Espaço de socialização, interação e cooperação destinado aos alunos do I semestre de Comunicação da Facemp. A participação efetiva do estudante será pontuada ao final de cada unidade de ensino.
terça-feira, 22 de março de 2011
Quem não tem problemas de comunicação?
Essa pergunta nos remete à próxima indicação de leitura. Que tal comentar o texto da tira?
Destaco a importância de ouvir na comunicação. Na charge, quando os outros não escutam corretamente e com clareza a fala "Zé, quero o numero desse pedido", cria-se uma turbulência na comunicação sendo entendida e propagada de forma incorreta e desordenada.
Na tira podemos destacar a importância de uma mensagem ser passada corretamente, ser ouvida e interpretada também corretamente. A partir do momento que o chefe se dirige e pede a Zé o numero do pedido, o homem que estar passando e não tem nada haver com a história já começa a interpretar errada a mensagem e acaba passando para todos, assim sucessivamente a mensagem vai mudando com o passar de bocas. Coisa muito comum no nosso dia a dia.
Muitas pessoas não param para ouvir corretamente, e saem distribuindo informações e de comentário em comentário a historia vai crescendo de forma distorcida, porem transmitida da forma estendida pela a ultima pessoa,que nesse caso ouve apenas o que quer ouvir, tornando assim os fatos ameaçadores.
As pessoas quase sempre interpretam e ouvir mal a informação. E no caso da charge um funcionário que estava passando por perto viu a conversa do chefe com o funcionário e já espalhou a informação para os demais funcionarias totalmente errada do que realmente era... Ele acabou pegando a conversa no ar e causando uma confusão na empresa. Assim tendo uma distorção da informação correta.
Olá!! Me chamo Adailton Andrade (ADM 6°Semestre), segue link com informações referente a um trabalho que minha turma realizou no ano de 2008. Espero que gostem. Copia o link e cola na Web. Abraços!
LINK CORRETO: http://facempcomunicandoba.blogspot.com/2008/10/trabalho-acadmico-quem-no-tem-problema.html
O que houve foi um equivoco de um funcionário,onde ele não tinha nada haver com a situação,percbemos que ele gosta do passa-passa,o que está realmente faltando no mundo compreensão dos fatos reais,sem ter dúvidas alguma do que transmitir...é como eu vejo e penso.
Muitas vezes a falta de uma comunicação correta, acaba se tornando em uma enorme confusão, a pouca atenção ao interpretar e transmitir a mensagem acaba se tornando um grande problema. E assim a conversa toma rumos totalmente diferentes do que realmente se foi dito.
Essa charge me faz lembrar a minha avó onde ela dizia ¨Deus nos deu um par de ouvidos para ouvir mais e uma boca para que falarmos menos¨ e vale adicionar a essa frase ¨só falar o que tem convicção, ou melhor só repassar adiante o que se tem convicção e que possa de certa forma agregar valores a nossa vida tanto pessoal quanto profissional¨, muitas vezes um comentário mal interpretado pode causar, como causou um grande problema do setor, onde se um chefe de setor deu uma ordem a seja ela qual for vai ser cobrado a sua execução, assim não precisa de intermediários para a solicitação.
A má comunicação dentro de uma empresa provoca: Não engajamento dos funcionários nos objetivos da entidade, sentimento de não pertencer aquele grupo, conflitos internos, fofocas e imagem externa negativa. Ser Claro, dizer com clareza o que se pensa e o que se sente é a chave para se relacionar melhor. "A PALAVRA É UMA ARMA QUE PODE SER BEM OU MAL USADA" EDUARDO GALEANO http://www.cra-pr.org.br/download/comunicacao%20empresarial.pdf
Olá Adailton,adorei essa interação com você. Continue conosco. Vou indicar seu trabalho para as turmas. Que tal mais alguns exemplos de problemas de comunicação vividos por cada um de nós? Vamos contar...
