sexta-feira, 28 de outubro de 2011

RESSONÂNCIA ...

Caros interlocutores:
Conforme combinamos, chegou a hora de fazer nossa interlocução online. Vamos responder às questões postas?

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 22 ed. - São Paulo: Ática, 2006.
Publicada originalmente na década de 1980, a obra de Blikstein é um livro que aborda os problemas e soluções possíveis no contexto da comunicação escrita, usando uma linguagem dinâmica e clara.
O capítulo V traz uma breve resenha do conteúdo abordado através de uma “Receita para a eficácia da comunicação escrita” (título do capítulo citado, p. 96). Nela é mostrado, de um modo muito simples, do que a comunicação escrita é formada e como se deve prepará-la para que haja a resposta esperada por parte do interlocutor:
1.    Poste neste espaço do blog, uma receita de como escrever um texto do tipo persuasivo, destinado a venda de um produto ou serviço. Não esqueça que uma receita é constituída de partes como: ingredientes, modo de fazer, rendimento.
2.    Escreva em um parágrafo, seu entendimento sobre o dito literário que aparece no texto de Blikstein. Relacione a mensagem ao conteúdo do livro.
“Lutar com palavras é a luta mais vã, entanto lutamos mal rompe a manhã”.
(DRUMMOND, apud BLIKSTEIN, 2006, P.98)

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15. ed., São Paulo: Editora Ática, 2000.
A obra Linguagem e Persuasão têm como objetivo indagar se é possível informação sem persuasão. Para tanto, reflete sobre o conhecimento da retórica como fundamental para compreensão da linguagem persuasiva. No capitulo intitulado Signo e persuasão o autor fala da importância da natureza do signo linguístico, sobre ideologias, eufemismo e discurso dominante e autorizado. Progressivamente, o autor expõe sobre as modalidades discursivas. Ele dialoga sobre: discurso lúdico, polêmico e autoritário.
Agora é com você. Usando uma das modalidades discursivas, convença o leitor sobre a qualidade das informações disponibilizadas durante o último seminário de Comunicação, no I semestre de ADM e Contábeis. Escreva no máximo dez linhas.

OBS: use o processador de texto para escrever, releia seu texto de modo que alcance coesão e coerência.





10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1. Poste neste espaço do blog, uma receita de como escrever um texto do tipo persuasivo, destinado a venda de um produto ou serviço. Não esqueça que uma receita é constituída de partes como: ingredientes, modo de fazer, rendimento.

    Achei esse vídeo, e apesar de não ser uma forma escrita, noto que, expressa o que essa primeira pergunta pede;

    Segue link do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=4R9ZBbdzbbQ

    Nessa transmissão, o candidato a Deputado Federal "Tiririca", mostra de uma forma clara que não sabe o que faz um Deputado Federal, mas se os eleitores votarem nele, ele irá saber.
    Ele vendeu o seu produto (Ele mesmo) e persuadiu os seus eleitores, com isso, chegou ao seu objetivo, que era se eleger.


    2. Escreva em um parágrafo, seu entendimento sobre o dito literário que aparece no texto de Blikstein. Relacione a mensagem ao conteúdo do livro.

    Entendi que, têm que haver um respeito com as palavras, elas são importantes para a nossa vida, nossa sobrevivência intelectual.

