Espaço de socialização, interação e cooperação destinado aos alunos do I semestre de Comunicação da Facemp. A participação efetiva do estudante será pontuada ao final de cada unidade de ensino.
Como nós sugere Izidoro Blikstein " “Esfrie" a mensagem,suavize e alivie a carga de informações, utilize ilustrações, use estilo conciso e econômico, construa frases e parágrafos curtos, simplifique a sintaxe e deixe bem visualizado o objetivo. “Ganhe" o leitor com expressões afetivas, recursos poéticos e toque humano.”
Aprander a escrever um bom texto, é aprander a encontrar ideias e ordena-las, mais não é possível dar o que não se tem. Portanto a produção textual é uma atividade onde o remetente procura trasmitir seus propósitos, seus desejos, suas ideias por meio da palavra escrita ao seu destinatário, um texto, só ganha valor quando está inserido num real processo de interlocução. Isto é, quando o que escrevo está direcionado e faz sentido para o outro.
"Modo de Preparar: Empregar vocabulário padrão ao alcance de todos, não perder o objetivo manter sempre a direção, fazer um planejamento prévio, estruturar as ideias, ser coerente conciso, utilizar expressões elegantes agradáveis e persuasivas." Izidoro Blikstein
Informações claras e atrentes são essenciais tanto para o locutor quanto para o interlocutor, sendo assim, haverá boa interação para ambos, levando a ter uma Comunicação.
Toda comunicação escrita deve gerar uma resposta a uma determinada idéia ou necessidade que temos em mente A comunicação escrita será correta e eficaz se produzir uma resposta igualmente correta; Resposta correta é a que esperamos, isto é, aquela que corresponde à idéia ou necessidade que temos em mente; para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se houve uma resposta e se a resposta corresponde à idéia ou necessidade.
É necessário ter atenção no momento da produção de um texto, para que haja entendimento do leitor. Se o texto estiver bem produzido, o leitor entenderá o que está escrito.
Saber ler e interpretar o que eu produzo, fará surtir o mesmo efeito no leitor, levando em consideração o meu leitor alvo: se o meu leitor alvo for criança devo produzir textos que elas venham entender, compreender e aprender; se adulto ter o mesmo procedimento.
Um texto de Nanci Capel Polares do livro:Atendimento ao cliente: o recurso esquecido
Aquilo que desejamos comunicar a alguém é, antes de ser dito, trabalhado em nossa mente, tornando-se uma idéia. Essa idéia é codificada em um sistema de sinais pelo qual a traduzimos para outras pessoas. O sistema de código utilizado – palavras, gestos, desenhos etc. – deve formar uma expressão que realmente transmita uma idéia. No entanto, isso nem sempre ocorre. Com alguma frequência, o que transmitimos não corresponde exatamente ao que queremos transmitir.
"Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido." (Izidoro Blikstein)
Obs: No dia 11 de maio, postei um comentário nesse tópico. Porém hoje quando visitei o blog, ele não está. Gostaria de saber onde que ele foi parar. (risos)
saber as exepriencias e o grau de conehecimento do destinatario, pois o mesmo traz consigo uma bagagem de informações, cultura etc. chamada repertorio. utilizar principalmente o codigo fechado, pois o remetente terá a resposta que deseja. E é claro não esquecer de utilizar imagens, assustar e comover o destinatario, ou seja, não deixar de utilizar ganchos da comunicação.
Aprender a escrever um bom texto, é aprender a encontrar ideias e ordena-las, mais não é possível dar o que não se tem.Por isso é preciso manter a coerencia assim fixando as idéias e necessariamente obtendo conhecimentos para uma boa comunicação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir2. Pontuação e ortografia corretas,...
ResponderExcluirSempre se colocar no lugar do leitor.
Saber ler é primordial
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=GCzg3n3TWb0&feature=related
3. Ser objetivo e coerente.
ResponderExcluirBom vocabulário e envolvimento.
ResponderExcluir2.fixaçao das idéias 3. .....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir7.Organização das informações
ResponderExcluir8. Correta utilização dos conectivos.
ResponderExcluirIdeias coordenadas,e uma ampla visão sobre o assunto.
ResponderExcluirIdéias bem articuladas e objetivas.
ResponderExcluir(Anita)
ResponderExcluir11. Revisar o próprio texto, a fim de corrigi-lo como leitor.
Como nós sugere Izidoro Blikstein " “Esfrie" a mensagem,suavize e alivie a carga de informações, utilize ilustrações, use estilo conciso e econômico, construa frases e parágrafos curtos, simplifique a sintaxe e deixe bem visualizado o objetivo. “Ganhe" o leitor com expressões afetivas, recursos poéticos e toque humano.”
