sábado, 1 de outubro de 2011

ATV 02

Quem não tem problemas de Comunicação?
Olá turma! Depois da leitura do texto de Álvaro Fernandes e colóquio, em sala de aula, sobre a questão em destaque, sugiro:  postemos aqui, nossas considerações finais...
Pensando em: assumindo o problema e partindo para as soluções, você já identificou qual ou quais os problemas de comunicação presentes no ato de sua comunicação? Ainda, quais as soluções para eles?
Diante da exposição de discursos em sala, comente: o que mais  chamou atenção? Por quê? O que serve para você empreender em sua comunicação?
Esta atividade tem duas etapas, postagem individual e envio de material do grupo: corresponde a um valor.

32 comentários:

  1. Boa noite pessoal.
    “Aqui quem vós fala, mais uma vez, , novamente, de novo, outra vez, retornando.
    é Marriélson com muito prazer” rrsrs
    Vim aqui pra expressar um pouco dos meus conhecimentos a respeito do tema. QUEM NÃO TEM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO.
    E assim como já vimos, comunicação não é o que você fala, e sim é aquilo que os outros entendem.
    Muitas vezes nossa comunicação não é muito clara, e isso gera alguns problemas.
    Ex: a falta de diálogo, não se por no lugar do outro, falar em uma linguagem que não seja familiar ao outro.
    Porque na verdade nem tudo que dizemos, é o que queríamos que ouvissem.
    Planejar o que pretendemos dizer, antes de você falar ter certeza que é isso mesmo que você pretende dizer, são alguns dos principais pontos pra uma boa comunicação. Porque muitas vezes
    nós não costumamos transmitir o que estamos pensando.
    E em relação ao empreendedorismo, o ponto chave de uma boa comunicação, é você saber onde quer atingir o publico. E os meios onde captura as informações, assim como disse nossa amiga SHEILA uma boa embalagem é que faz você levar o produto, porque nem sempre prestamos atenção no conteúdo.

    PESSOAL. Vou ficando por aqui. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Olá Galera!
    Foram diversas coisas que aprendemos na leitura e nas apresentações em sala de aula. A princípio a leitura de Álvaro Fernandes surpreendeu e motivou a muitos, o que torna o livro uma ferramenta fundamental para que possamos empreender em nossa comunicação. Depois a forma que cada equipe apresentou o conteúdo com clareza e voltada para o nosso cotidiano, trazendo um material criativo e informativo para o resto do grupo. Muitas vezes pensamos que estamos nos comunicando quando na verdade não dizemos nada, não entendemos o público, não despertamos interesse ao comunicarmos, não informamos, não persuadimos e nem convencemos. O que ficou bem claro é que podemos solucionar esses problemas de comunicação apenas agindo da seguinte forma: na hora de praticar a comunicação, retirarmos os “nãos” da frase anterior, ou seja, estamos nos comunicando quando entendemos o outro e nos colocamos em seu lugar, despertamos interesse no que dizemos, informamos, persuadimos e convencemos (o outro me entende). Isso é comunicação segundo Álvaro Fernandes.
    P.S.: E para finalizar não poderia deixar de parabenizar muitos colegas que me surpreenderam com suas apresentações e com a coragem e “jogo de cintura” da Professora que conseguiu conduzir de forma inteligente as situações inusitadas que surgiram em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todos.
    Com tudo q foi comentado, e os exemplos citados pelos colegas acima e diante do que se foi estudado e apresentado em sala de aula. Cheguei a conclusão que muitos dos problemas de comunicação acontecem porque as pessoas tendem a tirar conclusões de impressões e não de fatos. E muitas vezes cometemos sem perceber, sendo por uma questão de hábitos, outras por referencias familiares ou culturais. É importante pensar bem antes de falar e de agir. Portanto precisamos aprender a se comunicar de forma certa, do jeito certo e para o público certo. Afinal lidar com pessoas é a parte mais difícil de qualquer situação. Marketing, estratégia é tudo muito importante, mas no final o que realmente faz a diferença são as pessoas. Então, como lideres e empreendedores, devemos aprender a lidar com o assunto. E com isso reconhecer e viver constantemente se analisando, principalmente em relação a nossa postura, nosso comportamento e buscando sempre a solução pra esses problemas.
    E aproveitando o espaço gostaria de deixar minha opinião sobre as apresentações da turma. Todos os grupos se saíram muito bem, cada grupo com sua forma de apresentar e com o material colocado em sala de aula. Mas o meu grupo em questão foi o que mais me chamou atenção, independente de eu ter feito parte dele, mas com a visão geral de tudo, trouxemos o diferencial, algo inovador, tivemos um momento interativo com a galera. Conseguimos atrair a atenção do publico. E foi passado o q realmente queríamos, “que um bom produto não é nada sem uma boa estratégia de comunicação”.
    Até a próxima, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal tudo nem???
    Com as leituras e entendimentos sobre o tema proposto fui a procura e pesquisando sobro o que significa e a importância da comunicação, descobri muitas coisas que vinheram a mim ter um senso critico a mim mesmo sobre a minha comunicação com os outros, no livro QUEM NÃO TEM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO o autor aborda vários tipos de comunicação e fala que 70% do nosso dia é nos comunicando eu já vou alem e tomo a audácia de dizer que quase 100% do nosso dia é nos comunicando, se comunicar não é só falar, mas sim fazer gestos, imagens e etc, ele no livro também ressalta a importância de nos colocarmos no lugar da pessoa que esta recebendo nossa comunicação será que estamos sendo precisos e diretos no que queremos dizer, é sempre a pergunta que devemos nos fazer. Pois para ser-mos grandes e brilhantes empreendedores temos que saber nos comunicar muito bem sendo precisos no que queremos assim otimizando todos os processos e se possível sem deixar ninguém com duvidas tentando ao máximo ser coeso, simples, direto e enfatizante no que se quer, sabendo usar com clareza nossa comunicação temos certeza que atingiremos nosso objetivo e destacando-se entre os demais.
    P.S:Em relação as apresentações vimos exemplos reais de superações e demonstrações de belas formas de comunicação entre nossos colegas, um mais maravilhoso que o outro nos deixando vidrados nas apresentações.