Tem-se algo que acho bonito é quando uma pessoa sabe se comunicar, meus olhos brilham ao vê-la pronunciar corretamente as palavras, falando com clareza, conseguindo transmitir sua mensagem com expressões elegantes e sem perder o foco. Mas muitos sofrem em sua vida pessoal e profissional por não saberem se comunicar e muitas vezes perdendo grandes oportunidades de sua vida por esse motivo. Existem ainda aqueles que sabem se comunicar pela a linguagem escrita, expressando com a tinta o que não conseguiriam dizer através da fala. Por isso gosto de participar deste blog, pois tenho aprendido muito sobre a COMUNICAÇÃO.
Através da charge percebemos que temos que ouvir bem para compreender o que foi comunicado,pois se não houver entendimento do que foi passado ,não pode haver comunicação.Leidinalva
Às vezes comentar algo que ouvimos sem clareza leva a um grande problemas de comunicação. Foi exatamente o que aconteceu na charge, a troca das palavras ditas, trouxe a falta de compreensão, provocando uma imensa confusão em algo que era muito simples. É de extrema importância saber ouvir e se comunicar de forma nítida. Agindo dessa forma, evitaremos muitos problemas de comunicação como esse que vimos na charge.
Os Ruídos acima destacam um grande problema que há no cotidiano e principalmente na internet: a existência de informações falsas. Assim, acabamos transmitindo uma informação errada, por falta de atenção.
Na comunicação devemos ouvir entender para poder passarmos de forma correta a informação. Na tira podemos identificar o chefe pedindo para o Zé o número de um pedido, um funcionário passando escuta à conversa no final e muda totalmente o sentido da palavra e passa para os colegas de forma errada assim provocando um grande tumulto na empresa.
Acho que na Chade a presença de “Ruídos" Neste caso a má interpretação do que foi dito sendo passado de forma erronia pelos seus respectivos narradores.
O texto mostra que não houve comunicação de ambas as partes , já que o pastor não entendeu a sigla comunicada, pois a família não falou com clareza para que houvesse compreensão do assunto tratado . LEIDINALVA
A charge mostra o quanto uma má interpretação pode alterar um contexto. a mania que as pessoas tem de não saber ouvir e de modificar as palavras , sem maiores esclarecimentos... não é à-toa que temos dois ouvidos pra ouvir mais e uma boca pra falar menos..rsrsrsrs
Gostaria de destacar o comentário de Hélio quando adverte sobre erros na internet. Os ruídos dessa natureza podem ser explicados pela falta de cuidado ao selecionar informações. A produção do conhecimento é um trabalho que exige um arquivo de boas notícias e fontes de credibilidade. Mandou bem!!!
Os erros de comunicação são muito comuns no cotidiano,muitas veses temos resultados insatisfatórios decorrente à falhas na comunicação e essas falhas podem gerar sérios problemas e conflitos entre pessoas ou numa empresa ou mesmo na sociedade em geral, provocando assim muita insatisfação e desmotivação.
Importante destacar também é que certificar-se do alcance e da clareza do conteúdo da comunicação é também de responsabilidade do indivíduo comunicador. Informar a sua idéia com clareza é essencial para a eficácia da comunicação, tomando como base que a comunicação não é simplesmente o ato de “falar” para o interlocutor, mas sim fazer com que o interlocutor entenda claramente qual a sua idéia ao comunicar-se.
A cominicação é algo essencial e se não usada corretamente como mostra na ilustração pode ter consequencias indesejadas. "Comunicação sempre" mas de quelidade, permitindo que o ouvinte entenda a mentagem.
Podemos notar que a tirinha exposta ao topo representa um verdadeiro “telefone sem fio”. Pois a partir de uma simples cacofonia – vício de linguagem, a pessoa pega o texto no ar, sem dar a devida atenção à interpretação do mesmo, pois se observarmos bem dá pra notar que não faz muito sentido a frase: “Zé, quero o número DESPEDIDO!”. Com isso começam as sucessivas distorções no texto. Todos eles fazendo suas interpretações com base no que nem fora ouvido corretamente. O que nos faz lembrar de um certo provérbio que diz o seguinte: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
Destaco a importância de ouvir na comunicação. Na charge, quando os outros não escutam corretamente e com clareza a fala "Zé, quero o numero desse pedido", cria-se uma turbulência na comunicação sendo entendida e propagada de forma incorreta e desordenada.