ResponderExcluirAprander a escrever um bom texto, é aprander a encontrar ideias e ordena-las, mais não é possível dar o que não se tem. Portanto a produção textual é uma atividade onde o remetente procura trasmitir seus propósitos, seus desejos, suas ideias por meio da palavra escrita ao seu destinatário, um texto, só ganha valor quando está inserido num real processo de interlocução. Isto é, quando o que escrevo está direcionado e faz sentido para o outro.
ResponderExcluirPara escrever bem, temos de atender a três funções básicas: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir.
ResponderExcluirIzidoro Blikstein
14. É necessário a releitura
ResponderExcluir"Modo de Preparar: Empregar vocabulário padrão ao alcance de todos, não perder o objetivo manter sempre a direção, fazer um planejamento prévio, estruturar as ideias, ser coerente conciso, utilizar expressões elegantes agradáveis e persuasivas." Izidoro
ResponderExcluirBlikstein
Ter uma visão global e crítica da situação
ResponderExcluirEvitar ruídos negativos
Procure sempre verificar se o destinatário descodificou corretamente a mensagem.
Não deseje ser claro e explícito
ResponderExcluirPretenda que a mensagem seja aberta
Procure provocar diferentes descodificações e respostas
Procurar clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido.
ResponderExcluirInformações claras e atrentes são essenciais tanto para o locutor quanto para o interlocutor, sendo assim, haverá boa interação para ambos, levando a ter uma Comunicação.
ResponderExcluirToda comunicação escrita deve gerar uma resposta a uma determinada idéia ou necessidade que temos em mente
ResponderExcluirA comunicação escrita será correta e eficaz se produzir uma resposta igualmente correta;
Resposta correta é a que esperamos, isto é, aquela que corresponde à idéia ou necessidade que temos em mente;
para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se houve uma resposta e se a resposta corresponde à idéia ou necessidade.
saber ler e interpretar
ResponderExcluirÉ necessário releitura.
ResponderExcluirÉ necessário ter atenção no momento da produção de um texto, para que haja entendimento do leitor. Se o texto estiver bem produzido, o leitor entenderá o que está escrito.
ResponderExcluirSaber ler e interpretar o que eu produzo, fará surtir o mesmo efeito no leitor, levando em consideração o meu leitor alvo: se o meu leitor alvo for criança devo produzir textos que elas venham entender, compreender e aprender; se adulto ter o mesmo procedimento.
ResponderExcluirUm texto de Nanci Capel Polares do livro:Atendimento ao cliente: o recurso esquecido
ResponderExcluirAquilo que desejamos comunicar a alguém é, antes de ser dito, trabalhado em nossa mente, tornando-se uma idéia. Essa idéia é codificada em um sistema de sinais pelo qual a traduzimos para outras pessoas. O sistema de código utilizado – palavras, gestos, desenhos etc. – deve formar uma expressão que realmente transmita uma idéia. No entanto, isso nem sempre ocorre. Com alguma frequência, o que transmitimos não corresponde exatamente ao que queremos transmitir.
Boa ortografia e interpretação
ResponderExcluirtornar comum
ResponderExcluir(Anita)
ResponderExcluir"Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido." (Izidoro Blikstein)
Obs: No dia 11 de maio, postei um comentário nesse tópico. Porém hoje quando visitei o blog, ele não está. Gostaria de saber onde que ele foi parar. (risos)
saber as exepriencias e o grau de conehecimento do destinatario, pois o mesmo traz consigo uma bagagem de informações, cultura etc. chamada repertorio.
ResponderExcluirutilizar principalmente o codigo fechado, pois o remetente terá a resposta que deseja.
E é claro não esquecer de utilizar imagens, assustar e comover o destinatario, ou seja, não deixar de utilizar ganchos da comunicação.
Um dos criterios para fazer um bom texto é, Organizar as ideias pra que o leitor entenda o que você quer transmitir....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirManter a coerencia, fixar as idéias e saber quem é o destinatario.
ResponderExcluirobedecer às regras gramaticas e ter coerência.
ResponderExcluirÉ necessário ter conhecimento e técnica!
ResponderExcluirAprender a escrever um bom texto, é aprender a encontrar ideias e ordena-las, mais não é possível dar o que não se tem.Por isso é preciso manter a coerencia assim fixando as idéias e necessariamente obtendo conhecimentos para uma boa comunicação.
ResponderExcluir