terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobre processo de comunicação...

Sinopse

Por causa das profundas transformações econômicas, tecnológicas e socioculturais que marcaram o século XX, os estudos da comunicação têm enfrentado vários dilemas, como a validade das teorias clássicas, a qualidade e o impacto das novas tecnologias e a importância da atuação social dos comunicadores. Teoria da comunicação - conceitos básicos apresenta as idéias fundamentais, as principais escolas e os objetivos históricos dos estudos da comunicação. Demonstra que a compreensão dos fenômenos da comunicação humana, mais do que um campo de contemplação, é uma importante fonte de orientação de atividades técnicas, estratégicas e ideológicas. Amparado em pensadores do porte de Espinosa, Saussure, Horkheimer, Adorno, Habermas, Jakobson, Lévi-Strauss e Marcondes Filho, Rodrigo Vilalba incentiva a discussão sobre os limites da comunicação, convidando o leitor a refletir sobre questões acadêmicas, sociais, políticas e éticas.
A partir da Sinopse acima, escreva uma nova síntese para o texto do autor. Selecione especialmente as páginas lidas por você. Colabore e participe da construção de conhecimento neste ambiente...

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vilalba aborda a comunicação e suas transformações ocorridas ao longo dos anos.
    Segundo ele as ciências da comunicação trazem grandes contribuições na organização e controle da vida humana. E a existência das várias formas de comunicações nos ajuda na realização da comunicação de foma correta.

    ResponderExcluir
  3. Sendo assim pergunto: que transformações? Quais contribuições?

    ResponderExcluir
  4. A comunicação torna-se a cada dia mais importante na relação da sociedade e dentro das
    empresas. Novas tecnologias permitem uma maior abrangência das informações, rompendo os
    limites do tempo, espaço e até mesmo de valores culturais.Uma das contribuições da comunicação é permitir ao ser humano conhecimento mais profundo e melhor compreensão do mundo e de nossas responsabilidades socias.

    ResponderExcluir
  5. É,a comunicação é construida a cada momento entre o comum e o cilenciado,a comunicação não parece mais propensa à aceitar"verdades e certezas",preferindo então aproximações e questões abertas.

    ResponderExcluir
  6. Na minha concepção essas transformações foram as econômicas, tecnológicas e socioculturais. As contribuições é o incentivo a discução sobre os limites da comunicação, e nos leva a refletir sobre questões acadêmicas, sociais políticas e éticas.

    ResponderExcluir
  7. Da Revolução Industrial para a Revolução da Tecnologia muita coisa mudou na vida das pessoas de modo geral. A introdução de novas tecnologias de comunicação proporcionou uma mudança significativa nas áreas econômica, política, cultural e social e a cada dia continua sofrendo fortes transformações devido o surgimento de novas formas de se comunicar e de se relacionar com outros indivíduos. A tecnologia nos acompanha em cada minuto de nossas vidas: celulares com tecnologia 3G, jornalismo on line, tv´s digital, skype, MSN, Google Maps, blogs, Orkut, Wikipédia, cursos on line, dentre outros que nos possibilitam se comunicar. E como saber se essas mudanças serão positivas em longo prazo?

    ResponderExcluir
  8. O surgimento de computadores pessoais, com suas redes de comunicação globais como a Internet, coloca a humanidade frente a uma nova onda de transformações. Não há atividade humana que resista a esse período de transição. O impacto das redes de computadores, da microeletrônica, das telecomunicações é total e pode ser sentido no trabalho, na educação, na economia, no entretenimento, nas artes, ou seja, em todas as esferas sociais. Assim, é possível afirmar que interagimos em um mundo que se tornou digital.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Entre as inovações sofridas pela comunicação, destaca-se o aparato tecnológico para este fim, bem como, o novo comportamento comunicativo da rede social. Essa é uma mudança irreversível e necessária para atender a demanda de comunicação na modernidade. Quanto às vantagens ou prejuízos é impossível mensurar. Ainda, acredito que toda inovação tem seu lado positivo ao mesmo tempo em que constitui-se em perdas...

    ResponderExcluir
  10. - Dentro de concepções a comunicação pode ter vários sentidos; o simples sentar, cruzar as pernas, um aperto de mão, tudo se transforma em um meio de comunicação. Vilalba deixa claro que a imagem inculcada na mente do interlocutor fixa-se, a exemplo do cachorro, ele ira ser cachorro em todos os lugares porque essa imagem foi fixada a muito tempo. Concluindo a comunicação pode ser apresentada de inúmeros modos.