ResponderExcluirNa tira podemos destacar a importância de uma mensagem ser passada corretamente, ser ouvida e interpretada também corretamente. A partir do momento que o chefe se dirige e pede a Zé o numero do pedido, o homem que estar passando e não tem nada haver com a história já começa a interpretar errada a mensagem e acaba passando para todos, assim sucessivamente a mensagem vai mudando com o passar de bocas. Coisa muito comum no nosso dia a dia.
ResponderExcluirMuitas pessoas não param para ouvir corretamente, e saem distribuindo informações e de comentário em comentário a historia vai crescendo de forma distorcida, porem transmitida da forma estendida pela a ultima pessoa,que nesse caso ouve apenas o que quer ouvir, tornando assim os fatos ameaçadores.
ResponderExcluirAs pessoas quase sempre interpretam e ouvir mal a informação. E no caso da charge um funcionário que estava passando por perto viu a conversa do chefe com o funcionário e já espalhou a informação para os demais funcionarias totalmente errada do que realmente era... Ele acabou pegando a conversa no ar e causando uma confusão na empresa.
ResponderExcluirAssim tendo uma distorção da informação correta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!! Me chamo Adailton Andrade (ADM 6°Semestre), segue link com informações referente a um trabalho que minha turma realizou no ano de 2008. Espero que gostem. Copia o link e cola na Web.
ResponderExcluirAbraços!
LINK CORRETO:
http://facempcomunicandoba.blogspot.com/2008/10/trabalho-acadmico-quem-no-tem-problema.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que houve foi um equivoco de um funcionário,onde ele não tinha nada haver com a situação,percbemos que ele gosta do passa-passa,o que está realmente faltando no mundo compreensão dos fatos reais,sem ter dúvidas alguma do que transmitir...é como eu vejo e penso.
ResponderExcluirMuitas vezes a falta de uma comunicação correta, acaba se tornando em uma enorme confusão, a pouca atenção ao interpretar e transmitir a mensagem acaba se tornando um grande problema. E assim a conversa toma rumos totalmente diferentes do que realmente se foi dito.
ResponderExcluirEssa charge me faz lembrar a minha avó onde ela dizia ¨Deus nos deu um par de ouvidos para ouvir mais e uma boca para que falarmos menos¨ e vale adicionar a essa frase ¨só falar o que tem convicção, ou melhor só repassar adiante o que se tem convicção e que possa de certa forma agregar valores a nossa vida tanto pessoal quanto profissional¨, muitas vezes um comentário mal interpretado pode causar, como causou um grande problema do setor, onde se um chefe de setor deu uma ordem a seja ela qual for vai ser cobrado a sua execução, assim não precisa de intermediários para a solicitação.
ResponderExcluirQuanto mais complexa e grande a estrutura de
ResponderExcluirorganização de uma empresa, maior é a distorção entre a mensagem original e a que chega ao
destino final.
A má comunicação dentro de uma empresa provoca:
ResponderExcluirNão engajamento dos funcionários nos objetivos da entidade, sentimento de não pertencer aquele grupo, conflitos internos, fofocas e imagem externa negativa.
Ser Claro, dizer com clareza o que se pensa e o que se sente é a chave para se relacionar melhor.
"A PALAVRA É UMA ARMA QUE PODE SER BEM OU MAL USADA" EDUARDO GALEANO http://www.cra-pr.org.br/download/comunicacao%20empresarial.pdf
Olá Adailton,adorei essa interação com você. Continue conosco. Vou indicar seu trabalho para as turmas. Que tal mais alguns exemplos de problemas de comunicação vividos por cada um de nós? Vamos contar...
ResponderExcluirTem-se algo que acho bonito é quando uma pessoa sabe se comunicar, meus olhos brilham ao vê-la pronunciar corretamente as palavras, falando com clareza, conseguindo transmitir sua mensagem com expressões elegantes e sem perder o foco. Mas muitos sofrem em sua vida pessoal e profissional por não saberem se comunicar e muitas vezes perdendo grandes oportunidades de sua vida por esse motivo. Existem ainda aqueles que sabem se comunicar pela a linguagem escrita, expressando com a tinta o que não conseguiriam dizer através da fala. Por isso gosto de participar deste blog, pois tenho aprendido muito sobre a COMUNICAÇÃO.
ResponderExcluirAtravés da charge percebemos que temos que ouvir bem para compreender o que foi comunicado,pois se não houver entendimento do que foi passado ,não pode haver comunicação.Leidinalva
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÀs vezes comentar algo que ouvimos sem clareza leva a um grande problemas de comunicação.
ResponderExcluirFoi exatamente o que aconteceu na charge, a troca das palavras ditas, trouxe a falta de compreensão, provocando uma imensa confusão em algo que era muito simples.
É de extrema importância saber ouvir e se comunicar de forma nítida. Agindo dessa forma, evitaremos muitos problemas de comunicação como esse que vimos na charge.
Os Ruídos acima destacam um grande problema que há no cotidiano e principalmente na internet: a existência de informações falsas. Assim, acabamos transmitindo uma informação errada, por falta de atenção.
ResponderExcluirDevemos ouvir direito e entender o tipo de informação antes de retransmití-la para que no final se tenha um entendimento, uma comunicação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa comunicação devemos ouvir entender para poder passarmos de forma correta a informação. Na tira podemos identificar o chefe pedindo para o Zé o número de um pedido, um funcionário passando escuta à conversa no final e muda totalmente o sentido da palavra e passa para os colegas de forma errada assim provocando um grande tumulto na empresa.
ResponderExcluirAcho que na Chade a presença de “Ruídos"
ResponderExcluirNeste caso a má interpretação do que foi dito sendo passado de forma erronia pelos seus respectivos narradores.
O texto mostra que não houve comunicação de ambas as partes , já que o pastor não entendeu a sigla comunicada, pois a família não falou com clareza para que houvesse compreensão do assunto tratado . LEIDINALVA
ResponderExcluirA charge mostra o quanto uma má interpretação pode alterar um contexto.
ResponderExcluira mania que as pessoas tem de não saber ouvir e de modificar as palavras , sem maiores esclarecimentos... não é à-toa que temos dois ouvidos pra ouvir mais e uma boca pra falar menos..rsrsrsrs
Gostaria de destacar o comentário de Hélio quando adverte sobre erros na internet. Os ruídos dessa natureza podem ser explicados pela falta de cuidado ao selecionar informações. A produção do conhecimento é um trabalho que exige um arquivo de boas notícias e fontes de credibilidade. Mandou bem!!!
ResponderExcluirOs erros de comunicação são muito comuns no cotidiano,muitas veses temos resultados insatisfatórios decorrente à falhas na comunicação e essas falhas podem gerar sérios problemas e conflitos entre pessoas ou numa empresa ou mesmo na sociedade em geral, provocando assim muita insatisfação e desmotivação.
ResponderExcluirImportante destacar também é que certificar-se do alcance e da clareza do conteúdo da comunicação é também de responsabilidade do indivíduo comunicador. Informar a sua idéia com clareza é essencial para a eficácia da comunicação, tomando como base que a comunicação não é simplesmente o ato de “falar” para o interlocutor, mas sim fazer com que o interlocutor entenda claramente qual a sua idéia ao comunicar-se.
ResponderExcluirA cominicação é algo essencial e se não usada corretamente como mostra na ilustração pode ter consequencias indesejadas. "Comunicação sempre" mas de quelidade, permitindo que o ouvinte entenda a mentagem.
ResponderExcluirPodemos notar que a tirinha exposta ao topo representa um verdadeiro “telefone sem fio”. Pois a partir de uma simples cacofonia – vício de linguagem, a pessoa pega o texto no ar, sem dar a devida atenção à interpretação do mesmo, pois se observarmos bem dá pra notar que não faz muito sentido a frase: “Zé, quero o número DESPEDIDO!”. Com isso começam as sucessivas distorções no texto. Todos eles fazendo suas interpretações com base no que nem fora ouvido corretamente. O que nos faz lembrar de um certo provérbio que diz o seguinte: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
ResponderExcluir