    Abração a todos.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!
    As apresentações em sala foram muito proveitosas, conseguimos captar aquilo que Álvaro Fernandes quis dizer e muito mais. Eu particularmente ,descobrir uma falha em minha comunicação,pois, nem sempre o receptor entende ou tem nosso conhecimento, então devemos nos colocar no lugar do outro pra saber se a mensagem está sendo entendida, compreendida não importando a ordem mas a clareza , o convencimento dos argumentos e da leitura. A informação é uma forte ferramenta para comunicação ,ela proporciona desenvolvimento sobre o objeto em pauta e consegue persuadir na opinião alheia para então convencer o leitor dos fatos. A idéia de Álvaro é muito boa, ele usa técnicas de publicidade e marketing para atrair a atenção do leitor, ele diz que é preciso conhecer o público para trazer ao mesmo aquilo que lhe interessa. Numa entrevista de emprego por exemplo devemos nos colocar como o entrevistador quer nos vê para garantirmos a vaga,pois, somos nosso próprio produto e temos que saber vendê -lo. Um indivíduo de boa comunicação que sabe se expressar bem tem um currílo cheio e com certeza já leu muito, porque a leitura é o meio para o domínio da comunicação. Achei legal também que todas as equipes buscaram um único tema ,porém trouxeram diferentes sentidos e abordaram diversas idéias, e mostrando o poder que tem uma boa comunicação.
    Meus queridos colegas me surpreenderam e mergulharam realmente!!!!

    Até a próxima...E melhores trabalhos virão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom gente adorei todas as apresentações.mais a que mais me chamou atenção foi a estratégia de comunicação pois foi muito bom o mini teatro..
    Deu para entender os ruídos da comunicação ..aprendemos sobre a importância da propaganda e da marketing elas andam juntas com a comunicação ..

    ResponderExcluir
  7. AS apresentações na sala de aula foram ótimas .Elas passaram a mensagem que Álvaro Fernandes queria nos mostrar em seu livro que devemos pesquisar, valorizar ,estudar o outro para que as informações sejam passadas de forma positiva, para que possamos atrair a atenção do públido ,devemos ter cuidado na hora da elaboração da notícia para ela transmita e passe comunição .Aprendemos que devemos usar a propaganda ,o marketing pois elas andam juntas com a comunicação e que se uma pessoa tem uma boa comunicação ela sempre agirá e se expressará bem .

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Comunicação não e apenas falar, mas que o seu receptor entenda o que você esta querendo dizendo, a respeito de todas as apresentações foram boas poderiam ser melhores, claro que sim, todos passaram de maneiras diferentes e bem divertidas cada uma com o seu diferencial uns usaram slide outras dramatizações, mas todas passaram o seu conteúdo de forma clara e direta. Parabéns a todos.
    Álvares Fernandes deixa bem claro quando fala do marketing de vendas, como atrair o seu cliente? E não só na parte profissional na pessoal também, como vai se comunicar numa entrevista? Esse autor deixa no ar a pergunta: Quem não tem problema de comunicação?
    Álvares no deu muitas dicas de como ser um empreender uma delas é dedicar as atividades de organização e disse também que podemos comunicar e empreender...
    Esse é o cara não é?

    ResponderExcluir
  10. “Veja o assunto com os olhos dos outros”.
    A partir das sínteses apresentadas em sala de aula, notam-se certas deficiências quanto à comunicação, a saber:
    • Apresentação de slides com textos grandes, letras pequenas e tons escuros;
    • Excesso de vídeos que ficam subentendidos como fuga da atividade exigida;
    • Falta de habilidade na expressão corporal (falar de costas para o público);
    • Discurso prolongado (falta de cumprimento do tempo estabelecido pelo docente);
    • Tom de voz inadequado (falar baixo demais ou vice-versa);
    • Conversas paralelas entre os próprios apresentadores (demonstra certa insegurança);

    Para que estas deficiências sejam corrigidas torna-se necessário a leitura de livros, e participação em palestras que abordem assuntos referentes à oratória.
    Pontos importantes e positivos observados nas apresentações:
    • As críticas construtivas e dicas de boa apresentação dadas pela docente;
    • Criatividades nas charges;
    • Relatos de experiências e bons exemplos de vida relacionados ao tema do livro;
    • Pesquisas de textos sobre comunicação para ampliar o conhecimento;
    • A superação de alguns em falar em público;
    • E o interesse dos grupos em apresentar o trabalho e conquistar seu interlocutor;

    Portanto, a leitura do livro “QUEM NÃO TEM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO?” contribuiu fortemente para superar as dificuldades e também para aprimorar as habilidades de expressão na oratória.

    Maria Aparecida (Cida)

    ResponderExcluir
  11. Boa noite galera!
    Meus problemas de comunicações são inúmeros, por exemplo: tenho o hábito de achar que tudo é importante..., muitas vezes estou tão interessada em falar sobre algo, que acabo não me preocupando se a pessoa está entendendo o que estou falando.
    Mas, como diz Álvaro Fernandes “a comunicação pode ser aprendida e aprimorada”. E para melhorar a minha forma de comunicar, comecei a tentar colocar-me no lugar do outro e tentar selecionar o que realmente é interessante pra quem eu estou me direcionando.
    O que mais me chamou a atenção no livro “Quem não tem problemas de comunicação”, foi quando Álvaro Fernandes diz que “as ideias também precisam ser vendidas”, ou seja, não adianta ter uma boa ideia, se você não consegue mostrar as pessoas que ela é realmente boa, pois, si isso não acontecer seu projeto ou ideia jamais saíra do imaginário e do papel.
    Afinal, “as ideias não falam por si, elas precisam ser promovidas”.

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite.

    Conforme as apresentações em sala, para haver comunicação entre duas ou mais pessoas o receptor tem que entender a mensagem que esta sendo passada. Em sala varia equipes apresentaram sobre o mesmo assunto de forma diferente, mostrando como os meios de comunicação tem fundamental importancia da forma que é passada a mensagem assim preendendo a atenção do público de forma positiva. O autor expôs os temas mostrando como as pessoas devem s portar vendendo o seu produto, a estrategia de marketing,, como os meios podem influênciar, uma bao escrita, o que falar e como se apresentar em uma entrevista, e muitas outras coisas. Tanto as equipes da parte I quanto a da parte II, conseguiram passar o que aprenderam com o livro e também fizeram como Álvares Fernandes, nos fez questionar.

    Aprendi muito em sala com os debates, o esclarecimento das duvidas e com tudo que aprendi, consegui levar algo para o meu cotidiano.

    Boa noite, até mais!

    ResponderExcluir
  13. Com esse livro obtive uma experiência inovadora, pois nunca tinha lido algo dessa forma de questionar o autor o tempo todo e observar além das palavras escritas. Antes não tinha a concepção que nem tudo que e falado e compreendido e temos que conhecer nosso publico, pois temos sempre que aprender e aprimorar nossa comunicação.
    Foi muito interessante grupos com o mesmo tema mais com estratégicas e argumentos diferente, tornando dessa forma criativa e fácil o entendimento do assunto, mais me surpreendi com o vídeo de PILOBOLUS o silencio e ao terminar não precisou dizer mais nada, uma compreensão total.
    Todo estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa tarde!

    Analisando as charges podemos perceber os erros de comunicação,nas apresentações do livro de Álvaro Fernandes foi muito interresante, a maneira que cada equipe apresentou, o jeito que cada um passou sua mensagem.Comunicar-se bem depende de escolher as armas certas. É o meio que define o sucesso da mensagem. Pessoalmente, por escrito, via e-mail, na televisão, no rádio. Dia e horário também são fatores preponderantes. Quem seguiu o primeiro passo e conheceu seu interlocutor, na certa saberá qual o melhor momento – e formato – de transmitir sua mensagem. Escolhendo a arma certa, fica mais fácil acertar.

    ResponderExcluir
  15. A comunicação é fundamental na vida de todos nós, a praticamos desde que acordamos até o momento em que vamos dormir. E ela pode construir, destruir ou até mesmo não ser notada, só depende das técnicas que usamos. É isso que Álvaro Fernandes comunica no livro QUEM NÃO TEM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO. A comunicação só existe quando o interlocutor entende a mensagem transmitida, ela deve ser feita para o público certo de maneira clara e objetiva, evitando ruídos que podem gerar sérios problemas.
    A leitura do livro fez com que eu mim questionasse: será que eu falo o correto para as pessoas certas e mais ainda, será que eu estou me comunicando adequadamente. Uma coisa tenho certeza: mergulhei no livro e hoje entendo a relevância da comunicação no nosso cotidiano.
    As equipes se destacam pela diversidade das apresentações, isso mostra que públicos diferentes, têm idéias diferentes. Apesar da repetitividade do assunto percebi em todas, características diferentes: segurança, objetividade, dinamismo e “volta por cima”, tudo isso contribuiu para que eu possa encontrar o caminho para empreenderem minha comunicação, pois alguns ruídos ainda estão presentes nela, contudo estou tentando saná-las.

    ResponderExcluir
  16. Gostei de todas as apresentações, cada uma com suas dificuldades, porém procurando superá-las. O que mais mim chamou atenção foi a superação do colega Tiago, mostrando o quanto a pessoa é capaz, quando procura fazer o melhor de si buscando pesquisa da melhor forma de entender, argumentar e expressar suas idéias. O livro mim ajudou muito nas minhas dificuldades que são várias, comunicar e apresentar diante das pessoas, com a leitura estou aprendendo que para ter uma boa comunicação devemos aprimorar, planejar e organizar nossas idéias e acreditar no nosso potencial.

    ResponderExcluir
  17. “Veja o assunto com os olhos dos outros”.
    A partir das sínteses apresentadas em sala de aula, notam-se certas deficiências quanto à comunicação, a saber:
    • Apresentação de slides com textos grandes, letras pequenas e tons escuros;
    • Excesso de vídeos que ficam subentendidos como fuga da atividade exigida;
    • Falta de habilidade na expressão corporal (falar de costas para o público);
    • Discurso prolongado (falta de cumprimento do tempo estabelecido pelo docente);
    • Tom de voz inadequado (falar baixo demais ou vice-versa);
    • Conversas paralelas entre os próprios apresentadores (demonstra certa insegurança);

    Para que estas deficiências sejam corrigidas torna-se necessário a leitura de livros, e participação em palestras que abordem assuntos referentes à oratória.
    Pontos importantes e positivos observados nas apresentações:
    • As críticas construtivas e dicas de boa apresentação dadas pela docente;
    • Criatividades nas charges;
    • Relatos de experiências e bons exemplos de vida relacionados ao tema do livro;
    • Pesquisas de textos sobre comunicação para ampliar o conhecimento;
    • A superação de alguns em falar em público;
    • E o interesse dos grupos em apresentar o trabalho e conquistar seu interlocutor;

    Portanto, a leitura do livro “QUEM NÃO TEM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO?” contribuiu fortemente para superar as dificuldades e também para aprimorar as habilidades de expressão na oratória.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! As apresentações foram espetaculares, foi um momento de grande concentração e aprendizagem, recebemos informações que será necessário para ampliar o nosso conhecimento. Eu achei bem legal a apresentação do grupo de Tiago, ele foi um exemplo mostrando sua capacidade, deu a volta por cima e mergulhou profundamente, expondo seu potencial. O que não posso deixar de citar minha dificuldade na comunicação mais o livro de Álvaro Fernandes irá mim ajudar nessa minha superação.
    Empreender na comunicação é esta conectado ao mundo buscando,informando, persuadindo, convencendo, quebrando todas as barreiras que há na comunicação. Procurar solucionar os problemas que nos afligem será a solução.

