terça-feira, 17 de maio de 2011

EM NOME DA ORDEM

LEIAM  O QUE DIZ Descartes...
"...conduzir por ordem os meus pensamentos, começando pelos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus..."



22 comentários:

  1. Penso que o filosofo René Descartes através de suas sabias palavras quis nos transmitir de forma maravilhosa a importância da ordenação dos pensamentos sem desprezar a simplicidade, pois, é através do simples do fácil que alçaremos ideias cada vez maiores.

    Qualquer tarefa em nossa vida requer organização, das mais simples as mais complexas. Mesmo em tarefas simples como fazer compras, efetuar pagamentos requer a organização do pensamento. A ordenação das ideias é de extrema importância porque é através dela que entendemos a forma que pensamos e porque pensamos. Para tiramos melhor proveito de nossas ideias faz-se necessário à organização do nosso pensamento de forma geral começando do mais fácil e caminhando para degraus cada vez mais firmes e altos.

    ResponderExcluir
  2. É preciso manter a ordem dos pensamentos para saber desenvolver com facilidade nossas idéias,mesmo sendo eles pensamentos simples ou complexos.Desta forma, agiremos de forma mais coerênte e precisa no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. NA MINHA CONCEPÇÃO, ESSA CONDUÇÃO DOS PENSAMENTOS É UM TIPO DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA A TODO INDIVÍDUO. E RENÉ DESCARTES SOUBE MANEJAR PERFEITAMENTE AS SUAS PALAVRAS QUANDO DIZ QUE COMEÇA PELOS MAIS SIMPLES E MAIS FÁCEIS DE CONHECER,PARA IR AOS POUCOS LENTAMENTE, ATÉ CONQUISTAR O ULTIMO DEGRAU.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tudo em nossa vida tem quer ter em primeiro lugar o PLANEJAMENTO, pois dai vamos organizar nossas idéias, opiniões, e vamos tirar as conclusões. Organização de pensamentos é exigida nas tarefas mais fáceis as mais difíceis... Organização não é só nas idéias mais também em tudo no nosso dia-a-dia. Sem organização tudo vira uma baderna! Ate nossos pensamentos.

    “À exceção de nossos pensamentos não há nada de tão absoluto em nosso poder.”
    Autor: René Descartes

    Ele quis dizer que nosso pensamento está sobre nosso domínio. Assim temos o poder de organizar, planejar nossas idéias, opiniões e etc.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo plenamente com o que o autor diz, pois devemos sempre organizar os nossos pensamentos antes de por em pratica e sempre começar a refletir pelos mais fáceis, de tal forma que agiremos com mais certeza nas decisões tomadas em nosso dia a dia, fazendo com que seja adquirido cada vez mais conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. O autor quer dizer que em nossa vida, devemos nós organizar, e planejar nossos pensamentos, começando sempre por baixo, ou seja, pelo mais fácil assim ordenando nossas idéias por etapas.

    ResponderExcluir
  8. Como diz o autor e necessário fazer um planejamento e ordenar nos pensamentos, através desse planejamento que vamos organizá-los de maneira que comece dos mais simples ate os mais complexos.

    ResponderExcluir
  9. Em meio ao embaraçar de pensamentos Descartes leva-nos a uma enorme reflexão: ORGANIZAR. Planejamos nossos dias, nossas vidas etc. mais esquecemos de planejar e organizar nossos pensamentos.
    Por fim poderiamos criar uma lista de raciocinio assim como nossas compras e ir execultando cada um deles ao decorrer do dia, e ao fim desse estarmos satisfeitos pelo comprimento da tarefa.

    ResponderExcluir
  10. “Alimentei-me das letras desde a minha infância, e porque me tinham persuadido de que, por meio delas, se pode adquirir um conhecimento claro e seguro de tudo quanto é útil à vida, tinha um enorme desejo de as aprender.”

    Como Descartes mesmo afirma que atraves da leitura e tornando isso um habito podemos ter conhecimento,nos sentimos seguros e conseguimos comunicar o que queremos transmiti,permitindo a nós mesmo crescimento e aproveitamento.

    ResponderExcluir
  11. Embora sejam vários os critérios de uma organização, quanto a necessidade, quanto a afinidade, quanto a facilidade, hoje e sempre o homem passa por varias situações em seu cotidiano, com dimensões variadas, o que mais te chama à atenção, o que mais se preocupa em resolver são os maiores e mais complexos, sendo que muitas vezes resolvendo o pequeno, ameniza o grande, assim também na comunicação e na formulação do conhecimento, ao começar pelo simples gesto de perceber o que se fala e o que se escrevi você melhora muito a suas formulações de diálogos, ampliando e construindo o seu conhecimentos de forma gradativa e coerente .

