segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AUTORIA, originalidade e ineditismo, qual a relação?

Feitos todos os comentários sobre autoria individual, coletiva vale aqui pensar sobre: qual os sentidos de tais palavras? Ainda, como costurar os termos: originalidade, ineditismo e autoria? Vamos pensar? Quem começa?


11 comentários:

  1. Toda autoria geralmente é inédita,pois, é de criação ímpar,diferenciada.A autoria é formada de estudos e conhecimentos obtidos de outras idéias e dalí é retirada as próprias conclusões do autor tornando-as originais,às vezes, despertando outros sentidos do anterior.Não se deve simplesmente copiar algo realizado, mas explorar a capacidade de autoria.Nós somos capazes de inovar!!

    ResponderExcluir
  2. como falado por minha colega acima toda autoria é inédita e original para seu autor pois ele se apega a seus conhecimentos, a seu meio, suas influencias, cultura, entre outra e começa a criar buscando no fundo de sua imaginação e sentimento tudo que ele precisa pra autorar o que esta passando pela sua mente.

    ResponderExcluir
  3. Como disse a colega acima “somos capazes de inovar” e é inovando numa criação que conseguimos o ineditismo e a originalidade da mesma.
    As palavras autoria, ineditismo e originalidade têm tudo a ver uma com as outras, pois a autoria refere-se à criação de algo inédito e original.

    ResponderExcluir
  4. Ser original é ser inédito e ser inédito é ser original. Tudo aquilo que criamos a partir de nós mesmo, mesmo levando em conta toda influência que sofremos do meio, é original, é único. Tudo pode ser transformado, a humanidade esta em constante transformação, por isso todo conceito que é reavaliado e transformado se torna inédito, mesmo que já tenha sido avaliado antes. Originalidade é ser autentico!!

    ResponderExcluir
  5. Aparti do momento que desenvolvo algo diferente ou seja uma nova metodologia de trabalho, desenvolvida no nosso cotidiano dessa forma vou estar beneficiado não a minha pessoa mais como um todo no meu ambiente de trabalho ou no local onde eu queira desenvolve la, de modo que possa beneficiar de certo modo a todos.

    ResponderExcluir
  6. A autoria é inédita e original . Pois tudo que o autor cria usando seus conhecimentos e ideias são inéditas e originas .Pois para que suas criações continue inéditas e originas ele precisa sempre está inovando .

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho que relação de Autoria,originalidade e ineditismo é que ambos estão ligados a reinventar algo novo ou seja, estão sempre juntos, pode ser transformar algo que já existe em outra coisa totalmente diferente,portanto inédita.

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá. Sabendo que a autoria é criação de algo, a originalidade vem mostrar que você é o verdadeiro criador , que por sua vez tornando inédito o que jamais foi visto. Compreendo que com esses elementos forma um conjunto necessário para elaboração de uma autoria.

    ResponderExcluir
  10. A relação entre essas três palavrinhas, (no meu ponto de vista) é a criação de algo.
    Dar existência a uma coisa é ser autor, é ter algo original, e o fato de ser uma criação, tornar-se inédito aos nossos sentidos.

    Linda tarde à todos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. SER ORIGINAL É SER INEDITO: É aquele que não copia, mas cria, tem sua própria opinião.

    ResponderExcluir