    ResponderExcluir
  19. boa noite pessoal,

    Durante as apresentações o que mais mim chamou atenção foi de quanto as pessoas sentem dificuldade de se comunicar e o pior é que, todo mundo fala, escreve, gesticula, gritam e pensam que está se comunicando, as vezes complicando . Por que para se comunicar tem até a hora certa, as vezes não é apropriada a hora para tal coisa, também o lugar perfeito para a comunicação ideal, podendo haver ruídos de todos os gêneros, e convenhamos que uma comunicação mal dirigida causam sérios danos. O que importa é entender o que eu digo, as vezes não precisa de muita produção. Inteligência, e sentimentos tem que ter no roteiro, e uma comunicação formal faz mais efeito. Sei que escrever bem é necessário, mais nem sempre criar textos literários com uma boa linguagem verbal é suficiente, aprendo com isso: que deve-se expressar com clareza, brevidade e ser convincente.
    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  20. Boa noite galera! Durante as apresentações em sala do livro de Álvaro Fernandes, quem não tem problema de comunicação, vimos excelentes equipes que de forma clara mostrou boas maneiras para nos comunicarmos com eficiência. Uma questão que na minha opinião é de grande importância é a escolha do público-alvo, coloque-se no lugar do ouvinte, buscar a maneira de vender uma idéia que facilite a compreensão por parte do receptor. Vimos a necessidade em analisar informações do que se pretende falar, para que não haja uma desentendimento na comunicação. O que mais mim chamou atenção durante as apresentações foi a superação da equipe de Tiago, onde mostraram a grande importância em comunicar-se e mostrou que todos somos capazes, porem é preciso “mergulhar”.
    Uma das minhas grandes dificuldades de comunicação é em compreender o que esta sendo dito em determinado momento e também em me expressar diante do público de forma clara e concisa, tenho certeza que a partir da leitura do livro de Álvaro Fernandes e outros estarei aperfeiçoando minhas idéias e mim comunicando da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite gente,

    Percebi que comunicar de uma maneira adequada é um desafio, pois énecessário que as pessoas estejam atentas as técnicas que podem melhorar a comunicação nas relações diárias, preocupando-se em entender sentimentos e problemas do próximo, assim evitando mal entendidos.Geralmente as pessoas falham em serem” bons ouvintes”, elas presumem que sabem o que a outra pessoa esta falando porque simplesmente já ouviram antes e adotam a idéia de que aquela pessoa pensa igual a outra. Isso é completamente errado.

    Lidiane Lima

    ResponderExcluir
  22. Com tudo que vi nas apresentações consegui extrair informações importantes para minha comunicação. Gostei bastante dos trabalhos mostrados pelos meus colegas. Os vídeos apresentados mostraram a vastidão que é o assunto “comunicação” .

    Mariana Silva

    ResponderExcluir
  23. Olá colegas, boa noite a todos.
    Começo meu discurso parabenizando todas as equipes,pois mostraram que conseguiram assimilar o conteúdo,foram criativas na forma de apresentar,entre elas as peças teatrais apesar do nevosismo de alguns trabalharam varias
    formas de comunicação de fatos atuais que são presentes todos os dias na sociedade.a leitura do livro e as apresentações mim mostrou uma outra visão de comunicação a de superar os desafios para empreender.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite pessoal...
    Bem... o que eu percebi foi uma desorganização nas equipes no geral, algumas mais outras menos, alguns com insegurança na fala, se atrapalhando, mas acho que por conta do nervosismo pois, o conteúdo mostrado e com o decorrer das apresentações foram se aperfeiçoando.
    Para superarmos os nossos problemas em nos comunicar acho que é necessário observarmos os problemas dos outros com olhar crítico e tê-los como exemplo para melhorarmos cada vez mais individualmente e em grupo.
    O que me chamou mais a atenção foi a quantidade de informações diferentes sobre um mesmo pedaço do livro que os colegas conseguiram desenvolver, o que me fez entender que apesar de muitas ideias já mostradas sempre existe mais uma que pode ser encontrada.

    ResponderExcluir
  25. Ola pessoal!