    ResponderExcluir
  12. Desde o momento em que nascemos o mundo nos exgir organização.São impostas as regras de convivêcia, as familiarias entre tantas outras. Mas de nada adiantar serguir regras ou pensamentos alheios se não conseguimos organizar as nossas idéias.
    Vamos para pra pensar um pouco: se eu não consigo organizar algo que estar dentro de mim que são os meus pensamentos o meu ponto de vista sobre algo ou alguem será q realmente eu consigo entender o que o mundo quer de mim? Ou simplesmente estou aceitando o que esta sendo imposto só por não quere para um segundo pra refletir e organizar o meu pensamento?
    Sem duvida e mas facil aceitar aquilo que ja foi oraganizado do que paramos para organizarmos algo.
    Porem de forma clara e simples René Descarte consegue descrece e nos dar uma receita facil de como fazer uma ordenacão de pensamentos.Ou seja comecando do pela simples idéia podemos alcancar um grande objetivo.
    O simpies pode não ser tão simples assim como pensamos, como também o complexo pode se tornar complexo de mais pra o entendemento do meu ouvinte.

    ResponderExcluir
  13. Devo indicar a leitura do livro: Como ordenar ideias. Aguardo comentários.

    ResponderExcluir
  14. Após a leitura do livro achei muito interessante quando Boaventura diz que se todas as pessoas pensassem antes de falar reduziria em 50% a comunicação. Deixando explicito que uma boa organização das ideais (introdução, desenvolvimento 1,2 mais complexo 3, e conclusão) torna-se de extrema relevância. Ratificando que quando Descartes fala da comunicação na ordem Simples-Complexa, na minha opinião, é justamente para no inicio da conversação o falante fisgar ou seja buscar a atenção do ouvinte e tendo um tema "simples" como introdução acho que essa tarefa ficaria mas acessível.

    ResponderExcluir
  15. O pensamento de René Descartes, nos leva a refletir que devemos organizar e planejar as idéias, ou seja, nossos pensamentos, começando pela parte, mas fácil para que assim possamos crescer em conhecimento e assim alcançar o topo mais alto. LEIDINALVA

    ResponderExcluir
  16. o bom entedimento das idéias só é possível desde que ordene o assunto com começo , meio ,fim.
    O autor busca inspiração profunda nós métodos de Réne Descartes "conduzir por ordem meus pensamentos, començando pelos os mais simples e mas fáceis de conhecer, para subir,pouco a pouco, como por degraus".
    A introdução é essencial para seduzir o autor,dominar o assunto é indispensavél.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Até no nosso cotidiano,para expressarmos os nossos pensamentos,devemos organizar nossas idéias.Faz-se necessária a ordenação da mesma para podermos enterdermos o que queremos expor

    ResponderExcluir
  19. O livro ressalta a importância da reflexão como condição prévia à ordenação das idéias e ensina a usar as ferramentas da construção de um plano de exposição do que se pretende comunicar. Destaca ainda a importância pedagógica do hábito de ordenação das idéias a fim de disciplinar a mente e desenvolver o raciocínio.

    ResponderExcluir
  20. Para tudo, é preciso um organização e um planejamento, é necessário ser calculista, analisar cada passo a ser dado e ser paciente, seguindo seu caminho aos poucos sem olhar para trás.

    ResponderExcluir
  21. Penso que o filósofo através das suas habilidades em trasmitir uma otima impressão em ordenar os pensamentos sem deixar de lado a simplicidade pois é atraves dela que chegamos a um nivel superior de grandes argumentos.

    Em nossa vida devemos organizar nossa vida da maior maneira possivel.A ordEnação das idéias é muito importante pois é através disto que passamos a entender no que pensamos,o que pensamos e porque pensamos.Para termos melhor proveito destes pensamentos é preciso obter organização do pensamento de uma forma que fique bem claro e bem mais facil num encamenhamento de planejamentos e organizações assim podendo adquirir grandes e fortes CONHECIMENTOS E UMA DOCE SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  22. Pensamentos simples, linguagem fácil, facilitam a compreensão e desperta o interesse pela leitura. De acordo que vamos lendo,escrevendo,reescrevendo, nosso pensamento evolui, nosso vocabulário enriquece, e assim nosso conhecimento é cada dia maior.

    ResponderExcluir