    Os conteúdos citados nas apresentações tornaram maiores os nossos conhecimentos, elevou-se os nossos conceitos de comunicação, além de aprimorar a nossa base de estudos.
    Gostaria de fazer um agradecimento a você Cinthia, muito obrigada por esclarecer as nossas duvidas e aperfeiçoar as nossas ideias!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  3. 1.Escrever um texto persuasivo não é apenas falar, mas fazê-lo de modo convincente e sutil. Quando a nossa intenção é vender um determinado produto, devemos começar fazendo uma indicação referente ao assunto, em seguida argumentar comprovando o que está sendo dito e por fim aproveitar a conclusão para confirmar que houve persuasão. Dentro desse contexto devemos utilizar de diversas técnicas gramaticais e semânticas, coerção e coerência, além de argumentos baseados em conhecimentos prévios adquiridos num contexto social. A arte de persuadir, ligada a um contexto, elaborada e cheia de argumentos é fundamental para escrever um belo texto.
    2. O trecho quer dizer que aprender a escrever é aprender a pensar. Pensamento e expressões são interdependentes. Nem tudo que nos vem a mente é possível ser transcrevido, pois, o texto exige mais detalhes e condições gramaticais e contextuais que são fundamentais para e desenvolvimento da escrita, ou seja, a elaboração de um texto correto e esclarecedor é muito mais do que expor nossas idéias é sim a exploração de vários sentidos na conclusão de um entendimento.
    3.Alcançar um texto persuasivo não significa enganar o interlocutor, mas usar de estratégias linguísticas e retóricas para convencer o mesmo. Não é possível informar sem persuadir, principalmente quando seguimos os meios estratégicos. No contexto, o autor abusa dos signos linguísticos e das figuras de linguagem, as quais enriquecem o texto para conseguir atrair o publico alvo, proporcionando ao mesmo uma realização informativa. Sendo assim um discurso persuasivo traz a convicção e a lógica apoiada no que o autor propõe.
    Equipe
    Alfredo Lima
    Débora Matos
    Giselle Menezes
    Mariana
    Polliana Souza
    Robélia Pinto

    ResponderExcluir
  4. Atividade 1
    Quantas vezes ao ler textos, frases e estribilhos travava uma luta com as frases, pedindo aos autores explicação e inspiração, reclamando por ter escrito tão difícil e complicado, lutando mal, existia o vazio, um eco. Rompi o amanhã graças a Drummond que me tirou da inércia e me ensinou a refletir ao invés de resmungar, dando sentido ao que acabei de ler.


    Atividade 2

    Clinica Receita de Saúde


    Ingredientes:
    1. Equipe de Profissionais Competentes

    2. Agenda Diária


    3. Cliente/Paciente

    4. Serviços Ofertados


    5. Coordenação/Supervisão

    O êxito do nosso trabalho conta com o modo de fazer dos colaboradores:

    Todos os Profissionais tem o conhecimento específico recheado com a arte de bem falar para uma boa compreensão e um delicioso atendimento. Coloque em camadas organizadas a Agenda Diária de cada profissional regando sempre com um excelente Planejamento. Para os Clientes realizamos consultas e procedimentos clínicos e de enfermagem incluindo Serviços de urgência e pequenas cirurgias. Sobre o todo preparado polvilhe Coordenação e supervisão no trabalho ofertado.
    Seu rendimento é mais saúde para todos. Uma clinica com alta eficiência e qualidade no atendimento.

    Atividade 3

    Neste primeiro semestre de Administração e Contábeis, realizou-se um seminário de comunicação que cobrou de fato os assuntos dados pela docente Cinthia nas duas últimas unidades sobre os conceitos, tipos básicos e o uso eficaz da comunicação.
    O seminário tem como desafio afeiçoa a comunicação oral e escrita com o objetivo de formular opiniões com domínio das técnicas de comunicação como instrumento estratégico capaz de empreender as comunicações empresarias e pessoais.
    As apresentações durante o seminário foram de grandes qualidades com informações ricas de detalhes sobre: texto, argumentação, coerência, coesão e dentre outros. As explicações fizeram uma união entre várias partes, uma completando a outra, criando uma relação de harmonia, mesmo quando existiu dificuldade de expor o assunto e suas ideias não houve contradição.
    Por esta razão, a atuação dos discentes demonstrou intencionalidade de convencimento e responsabilidade, adquirir segurança, credibilidade e transmitir conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Questão 1

    UM TEXTO GOSTOSO DE LER!

    -Ingredientes:
    *Litros de clareza
    *Pitadas de objetividade
    *Xícaras de entendimento
    *Quilos de Compreensão
    *Porções de introdução,desenvolvimento e conclusão

    -Modo de preparo:
    * Peque uma folha de pape, organize suas idéias com a clareza, adicione pitadas de objetividade, as xícaras de entendimento. Misture tudo e junte com as porções de introdução, desenvolvimento e conclusão. Para dá um toque mais que especial jogue por cima a compreensão.

    -Rendimento:
    * Rende várias porções de cultura, aprendizado, entendimento de mundo e criatividade.
    Sirva a qualquer hora, e boa leitura.

    Componentes:
    Rafaela Reis
    Roqueline Lemos
    Rafael Borges
    Roberson Barreto
    Caio Vinicius
    Elcio Sampaio

    ResponderExcluir
  6. 1 - Para se comunicar bem através da comunicação escrita, precisamos fazer uma receita, nesta os elementos contidos são:
    O remetente, destinatário, código, repertorio, mensagem e veículo.
    Com tudo isso, o texto escrito deverá produzir uma resposta, tornar o pensamento comum às outras pessoas e persuadir. A mensagem deve ser simples, não precisa de muita informação, deve ser clara e objetiva. Além disso, precisa conter signos, estes traduzirão as informações com maior eficácia.
    Devemos ter o cuidado de não repetir tanto a mesma palavra quanto a expressão. Os fatos e conceitos devem está sempre relacionados com coerência. Todos os fatores afetam diretamente o texto.

    Equipe: Taciana, Iara, Jonas, Eliane, Viviane e Maiara.

    ResponderExcluir
  7. 1. Poste neste espaço do blog, uma receita de como escrever um texto do tipo persuasivo, destinado a venda de um produto ou serviço. Não esqueça que uma receita é constituída de partes como: ingredientes, modo de fazer, rendimento.

    Segue uma “receita de bolo” para uma boa venda:
    INGREDIENTES:
    • VOCABULARIO ADEQUADO
    • CONVICÇÃO
    • PERSOASÃO
    • CLAREZA
    • OBJETIVIDADE
    • ARGUMENTO
    • CONHECER BEM O PRODUTO
    MODE DE FAZER:
    PRIMEIRO UTILIZE DA ORATORIA COM UM VOCABULARIO ADEQUADO. DICA: A DEPENDER DO DESTINATARIO UTILIZE UMA LINGUAGEM ADEQUADA, POIS NÃO PODEMOS UTILIZAR UMA LINGUAGEM COMPLEXA COM UMA PESSOA DE BAIXO ENTENDIMENTO;
    MESMO UTILIZANDIO UMA COMINICAÇÃO ADEQUADA, TENHA CONVICÇÃO DO QUE ESTA FALANDO, ASSIM IRA PASSAR SEURANÇA AO CLIENTE;
    UTILIZE A PERSOASÃO PARA CONVENCER O CLIENTE QUE VOCÊ ESTA VENDENDO UMA BOM PRODUTO, E QUE ESSE PRODUTO SERA UTIL PARA O MESMO;
    MESMO COM OS DEMAIS INGREDIENTES TENHA CLAREZA NO QUE VOCÊ ESTA PASSANDO, POIS SO ASSIM O INTERLOCUTOR TERA UM BOM INTENDIMENTO DAS INFORÃOÇÕES;
    TENHA OBJETIVIDADE, NÃO FALE MUITO, ATÉ PORQUE O PROCESSO DE VENDA FICARÁ CHATO, E MESMO COM A OBJETIVIDADE AS INFOMAÇÕES PODEM SER PASSADAS DE FORMA SADISFATORIA;
    UTILIZE UM BOM ARGUMENTO PARA RESPONDER OS QUESTIONAMENTOS, INFORME TUDO QUE FOR NECESSRIO SEM ESQUECER DO INGREDIENTE A CIMA;
    A PESAR DE TODOS INGREDIENTES E DE EXTREMA IMPORTANCIA CONHECER O PRDOUTO A QUAL SE REFERE PARA APROVEITAR O MAXIMO DAS INFORMAÇÕES QUE TIVER CONHECIMENTO, JUNTO AOS DEMAIS INGREDIENTES.
    RENDIMENTO:
    A DEPENDER DO UTILIZADOR DOS INGREDIENTES, OS RENDIMENTOS PODEM SER VARIADOS. MAIS COM UMA BOA UTILIZAÇÃO DOS COMPONENTES DESSA RECEITA, E NA MISTURA CERTA, QUE VAI DEPENDER DO PRODUTO, CLIENTE E OCASIÃO, PODEREMOS TER OTIMOS RENDIMENTOS. TUDO ISSO ITULIZANDO OS ELENTOS DE COMUNICAÇÃO.

    2. Escreva em um parágrafo, seu entendimento sobre o dito literário que aparece no texto de Blikstein. [Relacione a mensagem ao conteúdo do livro.]
    Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã?

    Com essas palavras Blikstein quis dizer que a luta com as palavras é em vão se as mesmas forem utilizadas de forma incorreta, assim já começaríamos com uma desvantagem. Assim a luta seria vã, sendo que o utilizador das palavras teria desvantagem, logo haveria uma grande possibilidade de perca nessa batalha.

    Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã?

    Com essas palavras Blikstein quis dizer que a luta com as palavras é em vão se as mesmas forem utilizadas de forma incorreta, assim já começaríamos com uma desvantagem. Assim a luta seria vã, sendo que o utilizador das palavras teria desvantagem, logo haveria uma grande possibilidade de perca nessa batalha.

    3. O conteúdo apresentado no ultimo seminário foi de extrema importância, pois foram passadas informações necessárias para quem produz textos, ou quem deseja aprimorar a arte de elaborar um bom texto. Em outras palavras coerência e coesão são como arroz com feijão, uma coisa completa a outra, é necessário um bom entendimento para que possamos produzir um bom texto, assim o conhecimento compartilhado e de extrema importância para nós.

    COMPONENTES:
    FÁBIO MACHADO; JORDDAN MIRANDA, LIDIANE COSTA, MAILTON GUSTAVO, MARRIELSON COSTA E THIAGO SIMÕES.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Questão - 1
    Para está receita são necessários os seguintes ingredientes : ser objetivo, dominar bem o assunto, falar com emoção , conhecimento do publico, utilizar exemplos e os termos de persuasão. O modo de preparo é exatamente a mistura dos componentes, obtendo primeiro titulo e imagem para chamar a atenção do publico, em seguida devemos envolver o publico narrando o produto e dando inicio ao texto, feito isso, o escritor deve demonstrar quais as vantagens do seu produto, ao fim do anuncio é importante que lembre a marca e incentive a ação de comprar, Ex.: “COMPRE BATON”. A receita rende muitas vendas e satisfações para quem anuncia bom apetite!

    Questão -2

    O Texto Esclarece que ao pensar e escrever caminham juntos, as duas modalidades comunicativas são muito importantes para o nosso cotidiano e que uma boa comunicação alimenta nossa Intelecutalidade.


    Questão - 3
    Atenção Leitores, você que sempre gosta de estar atualizado e deseja obter uma máxima qualidade em comunicação, não pode perder as informações disponibilizadas durante o ultimo Seminário de Comunicação do 1º semestre de ADM e Contábeis - FACEMP, foram demonstrados apontamentos sobre : Persuasão, Retorica, diversos tipos de escrita, entre outros. Faça parte do mais novo grupo de bons comunicadores.

    Thassyo
    Sheila
    Monica
    Luiz Felipe
    ESQUECI :X

    ResponderExcluir
  10. Questão - 1
    Para está receita são necessários os seguintes ingredientes: ser objetivo, dominar bem o assunto, falar com emoção , conhecimento do publico, utilizar exemplos e os termos de persuasão. O modo de preparo é exatamente a mistura dos componentes, obtendo primeiro titulo e imagem para chamar a atenção do publico, em seguida devemos envolver o publico narrando o produto e dando inicio ao texto, feito isso, o escritor deve demonstrar quais as vantagens do seu produto, ao fim do anuncio é importante que lembre a marca e incentive a ação de comprar, Ex.: “COMPRE BATON”. A receita rende muitas vendas e satisfações para quem anuncia bom apetite!

    Questão -2

    O Texto Esclarece que ao pensar e escrever caminham juntos, as duas modalidades comunicativas são muito importantes para o nosso cotidiano e que uma boa comunicação alimenta nossa Intelectualidade.


    Questão - 3
    Atenção Leitores, você que sempre gosta de estar atualizado e deseja obter uma máxima qualidade em comunicação, não pode perder as informações disponibilizadas durante o ultimo Seminário de Comunicação do 1º semestre de ADM e Contábeis - FACEMP, foram demonstrados apontamentos sobre : Persuasão, Retórica, diversos tipos de escrita, entre outros. Faça parte do mais novo grupo de bons comunicadores.

    Thassyo
    Sheila
    Mônica
    Luiz Felipe
    Roseane Sousa

    ResponderExcluir