quinta-feira, 7 de abril de 2011

RUÍDO ORTOGRÁFICO

Falando em ruídos na comunicação, quero lembrar que um equívoco de ORTOGRAFIA pode gerar uma situação de não entendimento. Daí a ORIENTAÇÃO, SUGESTÃO: vamos usar o editor de texto com correção para escrever antes de postar? E por falar em ortografia ...

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem. O ruído é identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem, seja ela sonora visual ou escrita.
    Nas redes socias podemos observar os vícios de linguagem que provoca ruídos a todo momento.

    ResponderExcluir
  3. Poxa! É lamentável a maneira como hoje a maioria dos jovens usa a linguagem escrita para se comunicar. Isso os deixa inteiramente viciados em palavras abreviadas: msm, bj, pq, tbem, axo, naum, blz, vlw e tantas outras. Será que na hora de uma redação isso não os prejudica?

    http://www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp?id_secao=1443 :
    Um estudo da USP, feito pela professora Cássia Panizza Batista, chegou a conclusão que é desnecessária a preocupação da substituição da linguagem culta pela da internet, uma vez que ao serem corrigidos os alunos voltavam a escrever corretamente. Cerca de 55% dos jovens entrevistados usavam o computador mais de duas horas por dia.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dias os jovens usam cada vez mais a abreviação de palavras.
    E quando elas conversam com pessoas que não utiliza o mesmo conteúdo que ela acaba tendo um RUIDO ORTOGRAFICO. Como vimos na charge à cima a tio conversa com o sobrinho e acaba não satisfazendo a sua vontade.
    Pois a linguagem do sobrinho é totalmente diferente do seu tio. O Sobrinho tem uma linguagem não formal e o Tio tem uma Linguagem formal. Assim não houve uma comunicação entre eles.

    ResponderExcluir
  6. Vamos pesquisar sobre ruídos ortográficos? Aguardo...

    ResponderExcluir
  7. Isso foi a mensagem do dia de Ana Maria no dia 06-04. Estamos mesmo em sintonia com a comunicação.

    ResponderExcluir
  8. Acabaram-se com a escrita ao viciar em comunicadores instantâneos assim como acabaram com a fotografia de tantas fotos com a câmera digital, especialmente as tiradas apenas para comunidades virtuais ou então a famosa "tira outra para garantir". Até 2014 ainda dá tempo de reformar o teclado suprimindo então algumas teclas: e->eh, k->kkkk e assim por diante.

    ResponderExcluir
  9. Ruídos na ortografia fazem-se cada vez mais comuns nos dias atuais, especialmente devido à maneira com que as comunicações instantâneas virtuais (elemento na atualidade de maior difusão da comunicação) correm soltas internet a fora.
    Como Cíntia afirmou acima, um simples equivoco na ortografia pode causar um grande desentendimento, por isso, é preciso que se tome muito cuidado, eliminando os elementos que podem impedir que a comunicação seja feita com eficácia.
    Uma palavra escrita, ou uma pontuação feita de forma errada, por exemplo, pode mudar todo o contexto de uma mensagem. Como se pode citar no exemplo a seguir:

    "Era uma vez, em um reino muito distante, um rei que temia pela segurança do seu povo, pois havia boatos que o índice de assassinatos estava muito alto, sendo assim, ele decretou a seguinte lei: "Matar não é crime". Pouco tempo depois chega aos seus conhecimentos reais que a criminalidade havia tomado conta da cidade, uma vez que "matar não era crime". O rei então pediu para rever a lei que havia decretado e então percebeu o erro que havia cometido, mas que era tarde demais. E então o rei mudou a lei para: "Matar não, é crime."

    ResponderExcluir
  10. Excelente... estamos exatamente falando disso. daí a necessidade de cuidar da ortografia...

    ResponderExcluir
  11. È comum hoje em dia os jovens terem um vocabulário sem colocar corretamente as palavras, pois alguns acham trabalhoso falar e escrever corretamente. Acham que com as abreviações eles ganham tempo, mas tempo para que? Vivem em uma correria incansável, sem valorizar o que realmente é importante que a boa comunicação, para assim ter um bom relacionamento com as pessoas. Nesta postagem podemos perceber, que o tio quer ajuda para melhorar sua ortografia e assim decide pedir à seu sobrinho, achando que por ser jovem estaria por dentro do assunto, mas surpreendeu por que o menino falou completamente tudo que ele não queria... nós jovens devemos rever nossos conceitos para ter uma boa integração na sociedade dos dias atuais.

