quinta-feira, 10 de março de 2011

Comunicação X linguagem

Segundo Thiago, os animais comunicam-se entre si e com os outros ao redor. Entretanto devo perguntar: eles possuem linguagem? A linguagem não seria apenas uma forma complexa de comunicação. O que justifica a complexidade do uso da linguagem? Até mais...

7 comentários:

  1. A linguagem é uma das maiores características humana,Sendo ela falada ou escrita.
    Mostrando assim a superioridade funcional do cérebro humano sobre o dos animais.

    ResponderExcluir
  2. Meu interesse aqui é fazer uma reflexão com vocês. Os animais não tem linguagem, ou ainda não foram feitos estudos que comprovem a linguagem animal? Qual a melhor definição para linguagem?

    ResponderExcluir
  3. A linguagem na verdade é o meio usado para efetuar a comunicação, o rosnar de um cachorro pode ser a linguagem que ele usa quando se sente ameaçado e pretende atacar. Por mais rudimentar que seja não podemos descartar o fato de ser um tipo de linguagem. A diferença é que nós seres humanos criamos e aprimoramos linguagens, tornando a comunicação mais direta e eficaz.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o amigo ai, Thiago. Animais possuem sim uma comunicação e linguagem, conosco e entre eles mesmos. É como se fosse outra língua, que não temos conhecimento, e por isso, usam de expressões (como o rosnar enfurecido, um olhar triste, a agitação do rabo para expressar alegria, entre outras...) para se comunicar com nós, seres humanos. A linguagem não é apenas humana, e nem única. Existem variadas as formas de linguagem, como sonora, corporal, de gestos, e essas não são tão complexas.

    Anita

    ResponderExcluir
  6. O Sr rato cai na ratoeira. Sua família assustada observa aquela cena trágica. Vinte minutos depois do latrocínio seu filho caçula é destroçado pela velha e mesma ratoeira que dizimou varias gerações, sendo assim :
    Opção 1: Os ratos não possuem memória ou sofrem de amnésia .
    Opção 2: Não existe linguagem entre os ratos ou sua comunicação é ineficaz.
    Devido a grande capacidade de reprodução dos ratos, a grande força dos ursos, a habilidade de alguns cães, se verdadeiramente fossem capazes de raciocinar para produzir linguagem, já teriam desenvolvido algum tipo de “ratoeira humana”.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir