segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pergunta: o que caracteriza o texto escrito?

Sobre o texto escrito, lancei a pergunta acima e sugiro a leitura do capítulo nove de Álvaro Fernandes em, Quem não tem problemas de comunicação? Ainda, que tal o texto de Cecília Meireles?..

Para que a escrita seja legível

Para que a escrita seja legível,
é preciso dispor os instrumentos,
exercitar a mão,
conhecer todos os caracteres.

Mas para começar a dizer
alguma coisa que valha a pena,
é preciso conhecer todos os sentidos
de todos os caracteres,
e ter experimentado em si próprio
todos esses sentidos,
e ter observado no mundo
e no transmundo
todos os resultados dessas experiências.

Cecília Meireles - Poesia Completa - Ed. Nova Aguilar

30 comentários:

  1. Quando há uma comunicação oral, temos claras a fala, e com quem se fala, e também outras formas de expressão, como gestos, expressões faciais. E na linguagem oral o interlocutor também pode interagir com o falante, até pra o uso de explicações para o assunto não esclarecido.
    Um texto escrito deve ser objetivo, por não haver uso de gestos, expressões, entonação, etc. Por isso deve-se ter uma preocupação com o uso das palavras. Escrever é diferente de falar, não basta saber falar para escrever um bom texto, é preciso dominar os recursos específicos da modalidade escrita, tais como: as regras de ortografia, de pontuação, concordância e tempos verbais.

    ResponderExcluir
  2. Caracteriza o texto escrito a linguagem, as funções gramaticais e conhecimento. Como Cecília Meireles disse “é preciso conhecer todos os sentidos de todos os caracteres”, ou seja, conhecer o que se diz ter a convicção de que todas as regras lingüísticas estão corretas afim de proporcionar uma boa comunicação com o ouvintes ou destinatário. Todo comunicador tem que ter convicção das idéias que pretende transmitir para o publico alvo, ora sem a convicção quem irá acreditar no se diz?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Contrapondo os versos:

    Para que a escrita seja legível,
    é preciso dispor os instrumentos,
    exercitar a mão,
    conhecer todos os caracteres.

    Mas para começar a dizer
    alguma coisa que valha a pena,
    é preciso conhecer todos os sentidos
    de todos os caracteres,

    O que se pode destacar como diferença?
    UM PEDIDO: escrevam no editor de texto!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Para que a escrita seje legível,precisa ser tratado de maneira direta e simples,obedecendo-se a uma sequência de sentidos,lógicas e ordenada na apresentação das ideias,evitando-se o desvio do assunto tornando algo sem sentido.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Para que a nossa escrita seja legível é preciso conhecer as principais funções gramaticais. Temos que ter conhecimento daquilo que estamos escrevendo e o que estamos pensando. Escrever requer mais cautelação de palavras e de idéias, às vezes não é tudo que se pensa deveremos passar para o papel. Por isso a linguagem Oral é diferente da linguagem escrita. Muitas pessoas gostam mais da linguagem oral do que da escrita, pois é mais fácil de transmitir a mensagem para o receptor, pois se não houver uma comunicação ele irá de imediato consertar o erro até que tenha uma comunicação entre eles. Pois quando escrevemos queremos passa uma mensagem mais nem sempre esta mensagem é entendida, ou seja, nem sempre tem comunicação entre si. Ai você diz: eu queria dizer isso!
    Está situação é muito comum na linguagem escrita.

    ResponderExcluir
  9. Escrever é diferente de falar, não basta saber falar para escrever um bom texto, é preciso dominar os recursos específicos da modalidade escrita, tais como, as regras de ortografia (que não aparece na fala), de pontuação, concordância e tempos verbais.
    Mas isso não é suficiente para que o texto seja bom, é necessário que haja uma interação entre o produtor do texto com o seu receptor, por isso que é preciso saber a quem o texto se destina.
    Um texto escrito deve ser objetivo, pois nele não vamos poder usar gestos, expressões, entonação, etc. Por isso devemos ter uma preocupação com o uso das palavras.

    ResponderExcluir
  10. Para ser um bom texto não precisa ser escrito de forma erudita ou sofisticada, não que seja errado escrever com qualidade literária, mas para nossa comunicação diária ser melhor temos que escrever de forma clara, simples e atraente, tendo o compromisso com a eficiência.
    É importante também sempre se colocar no lugar da pessoa que vai ler, pois nem sempre o que é claro para você pode estar claro para o seu destinatário.
    “O texto deixa de comunicar, na medida em que emprega uma linguagem tão distante da comum, a ponto de se colocar fora do alcance da maioria.”

    ResponderExcluir
  11. A grande maioria das pessoas opta pela comunicação oral, pelo fato de ser mais fácil o entendimento do receptor ou ate mesmo para se próprio na hora transmitir. No texto escrito é mais complicado, pois deve seguir uma serie de regras, ter coerência e coesão, observar conjunções verbais entre outras, para que possa torna possível o entendimento do receptor.

    ResponderExcluir
  12. Que tal avaliar e reescrever os textos escritos neste blog? O que pode ser melhorado neste meu texto?

    ResponderExcluir
  13. boas dicas não é preciso só saber escrever
    concordo plenamente,também é necessário se expresar e saber o que escrever falar.

    ResponderExcluir
  14. As pessoas adotan a comunicaçao oral porque é uma maneira facil, simples de se expressar ter coerencia nas falas saber se expressar expor seu conhecimento, efim uma variedades de funçoes que agracian a comunicaçao....

    ResponderExcluir
  15. Para escrever bem é necessário conhecer sobre o assunto que vai ser tratado, e escrever de forma clara, para que as outras pessoas venham compreender o que o interlocutor esta falando.
    LEIDINALVA

    ResponderExcluir
  16. "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.

    Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.

    Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

    Graciliano Ramos

    Escrever,reescrever,buscar clareza na linguagem e precisão nas informações,coloca-se no lugar do leitor.E só depois sentindo seguro da mensagem que deseja passar,podendo assim publica-las.
    ESCREVER É UMA ARTE!

    ResponderExcluir
  17. Para ter uma boa escrita é necessário que haja a certeza do que se vai escrever. Para isso, é necessário um conhecimento do assunto a ser escrito. Sempre relendo suas idéias e se colocando no lugar do leitor.

    ResponderExcluir
  18. O texto escrito é a extensão da comunicação humana que pode ser aprendido e treinado. Através da participação deste blog criado pela professora Cinthia, estamos exercitando treinando e melhorando nossa produção textual.
    Revisar, reescrever e planejar fazem parte da arte da escrita. Escrever não se limita ao conhecimento de um código que transformamos da palavra oral em palavra escrita. Para produzirmos um texto é necessário buscar informações, saber qual o objetivo do texto, que nível de linguagem devemos utilizar e sermos coerentes e concisos.

    ResponderExcluir
  19. De acordo com Álvaro Fernandes, a mensagem escrita é o principal desafio da comunicação. Desse modo, para desenvolver um bom texto é fundamental conhecer todas as regras gramaticais; este deve ser claro e convincente. O texto deve obrigatoriamente transmitir com clareza a mensagem na intenção de ser entendida pelos receptores, pois se apenas o autor entender, não há comunicação. Sendo assim, as palavras devem ser fáceis e de imediato entendimento, construindo frases simples.

    ResponderExcluir
  20. Para que a escrita seja legível
    A comunicação oral poderá proporcionar de alguma forma o entendimento ao ouvinte, diferente da escrita. Na escrita o entendimento chega ser um pouco complicado. Para que a escrita seja legível, é necessário que o autor do texto use as regra de maneira correta, leia novamente para ver se ele entende o que escreveu, para que os receptores não tenham que buscar entendimento onde não tenha. Ler é sempre uma boa maneira para se aprender a se comunicar na forma escrita, pois lendo, o escritor poderá aprender e ter facilidade para se comunicar através da escrita. Parabéns para quem postou este texto.

    ResponderExcluir
  21. Perfeito Aline. "A palavra foi feita para dizer." E essas disseram tudo sobre o texto escrito.

    ResponderExcluir
  22. Em certas situações, pessoas se deparam com as seguintes perguntas; nossa! Como faço este texto? O que coloco referente à este tema?
    As vezes tem as informações para formar suas opiniões, mas na verdade não sabe como descrevê-las, talvez se fosse para expressar oralmente daria um belo discurso, mas não pode esquecer-se que, além de trabalhar com a comunicação oral, usa-se também a escrita, esta torna-se legível desde o momento em que é pensado no assunto a ser tratado, sua finalidade, e público a ser atingindo,uso de palavras que dêem sentido ao que deseja transmitir, ou seja, palavras coerentes, nítidas para o bom entendimento do leitor. O livro de Álvaro Fernandes e Cecília Meireles demonstra dicas interessantes para uma boa escrita, portanto uma boa leitura destes entre outros aperfeiçoará sua escrita.

    ResponderExcluir
  23. É necessario que a escrita obedeça a um traçado determinado sendo que não temos que escrever bem e sim escrever de uma forma clara e convincente para que possamos se comunicar da melhor maneira.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Antes de anunciarmos uma mensagem por escrito devemos parar e pensar em quem vai ler nossas frases. O texto, mais do que qualquer outra forma de comunicação, é uma experiência individual e íntima, pois devemos nos expressar de forma breve, clara e convincente. Para comunicar melhor por escrito não precisamos ser grandes autores ou ESCREVER BEM, na verdade temos que comunicar para nosso público chamando atenção e da melhor maneira possível para se ter uma boa Comunicação.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com Cássia. Acredito, também, que escrever é algo intimo, e que depende muito do estado de espírito do autor. Escrever não é só organização, ortografia e etc. É também envolver-se com as letras, com as palavras. Escrever requer um pouco de emoção.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. A escrita tem normas próprias, tais como regras de ortografia - que, evidentemente, não é marcada na fala - de pontuação, de concordância, de uso de tempos verbais. Entretanto, a simples utilização de tais regras e de outros recursos da norma culta não garante o sucesso de um texto escrito. Não basta apenas,saber que escrever, escrever é diferente de falar. É necessário preocupar-se com a constituição de um discurso, entendido aqui como um ato de linguagem que representa uma interação entre o locutor do texto e seu interlocutor; além disso, é preciso ter em mente a finalidade para a qual o texto foi produzido.
    Claro que para ter um texto coeso não precisa somente de tantas regras como Helio e Cássia falou, sempre precisa de uma pitada de emoção própria do autor algo diferente que só o dono do texto tem..

    ResponderExcluir
  30. Aduane, releia seu texto. Você pode aplicar o que disse a ele? Veja: É necessário preocupar-se com a constituição de um discurso, entendido aqui como um ato de linguagem que representa uma interação entre o locutor do texto e seu interlocutor. Sucesso querida, volto a ler sua escrita depois.

    ResponderExcluir