    ResponderExcluir
  12. Veja só, no texto abaixo, um exemplo típico de problema na comunicação:
    De: PRESIDENTE para Diretor: Na próxima segunda feira, aproximadamente às 20h, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um fenômeno que ocorre a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários estejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

    De: DIRETOR para Gerentes: Por ordem do presidente, na sexta-feira às 20h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

    De: GERENTES para Chefes de Produção: A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre segurança na chuva. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

    De: CHEFES DE PRODUÇÃO para Supervisor de Turnos: Na sexta-feira, o diretor, pela 1ª vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará sua banda para o pátio da fábrica.

    De: SUPERVISOR DE TURNOS para Funcionários: Todo mundo nu, sem exceções, deve estar no pátio da fabrica, na próxima sexta-feira, ás 20h, pois o manda-chuva (Presidente) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme 'Dançando na chuva'. Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

    Aviso para todos os FUNCIONÁRIOS : na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa às 20h no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda-chuva, 'BILL HALLEY E SEUS COMETAS'. Todo mundo nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva.

    blema na comunicação:

    ResponderExcluir
  13. é muito bom mesmo,e podemos ver claramente a mesma informação com diversas interpretações... um verdadeiro telefone sem fio.

    ResponderExcluir
  14. Redigir um texto da trabalho, exige conhecimento suficiente para saber como irá transmitir sua ideia,tem que ser cauteloso e prestar bastante atenção e, acima de tudo, escrever em uma linguagem clara para o bom entendimento de qualquer leitor.

    ResponderExcluir
  15. A linguagem do sobrinho é totalmente diferente do seu tio. O Sobrinho tem uma linguagem não formal e o Tio tem uma Linguagem formal. Assim não houve uma comunicação entre eles. Como Cíntia afirmou acima, um simples equivoco na ortografia pode causar um grande desentendimento, por isso, é preciso que se tome muito cuidado, eliminando os elementos que podem impedir que a comunicação seja feita com eficácia.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelas contribuições, sugiro que leiam o conceito de ruído transcrito por Ilmara e os comentários de Darlen, Gersyani, outros...

    ResponderExcluir
  17. Os “maus hábitos” que a tecnologia proporciona, em especial a internet , condicionam a maioria dos jovens ao erro ortográfico. A busca pela velocidade no nível de informação circulada pelas principais redes sociais faz com que palavras sejam substituídas por códigos e até mesmo abreviadas de forma indevida. Ex.: Kd? (Cadê?) Vc (Você) bj(Beijo). Porém, no meio virtual, não há uma “regra ortográfica” a ser seguida em se tratando de redes ou comunidades sociais. Entretanto, o hábito da digitação indevida na internet leva as pessoas a escreverem de forma incorreta, no momento de construção de um documento por escrito ou dissertação.

    ResponderExcluir
  18. Nos dias atuais o que rola solto no mundo virtual são os ruídos ortográficos, manias ou ate mesmo preguiça de escrever a palavra toda, muitos escrevem com abreviações indevidas e isso se torna vice ante e acaba estragando a escrita.

    ResponderExcluir
  19. Com o avanço tecnológico podemos notar em principal a internet nas redes social ruídos ortográficos, o uso freqüente de abreviações e acréscimo de letra constantemente por varias pessoas só para torna sua conversa diferenciada. Assim se prejudicando e estragando sua escrita.

    ResponderExcluir
  20. Realmente, hoje em dia pra maioria dos jovens, é mais fácil utilizar-se de abreviações para a comunição, em especial via internet; msn, orkut, entre outros. Onde resulta no costume de usar, esses erros ortogáficos, contantemente.Acarretando em ínumeras vezes a falta de entendimento nos diálogos.

    ResponderExcluir
  21. Verdade, as abreviações podem representar ruídos na comunicação. Lembro de um texto que recebi via celular, de uma aluna. Não li, até pedir a ela mesma que decifrasse. Rsss...
    A propósito, é bom lembrar que abreviaturas não contituem-se comumente ruídos ortográficos. Muitas são consagradas, aceitas e usadas pelos interlocutores, portanto não geram ruídos. Há uma diferença significativa entre os signos abreviados que circulam no suporte virtual, as abreviaturas existentes na língua e os ruídos ortográficos. Vamos verificar?

    ResponderExcluir
  22. Apesar desses ruídos ortográficos acontecerem propositalmente pela maioria das pessoas que usam as comunicações virtuais como: msn, orkt, etc... na maioria das vezes há o entendimento da informação passada, pois, muitos já estão acostumados com isso, não deixando de existir assim uma Comunicação. Talvez o tio não endendesse o que o sobrinho digitou, mas nós entendemos, rsrs.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Abreviatura é um recurso convencional da língua escrita que consiste em representar de forma reduzida certas palavras, que não prejudique seu significado.
    As abreviações revelam o ritmo acelerado da vida moderna que nos permite economizar palavras e tempo, por meio de uma comunicação mais rápida. Nos ambientes de sala de bate-papo o objetivo é estabelecer e manter o diálogo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, em busca de ganhar rapidez e praticidade que este contexto exige. Nesse sentido foi inventado um jargão repleto de abreviações e símbolos (emoticons) que nos possibilita ganhar tempo na comunicação digital. O que ocorre é que com tantas abreviaturas inventadas e ao mesmo tempo substituídas neste meio virtual fica difícil interpretá-las, o que pode gerar ruídos na comunicação. É importante lembrar que ruído é tudo que interfere na comunicação prejudicando-a, ou seja, uma linguagem inadequada ao uso de termos técnicos, a abreviações convencionadas ou criadas em redes sociais que sejam desconhecidos pelo receptor gerará ruídos na comunicação.

    ResponderExcluir
  25. Tem que ter muito cuidado ao escrever um texto, geralmente escreve-se muito abreviado vc, qnd, tb ... para alguns leitores é de fácil entendimento, porém para outros não!Com objetivo de passar uma mensagem, deve-se usar palavras claras, para que o leitor entenda o que você quer transmitir.

    ResponderExcluir
  26. Muito bem Ilmara, sua contribuição agraga valor ao conhecimento produzido neste espaço.

    ResponderExcluir
  27. Ila, gostaria que refletisse: abreviatura é erro ortográfico. Leia as contribuições.

    ResponderExcluir
  28. O internetês não prejudica o português do individuo, desde que esse individuo tenha acesso a livros, jornais e revistas.
    Além de ler, é preciso absorver o maximo possivel dessas informações escritas para ampliar a capacidade de recepção e produção textual, priorizando a formação de escrita e leitura.
    Contudo, escritas abreviadas ou não são meios de comunicação e interação, desde que saiba a hora de utiliza-la.

    ResponderExcluir
  29. Sugiro que leiam o texto: Os discursos nossos de cada dia, Revista Facemp, n. 01, sobre a linguagem em suporte virtual.

    ResponderExcluir
  30. Na escrita temos que respeitar as regras e normas gramaticais, desta forma desde que a abreviatura esteja escrita e empregada corretamente (Ex: Exmo. Sr. Juiz), não se constitui um erro ortográfico.
    A maioria das pessoas, quando vão abreviar as palavras, fazem de qualquer maneira, porém o correto seria saber como abreviar e obedecer as regras existentes na gramática.
    Existem algumas regras para abreviar as palavras, porém a maioria das abreviaturas comumente usadas pelas pessoas são aquelas que não seguem as regras gramaticais. É o caso, por exemplo, do “VC”, criado nos sites de bate-papo. Esta abreviatura não é reconhecida pela gramática como norma, sendo assim, constitui erro ortográfico.

    ResponderExcluir
  31. Meu comentário acima, se refere ao que Cinthia disse no dia 13.04 sobre abreviatura e erro ortográfico.