    ResponderExcluir
  11. A revolução digital, como toda revolução trouxe coisas boas e ruins, porém é o homem que precisa saber utilizar bem este novo meio de comunicação. Algumas coisas boas dessa nova era digital é as informações chegam mais rapidas, você pode fazer compras, pesquisas,bater papo sem sair de casa, porém a parte ruim é que como as pessoas que utilizam a internet não se comunicam pessoalmente, cria uma barreira tornando as comunicações superficiais...

    ResponderExcluir
  12. Mesmo assim, sendo ela uma rede social e que superficialmente nos distancia do corpo a corpo, o seu mundo é fascinante. É uma comunicação que lhe tele transporta a diversos lugares. Como é gostoso falar com alguém que está milhares de quilômetros de você, ter a satisfação de visualizar essa pessoa e matar saudades. Como é prazeroso encontrar através da rede um amigo que não se vê há anos e a partir daí, falar de saudades, falar da vida e ai então, manter sempre um contato, uma comunicação. Mesmo que os perversos usem para o mal, outros milhares de pessoas boas usarão para o bem.

    ResponderExcluir
  13. Graças a tecnologia podemos inovar e avançar em nossas comunicações. Imagine a impossibilidade desse contexto virtual de interação. Já não posso mais deixar de entrar nesta sala. Rsss...

    ResponderExcluir
  14. Em algumas situações como: a regionalização e a cultura, podem ser uma interferência para que não haja uma boa comunicação. Ora se a tecnologia avança apenas em um determinado lugar e haja uma escassez noutra, é claro que esse avanço tecnológico não irá influenciar de forma positiva para a comunicação. Pois segundo Vilalba comunicar é a ação social de tornar comum, como poderá tornar comum se não houver um entendimento e um acompanhamento desse avanço? O que pode ou não tornar-se comum é o sentido, o sentido é uma resposta mental ao um estimulo do corpo, e esse sentido pode ser compreendido ou não a partir de uma aplicação eficaz.

    ResponderExcluir
  15. O livro Teoria da Comunicação de Vilalba traz desde as primeiras noções do conceito de comunicação até te levar a um mergulho no mundo de possibilidades que gira em torno da comunicação.
    Vilalba define comunicação como ato de tornar comum tudo aquilo que se quer transmitir. Dar-se como ponto de partida para comunicação a formação de sentido que é exposto de forma perceptível, sendo captado e analisado pela pessoa que o recebe.
    O surgimento das ciências de comunicação foram influenciadas por um período chamado modernidade,mas autores contemporâneos negam o estabelecimento de conceitos rígidos, absolutos e definitivos, desta forma da mesma forma como a comunicação se constrói a cada momento, somente com meios tecnológicos e inovadores é que conseguiremos assimilar uma parte de sentido envolvido neste processo.

    ResponderExcluir
  16. A comunicação em si é um assunto complexo, sendo que, teoria da comunicação conceitos básicos nos mostra que na sociedade houve muitas transformações, que atingiram diretamente o processo de comunicação, o avanço tecnológico foi um dos fatores que mais contribuiu para essas mudanças.
    Mas sem perder a primeira noção do conceito “comunicação”, Vilalba agrega a ela mais estudos e conhecimentos, chegando à conclusão que a comunicação está sempre em processo de redefinição.

    ResponderExcluir
  17. Segundo Vilalba, comunicação é “tornar comum”, “associar”. E o que pode tornar comum ou não é o sentindo. O sentido por sua vez é uma resposta mental a um estimulo percebido pelo corpo e que ao chegar na mente torna-se informação, essa informação aplicada de maneira eficaz, é transformada em conhecimento. Tudo isso acontece por meio do processo de comunicação, em que o sentido é formado e negociado.

    ResponderExcluir
  18. Através dos valores, regras, modos de vida, com o conhecimento é que podemos compreender a cultura da sociedade em que vivemos,e a produção e a reprodução dos sistemas sociais atra vés de um fator essencial que é a comunicação. Pois para comunicar é a ação social de tornar comum. Então é necessário que haja entendimento para haver comunicação.

    ResponderExcluir
  19. A “Teoria da comunicação” é um livro que trata da comunicação de uma maneira mais aprofundada, mostrando ao leitor a amplitude do assunto. Segundo o autor, toda e qualquer atividade humana entre duas ou mais pessoas em que haja compreensão mútua gerará comunicação.
    A comunicação é o ato de tornar comum, ou seja, partilhar, repartir, associar e trocar opiniões. Tornamos comum quando expressamos os nossos sentidos.

