segunda-feira, 9 de maio de 2011

Repertório

Em Técnicas de comunicação escrita, pode-se ler sobre o conceito de repertório. Vamos exercitar o nosso? Sobre o texto escrito, o que falta dizer? O que acrescentaremos ao repertório dos nossos interlocutores?

18 comentários:

  1. Faz-se necessário conhecer o repertorio do outro, para que a mensagem se torne comum ao seu destinatário. Conhecer seu ambiente, seus costumes sua rotina, são alguns exemplos para que haja uma comunicação clara e eficiente, gerando a resposta esperada pelo remetente.

    ResponderExcluir
  2. Neste caso vamos conversar sobre conhecimento prévio? Quem começa?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O conhecimento prévio é o nosso repertório, os nossos conhecimentos adquiridos e que fazem parte de nossa memória e inteligência e que utilizamos quando estamos diante de uma situação nova.
    Por exemplo, um aluno chega à escola e seu professor de matemática dara o conteúdo Regra de três simples, porém este aluno já viu falar na TV sobre este assunto. Então o mesmo já tem um conhecimento prévio sobre Regra de três simples, ou seja, antes dele aprender regularmente na escola ele já sabia alguma coisa sobre o assunto.
    CONHECIMENTO PRÉVIO pode ser explicado com uma combinação de atitudes, experiências e conhecimento preexistentes do aluno.

    http://speakesp.wordpress.com/2010/11/13/conhecimento-previo/

    ResponderExcluir
  5. Conhecimento prévio está ligado à experiência que o indivíduo carrega. Como observamos no livro, se a secretária tivesse conhecimento de toda rotina do gerente, talvez não houvesse todo o conflito.

    ResponderExcluir
  6. Conhecimento prévio é quando já temos esclarecimento e bagagem antecipada de certos assuntos a serem tratados.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Evidente a importancia de um conhecimento gramatical e ortográfico para um bom entendimento , mais junto a esses meios, incluo também a sensibilidade na hora da leitura sempre ajuda. meio que tentando decifrar o que foi escrito!

    ResponderExcluir
  9. Para compreender um texto, o leitor utiliza o conhecimento prévio que é constituído por todo o conhecimento reunido ao longo de sua vida, e para que haja entendimento dos textos é preciso esta atualizado e lendo frequentemente.

    ResponderExcluir
  10. É claro que todos nos necessitamos de uma boa comunicação, mais de que forma? De uma forma certa sem erros nem ruídos.
    Exemplos para uma boa comunicação escrita: uma boa ortografia, um conteúdo coeso, dados eficientes e rápidos para um bom entendimento, um bom veiculo para passar a mensagem necessária, entre outros. Através desses métodos e aprendizados com o tempo todos nos estamos no caminho certo de uma boa comunicação a cada dia.

    ResponderExcluir
  11. Conhecimento prévio é o nosso repertório,os nossos conhecimentos adquiridos anteriormente, que ultilizamos quando estamos diante de uma nova apredizagem.Ele pode ser explicado com a combinação de atitudes e experiências.

    ResponderExcluir
  12. repertórios diferentes levam a diferentes percepções e visões de mundo.A decodificação, portanto, depende não só do conhecimento do código, mas também do repertório do indivíduo que recebe a mensagem.Desconhecer ou desconsiderar o repetório do destinatário é abrir as portas para os ruídos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Com o repertório parece estar completa a estrutura da comunicação...Mas não esta!É preciso conhecer bem a o repertório do destinatário,assim podemos elaborar bem a mensagem ,mas se o destinatário não receber a mensagem a comunicação permanecerá incompleta.

    ResponderExcluir
  15. Um vocabulário extenso, diversificado e adequado, faz com que o leitor tenha mais facilidade de compreender o texto, fixar ideias e manter a coerência faz com que o leitor absorva e assimile bem a mensagem.

    ResponderExcluir
  16. O conceito de Repertório se refere ao nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução. E fundamental vc ter um conhecimento previo de suas ideias antes de passar ao papel.

    ResponderExcluir
  17. Repertório é todo conhecimento armazenado que modifica e confirma as ideias do ser.Assim , o ser pode ser definido por suas ideologia , por suas experiencias, por suas ações , enfim, pelo seu repertório individual

    ResponderExcluir
  18. Conhecimento prévio está ligado à experiência que o indivíduo carrega.
    Portanto repertório é todo conhecimento armazenado que modifica e confirma as ideias do ser.Depende não só do conhecimento do código, mas também do repertório do indivíduo que recebe a mensagem.

    ResponderExcluir