    ResponderExcluir
  32. Abreviatura ou abreviação é a forma reduzida ou abreviada de uma palavra, expressão ou frase, usada em geral na escrita, onde freqüentemente se utiliza com um ponto final para se indicar que se trata de uma forma incompleta(wikipédia).
    Porém quando falamos de abreviatura logo nos vem na mente termos usados para encurtar palavras geralmente usadas nas redes sociais, que muitas das vezes e em sua maoiria constituem um erro ortográfico.Porém a gramática “conjunto de regras” da língua,não considera abreviaturas como um erro ortográfico,desde que, obedeçam as regras gramaticais.Não podemos esquecer que o próprio dicionário da língua portuguesa nos mostra e nos esclarece várias formas de abreviaturas(abrev.).
    Me lembrei do trecho do texto de Izidoro Blikstein que dizia assim:
    Ora, é muito simples. O senhor podia ter escrito assim… ih! Espere
    Um pouquinho… eu queria comentar um pequeno problema, ê o
    seguinte: quando a gente escreve 10 horas, 20 horas etc., é preciso colocar a
    abreviatura correta da palavra horas, isto é: h, como manda a gramática,
    Certo?

    ResponderExcluir
  33. Ruídos são todas as interferências que prejudicam o entendimento da mensagem pelo receptor durante o processo de comunicação.
    Podemos identificar como ruídos mensagem inadequada para o entendimento do receptor,informações desorganizadas,extensas demais ou incompletas,distorção da mensagem,ultilização dos signos desconhecidos,desatenção e dispersão.

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião, um dos principais erros de ortografia se deve ao ato de escrever como se fala. As pessoas confundem muito falar bonito com falar correto, e esquecem de procurar saber como se redige tudo aquilo que quer dizer. Acho que todos atualmente deveriam ler e escrever mais para estar sempre praticando a boa escrita e consequentemente se expressar melhor, facilitando assim a comunicação.

    ResponderExcluir
  35. Abreviatura é uma forma reduzida de uma palavra e em determinadas situações pode torna-se um ruído.
    Engana-se quem pensa que as abreviaturas que compartilhamos no nosso cotidiano surgiram com o os avancos tecnológicos.Mesmo sendo inegável que elas tenderam a se acentuar depois da globalização,o fato é que desde que éramos colônia de Portugal,tal procedimento já se manifestava,devido a distância entre Brasil e Portugal,vista a dificuldade em adquerir materiais para escrita,como tinta,pluma,papéis e falta de um sistema ortográfico oficial para a língua portuguesa.Ex: sõra e onra – senhora.
    Muito tempo se passou,mas constatamos que as abreviaturas continuam prevalecendo,porque vivemos em uma sociedade por demais dinâmica e faz-se necessário nos adequarmos a esse dinamismo.
    A maior dificuldade não reside na compreensão das formas abreviadas na internet,mas sim,em registrá-las quando estamos compondo um texto.

    ResponderExcluir
  36. Em teoria da informação , designa-se por ruido qualquer perturbação que ocorra na transmissão do sinal, tal como uma voz muito baixa, falta de atenção do recetor , muita informação , linguagem inadaptada ao publico ou código mal adaptado . o mecanismo compensatório do ruido designa-se por redundância .
    A teoria da comunicação adaptou o conceito de ruido para designar tudo que pertube a comunicação linguistica .Os ruidos podem afetar o plano da produção da mensagem (perturbações na articulação da fala , dificuldade de pronúncia , casos de homonimia lexical ou gramatical , etc.)O plano da receção da mensagem(falta de atenção , dificuldade de audição , incompreensão do código , etc.)ou ocorrer ao nivel do canal(cruzamentos de vozes, por exemplo).A mensagem consiste numa mistura de sinal e de ruido.Se a quantidade de sinal for maior, a comunicação fica assegurada ;se pelo contrário a quantidade de ruido for maior, deverão ser ativados mecanismos de redundância para manter a troca de mensagens entre emissor e recetor
    A teo

    ResponderExcluir
  37. Abreviatura
    Abreviatura ou abreviação é a forma reduzida ou abreviada de uma palavra , expressão ou frase ,usada em geral na escrita , onde frequentemente se utiliza com um ponto final para se inicar ue se trata de uma forma incompleta.Adj.é a abreviatura de adjetivo; máx .,de máxima ; A/C e ref.São abreviaturas de aos cuidados de a referência (fórmula usada em cartas comercias).
    Desde o advento do manuscrito , a prática das abreviações ( em sentido amplo ) se vem incrementando .
    No passado, elas podiam ser consideradas mais ou menos estáveis e comuns (abreviaturas ) ou mais ou menos episódicas(abreviações)

    ResponderExcluir