    A Teoria da Comunicação em constante evolução nos mostra que não há como se estabelecer teorias absolutas ou definitivas sobre a comunicação, como muitos teóricos de outras épocas tentaram, devido às constantes mudanças do contexto social e tecnológico.
    Para finalizar, o livro nos apresenta de forma brilhante as contribuições da Teoria da Comunicação para a vida das pessoas, enfatizando que é através da capacidade que o ser humano tem de se fazer compreender por outro ser humano (comunicação) que os vínculos sociais são criados e a cultura é preservada ou modificada, sem esquecer que o conhecimento obtido por meio da comunicação coloca o indivíduo na condição de agente transformador da realidade.

    ResponderExcluir
  20. A comunicação em si, está em constante transformação e isso vem mudando o comportamento social do individuo. Basta analisar a comunicação de 30 anos atrás para os dias atuais e iremos perceber que muitas coisas mudaram. Naquela época, a comunicação era mais frequente através de cartas e eram poucas as residência que tinha um telefone. O televisor em sua maioria era em preto e branco e não era em todas as casas que tinha. Hoje, muitas coisas mudaram e nos adaptamos no dia a dia a essas transformações. A carta escrita passou a ser e-mail, o telefone passou a ser móvel e ter mil e uma funções, o televisor além de se tornar um aparelho com imagens coloridas é ultrafino e a internet é algo indispensável nos dias atuais. Essa evolução no meio da comunicação facilitou em muito nossas vidas. Percebemos o quanto nos tornamos comunicativos com toda essa evolução na comunicação e tenho certeza que as coisas não pararão por ai.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. A teoria da Comunicação segundo Vilalba, tem características no intuito de simplificar e tornar comum suas transformações na sociedade, tanto no avanço da comunicação como do avanço tecnológico. A comunicação em si esta em uma constante evolução, demonstrando que para exercer normas rígidas seria uma conclusão precipitada, como muitos teóricos de outras épocas tentaram, pois a comunicação sofre evoluções e adaptações no contexto social e tecnológico.

    ResponderExcluir
  23. A obra começa afirmando que comunicar é “tornar comum”, e logo após, com a explicação da comunicação como um processo, vemos que o que se torna comum é o sentido. O mesmo é a base para a explicação sobre o processo, sendo que é preciso compreender o sentido para que haja comunicação, Vilalba acaba concordando com outros autores da mesma corrente. O Livro trata também da impossibilidade de se criar uma teoria definitiva sobre a comunicação, devido a constante evolução da comunicação e seus meios.
    Conclui-se que comunicar é algo que já é agregado a vida humana, uma verdadeira necessidade, e é através dela que o indivíduo pode transformar sua realidade.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo Vilalba traduz a comunicação de uma forma bem interessante. Um dos princípios é que para haver a comunicação, tem que existir o entendimento entre as partes. A comunicação como destacada pelo mesmo, está sempre em processo de mutação,criando novas possibilidades a cada momento, excluindo toda e qualquer afirmação de que a explicação da comunicação é definitiva. Estamos na época comunicativa, celulares, internet e emails, tudo isso diminuiu a distância entre o emissor e o receptor e aumentando a capacidade de interação entre ambos, independente de classes que estamos.
    Portanto, nós seres humanos, únicos detentores do “poder da comunicação”, temos o dever de aprender , ensinar e continuar o processo de expansão da comunicação, para podermos mudar nossa realidade.

    ResponderExcluir
  26. Vilalba afirma que qualquer atividade feita por mais de uma pessoa gera uma comunicação, ou seja, onde há mais de um indivíduo, há comunicação. O processo de comunicação é composto pela transmissão da idéia, a percepção e o entendimento (se a idéia tiver um sentido).
    Não é possível se estabelecer teorias fixas sobre a comunicação, por causa da evolução constante que os contextos sociais e a tecnologia sofrem. Dentre os focos de interesse da teoria da comunicação está à preocupação com o que levou o individuo a se comunicar, o que nos leva ao sentido, que é entendido como a sensação que você tem quando acha que compreendeu algo, ou seja, a atribuição de um significado correto ao que lhe foi comunicado.
    Para Vilalba, no processo de comunicação o individuo é de alguma forma incitado pelo mundo exterior, depois faz um processamento transformando as idéias recebidas em informações de maneira consciente ou não, e se lhe for interessante pode responder a estes estímulos, interagindo com o mundo exterior.
    O autor também cita no livro as mudanças que a tecnologia provoca na comunicação, que podem ser positivas ou não, e a contribuição que a comunicação traz para o nosso cotidiano, por exemplo, o poder que os indivíduos têm de repassar e dar sentido as idéias, se tornando assim capazes de mudar toda uma cultura ou preservá-la.