    O autor nos mostra de uma forma simples e pratica como resolver os problemas de comunicação. Ele não se resume em só mostrar e orientar pessoas que utilizam a comunicação pelo contrario ele nos mostrar como melhorar nossa comunicação entre pessoa no trabalho e no nosso cotidiano. Com isso mostra soluções para melhora-ela.Como conhecer o publico alvo, cativar o publico, pesquisar para melhor desempenho em uma entrevista de emprego, e nos fala também, que comunica-se depender de escolher as armas certas, fazendo dela assim, decisiva em nossas vidas. Gostaria de também de comentar que todas as apresentações foram muito criativas, ou melhor, dizendo um verdadeiro mergulho! Todos estão de parabéns por suas apresentações.

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite pessoal
    Gostei das apresentações em Geral, apesar do nervosismo, todas as equipes se empenharam e se esforçaram muito.Sendo que todas, usaram seus artificios, nos vídeos, slides e teatro, onde mostraram o que Álvaro Fernandes realmente queria dizer, uma linguagem clara e objetiva e acessível, mostrando de igual para igual a publicidade, jornalismo e comunicação.No que transmite em sua obra, as equipes explicaram e exemplificaram todas as partes das obras.
    onde mostra em admitir, demonstrar e solucionar o problema para a comunicação, que faz muita distinção no cotidiano de todos.

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite pessoal
    Resumindo:
    Comunicação é o que entendemos e não o que falamos.
    e também temos que saber ouvi-los e depois falarmos.Aprendemos muitas coisas na sala levamos um conteúdo muito criativo e informativo para todos.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite galera, o livro de Álvaro Fernandes, Quem não tem problemas de comunicação,
    foi grande serventia para que conseguíssemos identificar nossas limitações de comunicação
    e como supera-las.
    Em relação às apresentações, foram boas cada um tentado vencer o seu problema de se expressar e levando exemplos próprios do seu cotidiano para sala. A criatividade da galera também mim chamou a atenção em tentar variar na maneira de apresentar o seu conteúdo. Porem houve excesso de tempo, tornando assim as explicações cansativas, mais nada que não possa ser corrigido.
    Esta foi minha breve contribuição, mais espero que seja de alguma serventia, até a próxima

    ResponderExcluir
  29. Em nossas apresentações pude notar, que apesar de alguns pequenas garfes cometidas, o nível de apresentação está cada vez mais se superando. Acho que com mais prática vamos conseguir desenvolver cada vez melhor. Acabando então com esses pequenos problemas.

    Dois dos problemas mais comuns da comunicação é


    Nem tudo que escrevemos é o que queriamos dizer, ou não entenderam da forma que pretendiamos.




    Nem tudo o que dizemos é oque queriamos que ouvissem e entendessem.



    Esses probelmas muitas vezes acontecem por falta de um diálogo mais claro e objetivo, que seja de uma forma mais pratica e que seja voltado para o tipo de publico que se quer atingir.

    Rafaela Reis

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal...
    As apresentações em aula foram otimas, nos deixando convencidos de que todos nós temos problemas em nos comunicarmos. Passar uma boa informação ao proximo nunca é demais. Afinal, temos que entender que nao sabemos de que forma a outra pessoa vai entender ou interpretar a informação que foi passada pra ele.
    Também não precisamos falar muito para tentar explicar ou passar uma informação. Devemos lembrar de que quanto mais falamos mais informações a outra pessoa vai absorver o deixando confuso. Então porque não so falar o necessario de forma direta, objetiva e clara!
    Antes de pensamos em falar ou mostrar algo a alguma pessoa porque não nos colocarmos no lugar do outro prestando bastante atenção no que realmente o outro deseja?? "vai ai uma dica"

    Caio Mercês

    ResponderExcluir
  31. Notei que os principais problemas na comunicação, se dá pelo MEDO de se comunicar, PREOCUPAÇÃO com o diálogo, voz quase INAUDÍVEL, dicção RUIM, ATROPELAMENTO das palavras ou LENTIDÃO das mesmas, AUSÊNCIA de gestos, postura INADEQUADA, DESORGANIZAÇÃO de idéias, DIFICULDADE de vocabulário e MAL uso de Recursos Audiovisuais.
    Se começar a corrigir esses problemas, logo a comunicação terá um melhoramento incrível.

    Gostei bastante das apresentações, todas me chamou a atenção e com certeza aprendi muito com elas.
    Mas em destaque, abordo o tema da minha equipe (Técnicas de Comunicaçao Escrita) com a frase: "Quem não escreve bem... perde o trem!"
    Quem não escreve bem, não perde apenas o trem como muitas outras coisas...

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir