sexta-feira, 15 de abril de 2011

Solucionando o problema...

Depois de assumir os problemas de comunicação é tempo de pensar as soluções. Quem começa?

33 comentários:

  1. Ao contrário do que muita gente pensa, a boa comunicação é muito mais o resultado de um aprendizado do que um dom natural que nasce conosco.
    Comunicar não é somente falar, mas também saber ouvir e perceber seu interlocutor, sendo que, ouvir bem é uma etapa fundamental da comunicação.

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  2. Muito bom. As primeiras sugestões para chegar a solução são exercitar, aprender a comunicar-se progressivamente e continuamente e ouvir... Escutar nos parece sempre uma tarefa difícil. Há quem diga que escutar é diferente de ouvir. Aqui importa perguntar: como aprender a ouvir/escutar melhor?

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  3. Através da comunicação influenciamos outras pessoas, e através dessa influência vendemos, negociamos, persuadimos, impressionamos e cativamos. A boa comunicação é muito importante e necessária, pois ela indica a maneira como nos relacionamos com o mundo.
    Podemos aprender, desenvolver e melhorar a nossa comunicação praticando, aprimorando e fazendo a diferença. Para que isso aconteça é necessário: estudar, pesquisar, intera-se e prepara-se bem sobre o que queremos falar, investigar o público ouvinte, selecionar o tipo de linguagem mais adequada, definir os meios e recursos que usaremos para transmitirmos nossas ideias com clareza, demonstrando segurança e entusiasmo.

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  4. Ouvir é um processo importante na comunicação, porém poucas pessoas se preocupam com isto. Quando ouvimos demonstramos respeito pelo ato de conversar, quem ouve antes de falar é sensato e prudente. E como ouvir é uma tarefa difícil vão algumas dicas para tentarmos escutar melhor: entender antes de interpretar ou criticar, não interromper, medir a compreensão e respeitar a pessoa que fala através do silêncio, até chegar o momento de nos pronunciarmos.

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  5. Quando ouvimos exercitamos a capacidade de aprender com o falante. Vale observar postura, empatia, articulação do texto, interação com o outro, entre outras oportunidades... Muito bom.

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  6. Temos que aprender a parar para ouvir a informação, da iremos passa - lá de maneira correta! As pessoas hoje em dia não se preocupam muito com isso basta ouvir as primeiras palavras e já vão deduzindo qual é a frase ou mesmo a palavra que algum desejava dizer. Comunicar não é só falar mais sim ouvir, entender, repassar informação etc. Por isso que temos que se cauteloso em nossa comunicação, pois se não haver entendimento, não houve comunicação.

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  7. Para uma boa comunicação é essencial: ser objetivo falar somente o que realmente importa , se expressar com clareza para não comprometer os resultados. Ser preciso. Comparar, definir metas, Ter habilidade para ouvir e interpretar. Saber ouvir é a garantia de abordagens mais profundas

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  8. Para comunicar algo devemos concatenar perfeitamente idéias, pois, isso fará que o interlocutor compreenda nossa mensagem.

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  9. “Um dos passos fundamentais para melhorar a comunicação é justamente acreditar que ela pode ser aprendida,aprimorada e que não é um dom divino”. (livro pag.20)
    Álvaro Fernandes nos mostra que não nascemos dotados de uma boa comunicação, mas podemos nós aperfeiçoar seguindo os processos técnicos de comunicação.Seguir os passos de quem se comunica com eficácia e precisão, pois a comunicação pode ser aprendida e aprimorada como qualquer outra profissão.

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  10. Requisitos básicos para uma boa comunicação e para resolver os problemas comuns do dia a dia: ler e procurar sempre novas informações a cerca de tudo a nossa volta, tendo pelo menos um pouco do conhecimento de determinados assuntos, para ser capitada com clareza e não comprometer de forma errônea a comunicação; estudar as formas de comunicação em si, para saber usar de forma correta e variada; saber escutar a informação até o fim, tendo em vista a formação de um conceito pelo conhecimento já adquirido; e saber se expressar de forma clara e de acordo com a comunicação usada pelo outro interlocutor.