    ResponderExcluir
  27. Partindo do conceito onde comunicação é o ato de tornar comum, Rodrigo Vilalba tenta nos mostrar como o processo de comunicação se dar na atualidade. Apresentando a formação do sentindo onde uma impressão pode ser organizada e juntamente com outras já existentes, toma uma posição se tornando valor ou sentindo, este é codificado por outro comunicador virando signo. Unicamente humana, a comunicação tem suas teorias que envolvem a formação, a apresentação e a negociação de tais sentidos consistem em ações fundamentais numa sociedade. As novas tecnologias também são ressaltadas nos mostrando que através destas, a comunicação tomou novo rumo, podendo sim, se tornar mais ágil, porém, superficiais onde a comunicação face a face não acontece e as “emoções” não podem ser capitadas.
    Como o próprio Vilalba diz: comunicação não é doação, mas multiplicação.

    ResponderExcluir
  28. Na concepção de Vilalba, Comunicar é a ação de tornar comum a compreensão e o estabelecimento de relações de interferências nos indivíduos influenciados por fatores diversos, e, teoria implica numa sistematização de informações obtidas com base em reflexões intelectuais voltadas para um determinado tema. Para o autor, para que se tenha uma comunicação é preciso que haja entendimento das informações passadas de emissor para receptor.
    Vemos essa ação de tornar comum nas grandes inovações da comunicação através de tecnologias avançadas que consistem de um modo eficiente em facilitar cada vez mais a comunicação no meio social. Tecnologias como o telefone possibilitam a comunicação à distância entre indivíduos. A internet, hoje, auxilia uma pessoa a acessar informações variadíssimas numa velocidade incrível. Essa evolução no meio da comunicação facilitou em muito para nós seres humanos. Percebemos o quanto nos tornamos comunicativos com toda essa evolução na comunicação que está sempre em processo de atualização.

    ResponderExcluir
  29. Segundo Vilalba a comunicação é um processo onde ocorre a multiplicação do conhecimento,a troca de valores entre indivíduos,onde as pessoas interagem cada vez mais sem nenhuma dificuldade,pois a comunicação está sempre se renovando através dos meios técnicos como(computador,telefone,...)

    ResponderExcluir
  30. Com o livro Teoria da Comunicação, Vilalba mostra como é simples se comunicar. Basta um olhar, um gesto ou um ruído para que se passe uma mensagem com entendimento e compreensão.
    Segundo o autor, comunicar é tornar comum, ter sentido. Não há comunicação sem entendimento e, dessa forma ele tem a intenção de tornar comum as transformações de acordo ao avanço da comunicação, o que torna impossível uma teoria fixa ou definitiva em relação a mesma

    ResponderExcluir
  31. VILALBA apresenta no seu livro o valor da comunicação de uma forma clara e objetiva, nos levando a um entendimento riquíssimo a cerca dos limites estabelecidos ao ser social, com a intenção de transformação dos sentido fornecendo ao indivíduo capacidade de transpor tais limites na comunicação . o processo da comunicação é composto pela transmissão de idéia a percepção e o entendimento ( a idéia tendo um sentido ).A comunicação inscreve-se numa realidade que a condiciona e, ao mesmo tempo , é alterada por sua existência .Essa realidade , por sua vez, é constituída por uma dimensão espacial , uma dimensão temporal ( histórica ) e completa-se por um arranjo de elementos ( objetos ,pessoas , fenômenos ) que lhe conferem distinção .As teorias da comunicação permiti ao ser humano o conhecimento mais profundo e uma melhor compreensão das suas possibilidades de ação no mundo e de influência em sua própria vida e na de outros indivíduos .

    ResponderExcluir
  32. Segundo Vilalba a teoria da comunicação têm como finalidade estudar as experiências e a comunicação do agente comunicador , ou seja toda organização mental necessária para á formação e transmissão de idéia , que pode ocorrer com a utilização de vários meios,como;o corpo ,câmeras, programas de computador ,livros, e outros. Leidinalva

    ResponderExcluir
  33. A comunicação se tornou complexa, as ferramentas usadas por ela, hoje em dia, são as mais variadas e entender essas variações é algo que vários estudiosos se propuseram a fazer. Movido por essa ideia, Rodrigo Vilalba se ocupou de tentar definir os dispositivos que viabilizavam e influenciavam as etapas da ação de comunicar. Ele definiu alguns princípios que vão desde a organização mental necessária para a transmissão da mensagem ate a elaboração física, a transmissão e a recepção dessa mensagem – incluindo ai a criação, a operação e a manutenção dos meios que permitem a existência da dinâmica comunicacional. Contudo, assim como outros, Vilalba afirma que o ponto chave da comunicação está formação de sentidos que só é possível graças à interação entre o comunicador e o receptor num processo de entender e se fazer entender. É por meio desse processo de compreensão mútua entre as pessoas que os laços sociais são criados e a cultura é preservada ou modificada.
    Outro ponto que merece destaque na obra de Rodrigo Vilalba (Teoria da Comunicação: conceitos básicos) é a sua percepção de que a comunicação evoluiu da mesma forma que a sociedade evoluiu. Ele discute a questão do uso das tecnologias e enfatiza que nem todos têm acesso a elas, contudo, diante de um mundo onde cada vez mais as pessoas se comunicam virtualmente, temos uma comunicação dinâmica e que se mostra muito democrática, no sentido de que desde chefes de estado até pessoas comuns tem acesso essa “cibercultura”, e a usam de forma hábil (blogs, podcasts ou mesmo sites de relacionamento diversos). Entretanto, mesmo com essas construções virtuais, com a expansão da rede de computadores e da facilitação ao acesso as diversas formas de tecnologias da comunicação – celular, tv, internet, rádio entre outras – ainda encontramos indivíduos avulsos a esses meios.

    ResponderExcluir
  34. A teoria da Comunicação segundo Vilalba, tem características no intuito de simplificar e tornar comum nas variáves transformações na sociedade.A comunicação em si esta em uma constante evolução.Pois a comunicação sofre evoluções no contexto social e tecnológico.Sendo que podem ser positivas ou não,por exemplo, o poder que os indivíduos têm de repassar e dar sentido as idéias, se tornando assim capazes de mudar toda uma cultura.

    ResponderExcluir
  35. A comunicação segundo Vilalba é o ato de tornar comum,"associar"-tornamos comum quando expressamos os sentidos,explicando o processo.
    O autor cita as mudanças que as tecnologias podem causar nas comunicações.
    É inegável que,hoje,estamos passando por um processo de mudanças em todas as áreas da sociedade.O impacto das tecnologias de informação e comunicação é sentido sobre toda a vida social,seja no trabalho,no lazer e nas relações entre os indivíduos,principalmente na maneira de se comunicar.
    A utilização de tais tecnologias cria e recria novas formas de interação,novas identidades,novos hábitos sociais,enfim,novas formas de sociabilidade.As relações sociais já não ocorrem,necessariamente,pelo contato face a face entre os indivíduos.Elas passaram a ser mediadas pelo computador.

    ResponderExcluir
  36. Não importa como é realizada a comunicação, estaremos sempre nos comunicando, é algo que vive em constante transição,é um verdadeiro aprimoramento de conhecimentos, os meios de comunicação nos ensinar que dispomos da facilidade de estarmos em constante cicronia com o mundo sem os obstaculo da distância.

    ResponderExcluir
  37. A comunicação é a principal fonte para todos os entendimentos, ela nos traz o conhecimento de qualquer forma, independente de como expressada, seja ela por meios tecnológicos ou meios mas antigos, ela sempre se faz presente em nossas vidas.

    Breno/ 1º semestre Ciências Contábeis.

    ResponderExcluir
  38. Teoria da comunicação; Devido a grandes mudanças na sociedade e o inicio da “era globalização” os estudos da comunicação tem tomado grandes proporções. Diferentemente do livro O que e comunicação? De Bordenave este evidencia a comunicação de uma forma bem mais minuciosa onde o processo de comunicação, não se trata apenas de transmitir ou receber um determinando sentido. Ela se da por três processos, a criação do sentido, a exposição e a interpretação. O sentido e formado quando a mente capta uma impressão e a relaciona com algo já conhecido transformando a em signo. O sentido e transmitido através de uma mensagem, permitindo com que o individuo receptor perceba a associação feita. Assim ele relaciona a mensagem recebida com algo já existente no seu subconciente, assim efetuando o processo de comunicação.

