sexta-feira, 1 de abril de 2011

UM ERRO DE COMUNICAÇÃO

Nas próximas aulas conversaremos sobre problemas de comunicação a partir do texto de Álvaro Fernandes (ver indicação bibliográfica em plano de curso). Para começo de conversa, leia o texto a seguir...
Um casal, em companhia dos seus filhos, resolveu procurar uma localidade, onde pudessem passar suas férias. Descobriram, numa região, uma linda casa que preenchia os requisitos exigidos pela família. Havia, porém, um pequeno incoveniente: A localização do "WC". Resolveram, então, escrever para o proprietário - um Pastor Protestante - a seguinte carta:
GENTIL PASTOR: Visitando sua cidade à procura de uma casa para alugar, durante nossas férias, soubemos que o senhor é dono de uma que, por sua localização e distribuição, muito nos agradou. Todavia, antes de celebrarmos o nosso acordo, gostaríamos que nos informasse em que local se encontra o "WC".
O pastor, que desconhecia o significado da abreviatura "WC", julgando tratar-se da palavra WHITE CHAPELL, capela de uma seita inglesa, respondeu nos seguintes termos:
ESTIMADO SENHOR: Recebi sua carta que muito me honrou e agradeço a preferência da escolha. O local e o clima onde está situada a casa são excelentes. Quanto ao lugar do "WC", posso adiantar-lhe que o mesmo se encontra a uns 10 km de distância. Pode-se ir a pé, mas para os que têm pressa, porém, aconselhamos ir de bicicleta. Há lugar para umas duzentas pessoas sentadas e cem de pé, que, ao ato, assistem muito satisfeitas, principalmente, quando ele é celebrado pela manhã. Aconselhamos, porém, chegar bem cedo, a fim de obterem gratuitamente, o seu jornal que, por uma questão de ordem, depois de servido, é entregue àqueles que esperam do lado de fora. Um ampliador de som colocado no interior do recinto, informa ao povo da cidade a maneira como se realiza o ritual. Fotógrafos aproveitam para documentar a prática de tão salutar espetáculo. O ambiente é muito acolhedor e, no inverno, todos aproveitam para ficar ainda mais bem juntinhos, o que torna o feito mais aprazível e aumenta a disposição de cada participante. Ao final, todos, inclusive as crianças, cantam em coro, dando graças ao Senhor, por terem conseguido realizar a contento, tão nobre esforço. Então, uma grande bandeja recolhe o produto final dessa prodigiosa contribuição humana, que, ao som da Banda de Música local, é repartida fraternalmente para todos os moradores da região.
Atenciosamente,
Pastor Pedrok.
Publicado no Recanto das Letras em 24/01/2008
Código do texto: T831450

24 comentários:

  1. Muito interessante esse texto, mas analisando pude perceber que um simples erro na comunicação pode trazer grandes prejuízos, mas onde estaria o maior erro da mensagem?No transmissor, no receptador ou nos dois como participantes da interação?

    ResponderExcluir
  2. Primeiro é preciso pensar sobre a palavra ERRO. Será que alguém desejando comunicar comete um erro? Ou engana-se? Age equivocadamente sem perceber?
    Penso que podemos escrever ruídos em lugar de erro. Daí posso afirmar que a natureza de tal ruído deve-se ao desconhecimento de um signo por parte do interlocutor 2. Situação comum de interlocução. Neste caso, e na maioria das vezes, sem intenção de cometer erros. O fato: houve comunicação?

    ResponderExcluir
  3. Creio que não houve comunicação, sendo que para haver-la tem que ter entendimento, e devido ao ruído que foi por parte do interlocutor 2 não conseguir entender o que representava o signo WC a mensagem não foi decodificada , a situação ainda é mais desfavorável ao interlocutor 2 pois ele certamente não conseguirá vender seu produto “alugar o imóvel” após o “cliente” ler sua carta.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso este texto de Zuenir Ventura (jornalista e escritor)
    “Há tarefas menos penosas do que essa de ficar buscando a clareza, escolhendo a palavra justa, a construção ideal, o verbo que foge na hora, aquele adjetivo que não ocorre e que só ele pode expressar o que a gente está querendo, enfim, uma tarefa muito sofrida de busca de comunicação. E tem quer ser assim, porque afinal o leitor paga pra gente ter trabalho, não para lhe darmos trabalho na hora de ler.”
    Quem não tem problemas de comunicação? Pág. 95
    (Álvares Fernandes)

    ResponderExcluir
  5. A falta de comunicação pode ter sido causada pela diferença entre línguas, porém, pior ainda foi á falta de interesse do interlocutor2 necessitando de alugar seu imóvel não procurou saber o significado da palavra, esse texto deixa claro que, se você tem dúvidas de algum signo, pergunte, consulte;
    Mas a culpa não foi só do interlocutor2 por outro lado o interlocutor1 não teve preocupação ao passar a mensagem de forma clara, ao escrever um texto ele tinha que procurar a clareza, evitando palavras obscuras ou de duplo sentido, assim teria a informação correta que precisava.
    Enfim, escrever bem é uma questão de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  6. A falta de comunicação é um grande problema, ontem a noite vimos isso claramente em um trabalho apresentado na turma B, a falta de um dialogo coerente muitas vezes gera uma problemática entre o meio. Mais bem que o "Senhorzinho" ai de cima poderia ter exemplificado o W.C. da questão.

    ResponderExcluir
  7. Ao comunicar todo e qualquer interlocutor opta pelo entendimento. Neste caso o "senhorzinho" deve ter imaginado que o termo era conhecido, ou não?

    ResponderExcluir
  8. acho que ele imaginou que sim, que o proprietário conhecera o significado do signo "wc", que por sinal estou em dúvida do seu significado tbm...rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Grande oportunidade para pesquisar, depois de saber socialize...

    ResponderExcluir
  10. W= water (palavra inglesa significa “água”)
    C =closet (palavra inglesa, que significa “quartinho privativo”.)
    Passando para português, por “quartinho privativo que contém água- para descarga” teremos a forma brasileira sanitária.
    Ou seja, WC, em tradução aceitável em português significa: sanitário.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Rodolfo, aguardo novas contribuições.

    ResponderExcluir
  12. No texto podemos identificar que problema foi gerado por conta de uma simples dedução. O “senhorzinho” por meio de uma carta escreve querendo saber onde ficar o WC o pastor que desconhecia o signo faz uma dedução. Assim não houve o entendimento, dessa maneira não existiu comunicação.

    ResponderExcluir
  13. Não houve comunicação entre o pastor e o estimado senhor por nao haver um conhecimento prévio do termo em discurssão pois eles nunca imaginavam que o assunto tratado se referia simplismente a um banheiro e nao a uma casa.

    ResponderExcluir
  14. Houve na verdade uma falta de interesse do pastor em saber o que significava a abreviatura “WC”, sendo assim ele deduziu outra informação. A falta de comunicação entre ambos ouve uma distorção na mensagem que realmente seria passada! E assim ele acabou passando a informação errada.

    ResponderExcluir
  15. O Ruído da mensagem se dá pelo fato de que o interlocutor 2 desconhece o signo.Com base nos livros estudados, posso afirmar que não houve comunicação, pois só há comunicação quando existe entendimento.

    ResponderExcluir
  16. Erros de comunicação

    1- Um dentista recém formado decidiu iniciar sua carreira numa cidade do interior do Amazonas, movido pelo idealismo de ajudar uma população carente.
    Consciente de suas responsabilidades, procurava dar orientações e exemplos práticos a fim de orientar seus pacientes sobre os cuidados que deveriam ser tomados para evitar hemorragia após a extração de dentes.
    Assim, entre outros conselhos, constantemente citava: “nada de café quente na boca”.
    Qual não foi sua surpresa quando um de seus pacientes apareceu no dia seguinte à extração com a boca toda inchada.
    Ao lhe perguntar o que tinha acontecido, ele respondeu que não sabia, pois tinha feito direitinho tudo o que o doutor havia mandado: “tomei café quente e fui nadar”...
    DICA: Antes de se comunicar com pessoas de ambientes culturais diferentes do seu, procure se familiarizar com os usos costumes da localidade, a fim de evitar termos que podem ter conotações distintas.

    ResponderExcluir
  17. Não acredito que o ruído da mensagem se dê apenas pelo fato do interlocutor 2 desconhecer o signo"WC", mas também pelo interlocutor 1 não ter passado a mensagem de maneira clara e de acordo com o entendimento de interlocutor 2.
    Dessa forma não houve comunicação, pois não houve entendimento.

    ResponderExcluir
  18. o que houve mesmo foi uma falta de comunicaçao entre os interlocutores,nao havendo uma correta transmisão das mensagens.
    para haver uma boa comunicaçao é preciso um bom entendimento, precisamos sempre de uma comunicaão clara e eficiente.

    .

    ResponderExcluir
  19. cinthia,

    Será que as pessoas não entendem aquilo que estão lendo ou não entedem correctamente a ligua que estar escrito???
    A falta de comunicação é uma das principais fontes de desentedimentos que pode ser recebido tanto de forma negativa como positiva.

    ResponderExcluir
  20. Entendi nesse texto, analisando pude perceber que um simples erro na comunicação pode trazer grandes prejuízos,nos livros estudados, posso afirmar que não houve comunicação, pois só há comunicação quando existe entendimento.Precisamos sempre de uma comunicaão clara.A falta de comunicação pode ser recebido de forma negativa como positiva.Por fim no texto não existiu a comunicacao pois entao nao teve entendimento.

    ResponderExcluir
  21. O código utilizado na mensagem ”WC” foi mal interpretado, pois, não houve uma demonstração mais simples por parte do emissor, sendo que o mesmo deveria destrinchar o código perfeitamente, para que o interlocutor vinculasse à informação desejada.

    ResponderExcluir
  22. APÓS A LEITURA DE TEXTO ACIMA PUDE PERCEBER QUE HOUVE UMA FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PERSONAGENS.
    POIS PARA QUE TIVESSE A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES ERA PRECISO EM PRIMEIRO INSTANTE QUE HOUVESSE O CONHECIMENTO; FOI EM FUNÇÃO DA FALTA DE CONHECIMENTO QUE HOUVE A FALTA DE ENTENDIMENTO POR PARTE DO PASTOR.

    ResponderExcluir
  23. Percebemos que não houve uma comunicação de ambos os lados, pois a família usou um de signo, e o pastor não conseguiu descodificar a mensagem, e se não houve entendimento, não houve comunicação.LEIDINALVA

    ResponderExcluir
  24. É impressionante como uma simples palavra pode mudar o contexto de uma frase ou historia,por isso é importantíssimo saber exatamente o que estamos falando e escrevendo e na dúvida sempre pesquisar,buscar.O estudo trás o conhecimento,algo que pode evitar a falta da comunicação.

    ResponderExcluir