terça-feira, 15 de março de 2011

Acolhendo a turma B

Atenção interlocutores, a Turma B do I semestre Facemp, agora também está na interação conosco. Vejam a presença de Anita, aluna de Contabilidade. Ele escreve: os animais possuem linguagem é como se fosse outra língua... Vamos pensar: o que é Língua? Hora de ler sobre o conceito e partir para a coolaboração em rede. Sejam todas e todos acolhidos. Abraços.

16 comentários:

  1. Quando citei "língua" como exemplo, fiz referência à língua falada em países, (como a portuguesa, a inglesa, a francesa, entre outras) como exemplo para entender que é outro tipo de linguagem. Podemos achar que não, pelo fato de que não conseguimos entender. Mas, os animais possuem sim uma linguagem, porem, diferente da nossa e que não temos conhecimento.

    Anita

    ResponderExcluir
  2. Ok, querida, você pode e deve dizer o que sabe, o que quer. Estamos em produção... Daí sugiro que investigue a questão: o que é Língua. Busque fundamento teórico. Sugestão: linguagem, língua e fala de Adilso Citelli. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O animal é um ser irracional. Incapaz de compreender a complexidade da linguagem. Pode sim entender a palavra "código" de ordem quando esta sendo domesticado por exemplo. Porem nunca ira entender o seu significado sendo assim não possuem linguagem.

    ResponderExcluir
  4. Linguagem, palavra, sentido: significante e significado, daí a complexidade. Parabéns excelente contribuição Felipe.

    ResponderExcluir
  5. A comunicação é muito relativa. Como Anita citou os animais tem se meio de comunicação, pois ele transmite pra nos seres humanos o que eles querem, se sente fome, sede etc. E através do gesto (código) deles nos entendemos o que eles querem, assim como ele nos entede! A comunicação humana é um processo constante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos.

    ResponderExcluir
  6. A língua é a criação, mas também o fundamento da linguagem. A minha afirmação indica então que a língua é o instrumento e a linguagem é seu objeto, resultando assim uma comunicação. Por outro lado, a linguagem pode não existir se o receptor não compreender a mensagem que lhe foi sugerida. Um exemplo que já foi citado: os animais e os bebês. Acreditamos que os animais têm certa comunicação com as pessoas e que entendem nossa linguagem, mais não é bem assim, eles aprendem a se comunicar através dos seus poucos sons e gestos, já os bebês com o tempo e com sua a grande percepção aprendem a comunicar e compreender a nossa linguagem, conseqüentemente aprendendo nossa língua.

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto através dos comentários, que ainda existem algumas pequenas dúvidas sobre o que é comunicação x linguagem.
    Mas para tentar esclarecer algumas delas, eu pergunto: Uma pessoa com deficiência na fala, ou seja, muda, comunicar-se-ia através da linguagem?
    E para o autor: Qual foi a primeira forma organizada de comunicação humana?

    ResponderExcluir
  8. Existe a linguagem para surdos e mudos. Ela obedece a um sistema socialmente acordado entre os leitores nesta condição. Constitui-se de signos ou cinemas, gestos ou mesmo imagens representativas das letras do alfabeto que significam. Além disso, o recebedor é capaz de codificar tais signos, produzindo sentidos.

    ResponderExcluir
  9. Linguagem são códigos utilizados para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos.
    Comunicação é a utilização de uma linguagem com o objetivo de expressar ideias, pensamentos e sentimentos.

    ResponderExcluir
  10. Desculpem postei com perfil errado.

    Linguagem são códigos utilizados para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos.
    Comunicação é a utilização de uma linguagem com o objetivo de expressar ideias, pensamentos e sentimentos.

    ResponderExcluir
  11. Geralmente usamos a linguagem para comunicar, entretanto é possível comunicar, apesar da linguagem. pensemos:índices e ícones comunicam?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Depois da aula de ontem, fiquei pensando...

    Será que para definir linguagem não podemos direcionar o homem como um ser "super especifico" e o animal como um ser "generalizador"?

    Ex1: Supondo que o dono de um cachorro o alimente com 2 tipos de rações, quando o animal sentir fome, possa ser que o dono entenda que a lata de ração esta vazia e fazer uma ligação com o latido do seu cachorro para entender. Porém o animal não irá direcionar qual o tipo da ração ele quer, mas a ração em si.

    Ex2: Um individuo sai para tomar uma cerveja, ele vai pedir a cerveja e especificar a marca (Brahma,Skol,Devassa, etc.), e ainda pode dizer se quer gelada ou não.

    Seria isso mais uma explicação porque o homem tem linguagem e o animal não?

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião índices e códigos são uma forma de comunicação universal através de figuras representativas.

    ResponderExcluir
  16. O uso da simbologia é uma forma de comunicação não verbal, por exemplo: sinalização, logotipos, ícones, são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas e cores. Através da combinação destes elementos gráficos é possível exprimir idéias e conceitos numa linguagem figurativa.

    ResponderExcluir