    ResponderExcluir
  39. Através da leitura do livro ‘’ Teoria da comunicação “do autor Rodrigo Vilalba, podemos destacar que ele busca mostrar o poder do entendimento, de uma mensagem ser interpretada corretamente, ou seja, a partir do momento em que as pessoas começam a se comunicar entre si elas devem sucessivamente entender a mensagem proposta. Ele afirma também que outros autores antes dele relatava somente a importância de um emissor e um receptor, não tirando a razão que também dependemos desse início para haver comunicação, mais só a partir dos seus conceitos básicos podemos ainda mais entender o valor de uma boa comunicação. A cada dia as pessoas se renovam, se atualizam, se inovam. É o que acontece também com a comunicação se redefine a cada dia, com mais entendimento e com mais e mais conteúdos.

    Obs: não pude mandar ontem por falta de internet, mesmo assim to lhe enviando hoje.

    ResponderExcluir
  40. Devo destacar que o elemento evolução é a palavra que se destaca nas novas contribuições. Vejo no texto de Joselito a praticidade do termo presente nas situações cotidianas. Vamos pensar em evolução e INOVAÇÃO?

    ResponderExcluir
  41. Segundo Rodrigo Vilalba, para haver comunicação era necessário haver harmonia entre os dois elementos (emissor e interlocutor), havia uma troca de informações e as mesmas deveriam estar bem articuladas para não ocorrer ruídos, os elementos presentes na comunicação ligavam-se formando um seguimento de ações coordenadas.

    ResponderExcluir
  42. De certa forma, evoluir está diretamente ligado a inovar quando falamos de comunicação. Basta observarmos que as empresas de comunicação, em geral, estão sempre inovando para chamar atenção do público. Comunicar é algo tão comum que não ficamos satisfeitos com o modo que o fazemos, e estamos sempre querendo comunicar mais. A competitividade é quem melhora o produto, mas não haveria competitividade se não existissem milhões de clientes "famintos" por comunicação. Concluindo, quem evolui a comunicação e influencia suas inovações somos nós que a utilizamos.

    ResponderExcluir
  43. "Comunicação" é uma palavra derivada do tempo latino communicare e significa "tornar comum","associar".Assim,num primeiro momento,podemos dizer que comunicar é a ação social de tornar comum.
    E o que pode(ou não)torna-se comum?O sentido.
    "Sentido"é uma resposta mental a um estimulo percebido pelo corpo e que,na mente,torna-se informação.
    A teoria da comunicação é o processo ue possibilita a compreensão mútua e o estabelecimento de relações de interferência entre individuos e grupos,mediados ou influenciados por fatores diversos,organização da familia,o trabalho em grupo,a partilha de bens culturais,a criação de relações de poder e de cooperação.
    Assim,é possivel afirmar que uma teoria da comunicação procura sistematizar hipóteses e estudos sobre as experiências e as realizações de um comunicador ou de um grupo de comunicadores.
    Como a própria comunicaçãose constrói a cada momento entre aquilo que é tornado comum e aquilo ue é silennciado,a teoria da comunicação contemporânea não parece mais propensa a aceitar "verdades" e "certezas".

    ResponderExcluir
  44. Comunicação é a forma como que as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.

    ResponderExcluir
  45. A comunicação assumiu um lugar tão importante nas nossas sociedades, que se tornou corrente a afirmação de que vivemos em plena sociedade da comunicação.
    Pela imprensa, livros, jornais, meios eletrônicos como o telefone, o cinema, o rádio e a televisão, e mais recentemente a Internet, que não só introduz novas modalidades de comunicação como potenciam a níveis extremos a comunicação de massas.

    ResponderExcluir
  46. Tal como nas revoluções tecnológicas anteriores, esta também envolve tecnologias de outras naturezas, como por exemplo, a comunicação. O estu , do das revoluções tecnológicas mostra que as "novas tecnologias" que as caracterizam assumem a ubiquidade (qualidade do que está em toda parte), acabam por entrar em todos os domínios da atividade humana e seguem um perfil temporal de rápida aceleração de inovação .
    Na sociedade informacional, o recurso fundamental para o desenvolvimento económico e social parece ser cada vez mais o conhecimento. Na verdade, algumas das grandes tendências sociais e económicas da atualidade é o Conhecimento, a Globalização, a Democracia, a Diversidade e a Cooperação.

    ResponderExcluir
  47. Olá pessoal,
    sou estudante de Ciências Contábeis,
    e preciso de um Artigo que fale
    sobre os Beneficio e problemas atuais
    no processo da comunicação com avanços
    tecnológicos. Alguém tem uma dica???
    Please!!!

    ResponderExcluir