    (Anita)

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  12. Como diz o ditato popular: "Temos dois ouvidos e apenas uma boca." Isso deixa claro e evidênte que temos que ouvir mais e falar menos. Quero nesse momento salientar o ouvir mais. Alguns problemas de comunicação são gerados a partir da falta de absorção de conhecimento. Nos diálogos por muitas vezes, o espectador não presta atenção ao que o interlocultor que afirmar. Isso gera lacunas de informação no incosciênte, podendo gerar discursos errôneos. Ex.: Em uma conferência sobre Aids, foi dito: "- A Aids não se pega pelo espirro" o espectador, por falta de atenção, leva a um novo grupo a informação distorcida - um telefone sem fio -. "- A Aids pode ser transmitida pelo espirro". (MENTIRA). Esse grupo que absorveu essa informação, à transmite para um outro,e assim por diante, gerando um problema de comunicação. Para evitar esses constrangimentos, vamos fazer como o ditado afirma: Ouvir mais e falar menos. Acredito que assim alguns problemas de comunicação poderam ser resolvidos.

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  13. É para haver uma boa comunicação é preciso de todas essas sugestões, mas também é preciso que o vocabulário das pessoas que estão dialogando, seja amplo. Valdiere por exemplo, usou o termo “concatenar”, pode ser que outros usuários do blog entenderam, mas eu particularmente não, por isso precisei utilizar o dicionário e agora sei que significa ligar ou relacionar a algo. Enfim se não houver entendimento o dialogo será interrompido.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Concatenar (con-ca-te-nar)
    Significa: Ligar,relacionar,encadear,prender,concatenar ideias,concatenar sugestões...

    http /www.lexico.pt/concatenar/

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  16. Sobre concatenar, vale dizer que esse é um problema comum na escrita. Quando falamos conseguimos maior articulação entre as ideias. Na escrita, os problemas de coesão são muito frequentes. Sugiro leitura: Texto e Textualidade - Maria das Graças Costa Val.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Para obter uma boa comunicação e necessário ter objetividade para transmitir o assunto de forma clara e correta, saber ouvir e entender o que foi transmitido para poder haver uma boa comunicação.

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  19. Comunicar é colocar-se no lugar do outro. Conhecer hábitos e características de quem será atingido é importante para determinarmos os objetivos e os conteúdos que fará parte da comunicação.

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  20. Para que haja uma boa comunicação é necessário estudar e organizar a fundo sobre o conteúdo que será transmitido, escutar melhor e nos expressar de forma clara e convincente. LEIDINALVA

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  21. Para termos uma boa comunicação, é necessário prestar mais atenção no que se ouvi, assim sabendo transmiti - lá aos ouvintes de forma clara e objetiva, para não haver erros na comunicação; então precisamos ouvir melhor, para sabermos se comunicar melhor.

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  22. Buscando alcançar resultados positivos na sua maneira de comunicar fazendo disso seu “marketing pessoal”, tentando sempre responder o q o outro quer ouvir de maneira curta e objetiva, conhecendo o seu receptor, são algumas das formas de organizar e conseguir passar seu pensamento através da comunicação. Como já citado por colegas da sala mais, não menos importante o saber ouvir também é de grande importância para tentar ter um conhecimento rápido de qual a mensagem que o outro quer passar.

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  23. Comunicar-se não está só no ato de falar e ouvir mas, também está no conhecimento adquirido e passado por ambas as partes ,pois, não adianta uma pessoa(locutor) falar,e falar e a outra(receptor) não entender o que se foi dito.
    Então, para tentar resolver alguns desses problemas, é preciso exercitar a mente com leituras e diálogos amplos. Para ouvir e transformar em conhecimento, o que se ouviu.

