e não aceita nenhum tipo de discussão?
    Benjamin Franklin resumiu isto quando disse:
    “Se você me coloca sua opinião de uma maneira dogmática, diretamente oposta ao meu modo de pensar, e não deixa espaço para negociação, eu sou obrigado a concluir – para proteger a mim e a minha auto-estima – que você está errado.
    Por outro lado, se você coloca a sua opinião como uma hipótese, evidenciando boa vontade para discuti-la e explorá-la, na maioria das vezes eu vou me empenhar em comprovar que você está certo.”
    Marinho Guzman

    ResponderExcluir
  25. Comunicação é o processo de transmitir e receber mensagens por intermédio da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais e símbolos que podem ser visuais e/ou sonoros. Vale lembrar que só há comunicação se houver entendimento. Ao se comunicar voce também pode emitir opiniões como foi o caso do exemplo da tira à cima. O emissor da comunicação ao tentar expressar sua opinião sobre determinado assunto foi surpreendido pela atitude regulatória do receptor, sendo este seu patrão. Nesse caso, o resultado final da comunicação não teve resultado satisfatório. Quando isso acontece, ela é capaz de destruir cargos, indivíduos, organizações e até nações.


    ResponderExcluir
  26. Comunicação é o processo de transmitir e receber mensagens por intermédio da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais e símbolos que podem ser visuais e/ou sonoros. Vale lembrar que só há comunicação se houver entendimento. Ao se comunicar voce também pode emitir opiniões como foi o caso do exemplo da tira à cima. O emissor da comunicação ao tentar expressar sua opinião sobre determinado assunto foi surpreendido pela atitude regulatória do receptor, sendo este seu patrão. Nesse caso, o resultado final da comunicação não foi satisfatório. Quando isso acontece, ela é capaz de destruir cargos, indivíduos, organizações e até nações.


    ResponderExcluir
  27. Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, é impossível não comunicar. Mesmo se estamos calados, olhando,estamos emitindo uma mensagem.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite,

    A comunicação e um ato de enviar uma mensagem e que o outro a compreenda, onde não aconteceu nessa tirinha onde o emissor tentar levanta um questionário com o receptor no caso o seu chefe, que não entende e o demite. Nesse caso não ocorreu uma comunicação porque o receptor não compreendeu a mensagem recebida.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite galera!

    Bom,o conhecimento é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra.Ou seja, é quando você passa a informação e é compreendido. Como nós aprendemos na aula passada,conversar é como morar junto.É saber conviver com as diferenças.Analisando a imagem acima, podemos perceber que existe diferenças entre ambos,na maneira de falar, se expressar e agir... que devem ser respeitadas, infelizmente quem exerce o poder, acha que tem o direito de manipular e vilipendiar os outros, deixando de lado o respeito pelo ponto de vista de cada um . Não devemos aceitar isso . Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia ...
    A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

    abraços...

    ResponderExcluir
  31. Bom dia...

    Comunicação é uma troca de informações, ideias, onde haja compreensão em ambas as partes, pode ser através de gestos, expressões e símbolos.

    ResponderExcluir
  32. A comunicação não é apenas se expressar por gestos e palavras. Na frase de Celso Antunes “COMUNICAR É COMO MORAR JUNTO”, ele dar um exemplo claro do que realmente é a comunicação. Só existirá respeito, cumplicidade e harmonia a partir do momento q haver entendimento e compreensão de ambas as partes, assim tornando uma comunicação simples e eficaz.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde...

    Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendido pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. Podemos citar também que a comunicação é de extrema importância em um grupo de trabalho, porém essa mesma importância não deixa de existir também no nosso dia a dia, com nossos familiares. Ainda de acordo com alguns conceitos da comunicação podemos citar a questão que diz que Conversar é como morar junto. Essa frase nos traz a reflexão de saber lhe dar com as diferenças, sabendo que as mesmas podem trazer benefícios para nossa comunicação, pois essa diferença nos traz reflexões e possibilidade de mudanças. O processo de comunicação engloba vários fatores como tais, a necessidade de saber para quê comunicarmos? Precisamos estabelecer essa conscientização. Também sabemos que o processo de comunicação dificilmente será perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, no qual são denominados ruídos. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem.

    ResponderExcluir
  34. Comunicação é o ato de emitir e compreender informações. Porem , se a comunicação for falha ou ruidosa, algo ou alguém será prejudicado por não ter tido um feedback capaz de orientar as pessoas envolvidas.


    “Os que melhor digerem os seus pensamentos a fim de os tornarem claros e inteligíveis têm maior facilidade em persuadir daquilo que propõem, mesmo que só falem em mau bretão."Autor - Descartes , René

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal,

    A comunicação é todo o processo de troca de informação entre interlocutores, formando assim o texto comunicativo. O que podemos observar na tirinha a cima é uma tentativa do funcionário de opinar (se comunicar) com o seu chefe sobre uma determinada ideia dele, mas o seu chefe não gostou que seu funcionário questionasse e assim o demitiu. Ou seja o chefe não quis estabelecer uma comunicação construtiva com o seu funcionário.

    Acho que é isso vlw....

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Consigo entender sobre comunicação e a tira que comunicar é por em circulação uma determinada informação, em forma de mensagem, processo que leva a compartilhar-lo. Comunicar é compartilhar, pormos a nós mesmos como seres ativos desse processo, posto que cada mensagem se codifique e decodifica a partir da realidade individual. Comunicação provém de comunhão: Comum união. Por ela, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenômeno social, porque são nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade. E essas pessoas cada vez que se comunicam, fazem uma comum união de toda essa informação, que é nada más nada menos que as mensagens que circulam diariamente, em qualquer lugar de qualquer sociedade do mundo. Então entendemos que comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendido pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde !!

    A comunicação esta presente a todo momento em nossas vidas, somos praticamente obrigados a se comunicar, pois vivemos em uma sociedade e por conta disso sempre precisamos do outro para algo.
    Existem várias formas de se comunicar, através da escrita, da fala, por gestos, pelo olhar .
    Mas para haver uma boa comunicação, tem que se ter um dialogo mutuo, pois não havendo, informações podem ser distorcidas e/ou mal interpretadas causando assim complicações.
    Comunicação é algo involuntário do ser humano, pois não conseguimos viver sozinhos.

    ResponderExcluir
  39. É uma interação mútua entre o Emissor e o Receptor, onde há o entendimento quando a mensagem é passada de forma eficaz, quando não é eficaz o receptor fica alheio a suas próprias interpretações.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite turma!
    A comunicação pode ser interpretada de maneiras diferentes por isso devemos analisar primeiro o perfil da pessoa com quem estamos falando para podermos ser claro objetivo e eficiente ao transmitir a mensagem, fazendo assim com que o outro compreenda. devemos ser muito claro e objetivo nas nossas comunicações ter muito cuidado com os gestos e ações, pois podem indicar ações contrarias. Assim como a pessoa que esta recebendo a mensagem deve ouvir atentamente para compreender, Afinal pra existir uma comunicação eficaz dependem de ambas as partes.

    Boa noite galerinha fique com Deus...

    ResponderExcluir
  41. A comunicação, independente da forma de ser expressada, seja ela em palavras, gestos ou outros meios, só é considerada se ouver intendimento entre emissor e o receptor. Apesar de ser livre existe convenções que podem interromper uma comunicação.

    ResponderExcluir
  42. A Tira nos permite entender que houve comunicação entre os personagens do dialogo, pois o funcionário faz uma pergunta a seu superior demonstrando o seu interesse de manifestar seus direitos democráticos, porém em contrapartida recebe uma informação irônica e cheia de arrogância lhe coagindo a não lutar pelos seus direito, mas a aceitar e desigualdade imposta.

    ResponderExcluir
  43. No dialoga houve comunicação pois ambos compreenderam a mensagem passada pelos interlocutores, o funcionário fez uma pergunta ao seu superior referente aos seus direitos como cidadão, porém com muita prepotência ele tentou impedir que ele lutasse pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  44. A comunicação é um processo que envolve a troca de informações. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
    Uma comunicação que não é passada de forma correta pode gerar grandes conflitos nos dia a dia de uma empresa.

    ResponderExcluir
  45. A comunicação está sempre conosco, e de alguma forma somos obrigado a usá-la para nos relacionarmos com o mundo, na tira acima houve sim uma comunicação em que o funcionário tenta ter com o seu chefe uma comunição eficiente e eficaz, tentando deixar claro a sua opinião sobre o assunto. Mas logo seu chefe, que com todo recurso de diálogo e a "autoridade" que tem sobre o seu funcionário acaba convencendo o mesmo.

    ResponderExcluir
  46. comunicação é a forma na qual podemos se se comunicar com alguém através de um dialogo e uma mensagem ou ate mesmo de um gesto...

    ResponderExcluir
  47. Um melhor conhecimento da comunicação faz com que nós possamos adquirir uma posição mais critica e exigente na sociedade em que vivemos..
    beeijos

    ResponderExcluir
  48. COMUNICAÇÃO: Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita,sinais, signos ou símbolos,ou até mesmo de aparelhos técnicos especializado, capazes de transmitir som e imagens.

    ResponderExcluir
  49. A comunicação está presente em qualquer lugar que estejamos pois ela pode ser trasmitida através de falas,gestos,movimentos,simbolos entre outros assim sendo muito importante para a sociedade.

    ResponderExcluir
  50. Comunicação é transmissão de idéias, sentimentos; é influenciar o outro, é gerar conhecimento.
    Toda comunicação começa pelo desejo de se comunicar, promove interação e sempre causa uma reação.
    Analisando a tira acima, verificamos que há comunicaçao entre os dois, mas há também uma reação rígida por parte do patrão não permitindo que o funcionário comunique seu descontentamento em relação as desigualdades existentes.

    ResponderExcluir
  51. comunicação é qualquer forma de interagir com outras pessoas. seja por conversas ou até mesmo gestos.

    ResponderExcluir
  52. Pelo que eu pude entender na tira acima, vivemos em uma sociedade onde as pessoas pensam de formas diferentes. por isso devemos nos comunicar de uma forma clara e objetiva. Pois se não fomos claro e objetivo podemos a qualquer momento sermos interpretados de maneiras diferente do que o que queremos tramsitir ao outro.

    ResponderExcluir