domingo, 16 de outubro de 2011

O texto ecrito: seminário sobre a questão.

PARABÉNS TURMA! O seminário começou bem. O primeiro livro,Tecnicas de comunicação escrita, foi bem explorado pelo grupo. Aguardo slides finais com as placas e anúncios escritos. Que tal pensar sobre o que foi dito pelas colegas:
" Nossos pensamentos não são transparentes." O que isto nos diz?

17 comentários:

  1. Para mim...

    Esta frase quer dizer que existem compreensões implícitas dentro de uma idéia, ou seja, várias interpretações podem ser exploradas pelos interlocutores.Por isso é necessário que a mensagem seja clara e objetiva,atendendo não só a regra gramatical e ortografia,mas a posição das informações , uma interligada à outra.

    ResponderExcluir
  2. Que nem sempre o que pensamos é o que realmente expressamos, ou seja, é preciso elaborar bem o que vai ser dito (escrito) e por isso precisamos conhecer as técnicas fundamentais para confeccionar um bom discurso, um discurso que represente com exatidão os nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  3. Nossos pensamento não são transparentes acho que porque muitas vezes não fazemos na realidade o que pensamos e acabamos a ocultar o pensamente sem se quer tentar vê que ele estar certo, por algum motivo que pode ser medo, vergonha e etc...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nem sempre o que pesamos conseguimos expressar ou colocar em pratica , pois temos quer saber usar as técnicas necessárias e corretas , ou seja de forma mais clara possível.

    ResponderExcluir
  6. É dificil conseguirmos transpor aquilo que pensamos,ou seja, nem sempre conseguimos passar tudo aquilo que aprendemos e sabemos.

    ResponderExcluir
  7. Pois nem sempre conseguimos expressar o que pensamos e aprendemos pois para que isso não aconteça é praciso elaborar antes o que vamos falar,escrever e usar as técnicas necessárias para que o pensamento seja expresso de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  8. Literalmente o que a ideia que a frase tenta passar é que o que pensamos não pode ser visto pelas outras pessoas e se não escrevermos de uma forma clara não conseguimos passar o desejado, criando assim os ruídos que estamos tentando aprender a evitar nas nossas aulas de Comunicação.

    ResponderExcluir
  9. Nem sempre o que pensamos é oque transmitimos, as vezes pensamos de mais e fazemos tudo de forma contraria. Por isso pensar bem antes de agir ou falar é fundamental, para que seja bem compreendido.

    ResponderExcluir
  10. “Nem tudo o que eu falo é o que você ouve” essa frase dita pela colega na sala resume o meu entendimento da questão. O meu raciocínio pode até está organizado, me comunicar bem com outra pessoa, mas não significa que o próximo entenderá a mensagem. O pensamento pode está transparente pra mim, mas e o outro? É preciso antes de tudo definir bem o que penso para podem transmitir com clareza as informações.

    ResponderExcluir
  11. Nesse texto esta um bom exemplo da falta de conhecimento prévio. Pode até existe uma coerência, mas percebe-se a falta do conhecimento textual. O qual poderia ter ajudado na construção do texto e união das idéias.

    ResponderExcluir
  12. Nossos pensamentos não são transparente, porque pensamos uma coisa e muitas vezes não conseguimos passar aquilo que pensamos, fugimos do assunto ou até mesmo, não somos compreendidos. Há situações em que planejamos muito falar algo a alguém, explicar um determinado assunto de acordo com nossa compreensão, e quando começamos a se comunicar, falamos de forma diferente ao que pensamos, e essa pessoa pode até ter um entendimento diferente ao nosso, ou seja, não somos compreendidos da maneira certa.

    ResponderExcluir
  13. Temos uma grande dificuldade, de passar nossos pensamentos, devido os ruidos da comunicação precisamos passar a mensagem de forma clara.

    ResponderExcluir
  14. Nem sempre tornamos público os nossos pensamentos!

    Em alguns casos, isso acontece pelo impedimento na comunicação.

    Excelente aula para todos!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  15. RESCRITO
    Nem sempre o que pesamos conseguimos expressar ou colocar em pratica, pois temos que saber usar as técnicas necessárias e corretas para que não haja ruídos na comunicação, dessa forma expressamos de forma clara e objetiva nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde pessoal,
    Percebemos a falta de domínio linguístico, apesar de de o autor conhecer os problemas onde visa resolver, ele não conseguiu organizar as idéias, expondo palavras erradas e completamente sem sentido.

    ResponderExcluir
  17. " Nossos pensamentos não são transparentes."
    Vamos tomar como base nossa sala de aula
    O que mais vemos na sala de aula é que dominam o assunto muito bem, mas quando vai ser apresentado começa o nervosismo e muda tudo tão rápido.
    Temos que planejar muito bem tudo que iremos dizer, assim iremos chegar o nosso objetivo desejado.

    ResponderExcluir