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  24. Para que haja uma boa comunicação é preciso desprezar os julgamentos precipitados,transmitir de forma clara e coerente o que vamos dizer e saber ouvir. A forma como nos expressamos e transmitimos nossos pensamentos proporciona uma melhor análise de que líder seremos e como vamos atuar em certas situações no nosso dia-a-dia.

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  25. comunicar-se de forma eficaz não significa ter um vocabulário invejável, dizer palavas bonitas e possuir uma voz de locutor de rádio.Ter uma comunicação eficaz e elogiável nada mais é do que ser entendido perfeitamente. Lembrar-se de que comunicação não é o que se diz e sim o que o interlocutor entende.

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  26. As pessoas começaram a ficar expostas com mais frequência, com isso precisam saber se expressar bem, para poder serem ouvidas com mais atenção.
    É preciso ter uma boa comunicação, pois aqueles que têm uma comunicação deficiente são vistos na maioria das vezes, como incompetentes por não conseguirem transmitir o que gostaria.
    Já quem tem uma boa comunicação, naturalmente está fazendo o seu próprio “marketing pessoal”, e por causa do seu desempenho estará sendo ouvido mais atenciosamente pelos outros, tendo um desenvolvimento e crescimento na vida, seja ela pessoal ou profissional.
    Portanto, é muito importante exercitarmos nossa linguagem, fazer um pouco de esforço para vencer o medo, pois hoje para ter SUCESSO é preciso ter uma BOA COMUNICAÇÃO.

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  27. Problemas de comunicação ocorrem quando às vezes uma pessoa que ouve pressupõe incorretamente que sabe o que seu interlocutor quis dizer,ou ainda quando a pessoa que fala não leva em consideração contexto que seu interlocutor está inserido.A pessoa que ouve não leva em consideração o contexto no qual as palavras do seu interlocutor se referem ou a pessoa que ouve não se interessa pelo que seu interlocutor está dizendo.

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  28. Para termos uma boa comunicação, é necessário informação, clareza e atenção.
    Informação: Precisamos saber exatamente o que estamos falando, ter conhecimento sobre o assunto.Clareza: Precisamos ser mais objetivos,evitar palavras difíceis e falarmos palavras de fácil entendimento.Atenção: Procurar ser mais atencioso com as palavras ouvidas e faladas ter certeza daquilo que foi dito.Agindo assim com certeza os problemas de comunicação diminuirão consideravelmente

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  29. Para que haja uma boa comunicação é preciso ter domínio do conteúdo que se quer transmitir, conhecer bem o publico alvo,seus desejos e preferências para que o mesmo seja conquistado,seduzido pelo transmissor e suas idéias.

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  30. Acredito que a solução para a comunicação esta no locutor em falar claro e objetivo tanto quando ao receptor pois deve ser atento ao que se ouve e assumir não entender quando não compreender a mensagem ou tiver duvida sobre parte dela, muitas vezes a pessoa ao repetir a informação que recebe o locutor podem até critica-lo, mas acredito que seja a melhor forma de se passar uma informação, e melhor pecar por excesso do que pela ausência.

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  31. Os problemas de comunicação começam a partir de uma falta de interpretação do receptor provocada pela falta de coerência do emissor. No entanto essa falta de coerência pode ser corrigida pelo planejamento. Segundo Izidoro Bliksthein em seu livro “Como falar em publico”, ressalta a importância do planejamento na comunicação. Antes de se comunicar, é preciso planejar; o planejamento nos permite analisar se o que iremos falar tem importância, questionar: as pessoas irão entender o que eu quero falar? Irá ter indagações do publico?
    Portanto nem sempre os erros da comunicação provados muitas vezes pela audição e percepção, abrangem apenas o receptor e sim ambas as partes.

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  32. Um bom uovir faz um bom falar pois quando ouvimos bem nos iteragimos de forma melhor.

    Até a biblia nos ensina que é melhor ouvir do que falar .

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