domingo, 21 de agosto de 2011

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Olá turma,
Penso que nosso encontro no sábado foi muto proveitoso. Seguem anotações importantes para continuidade do estudo sobre:

TEMA INTEGRADOR: NOVOS NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EIXO: A força da Comunicação Virtual como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

Questão norteadora para a disciplina Comunicação: 


Como a comunicação virtual pode alavancar e garantir a sustentabilidade de novos negócios?
AÇÃO INTERDISCIPLINAR: PODCAST
Tendo em vista o conteúdo em pauta durante a aula, textos, contribuições, atividades, outros...
Vamos fazer uma ressonância? O que você tem a dizer?

10 comentários:

  1. Boa noite gente o que eu acho que temos que esta ciente da necessidade de cuida do nosso planeta ,porem existem guerras, conflitos. O capitalismo para mim e o maior culpado , esse sistema faz com que as pessoas fiquem cegas e esquecem do verdadeiro valor da vida.Que é amarmos uns aos outros, Porem acredito em uma era que as pessoas vão se entender e que darão valor umas as outras, que entendera que a nosso planeta precisa da união de todos para continua em perfeita harmonia.

    ResponderExcluir
  2. O desenvolvimento sustentável hoje em dia esta como dissemos "na moda", temos que começar a ser sustentáveis dentro de nossas casas para que possamos cobrar um dos outros a responsabilidade sustentável e assim chegar-mos a um verdadeiro desenvolvimento sustentável reeducando a todos e conscientizando que cada dia mais os novos negócios procuram andar de mãos dadas com os métodos de sustentabilidade para assim conseguir novos clientes e parceiros

    ResponderExcluir
  3. Não tenho sombra de dúvidas que a Comunicação Visual é um dos meios mais eficientes para atingir todas as camadas da sociedade, seja nos meios corporativos ou na livre iniciativa, e tem se transformado numa ferramenta capaz de fazer a diferença no mercado da comunicação, marketing, publicidade e propaganda. Sendo hoje um componente indispensável para que seus negócios e projetos sejam colocados em prática e com muito sucesso.

    Excelente fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
  4. Colegas, na nossa aula hoje posso afirmar que comunicar-se bem é fundamental para obter novos conhecimentos e aprimorar diversos aspectos de sua habilidade de expressão em público.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bem, comunicar-se é desbravar,chegar mais longe,e compartilhar novas ideias, o que nos torna cada vez mas próximos de uma sociedade sustentável.
    Então, vamos nos comunicar?!!!!

    ResponderExcluir
  7. Visão traduzindo em Ação

    O pensamento sustentável surgiu como consequência da Revolução Industrial , tornou-se um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos,sem comprometer o futuro das próximas gerações e está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente.Ser sustentável não é –pura e simplesmente – divulgar boas ações como um fim em si mesmo, mas é compreender que as ações de uma determinada corporação têm impactos e reflexos sobre toda a sociedade.A exemplo de empresas da nossa equipe destacou-se a reciclagem de plástico e papelão , a verba deste material serve para suprir despesas internas, tais como a compra de combustível, gerando assim, um custo benefício ( meio ambiente X empresa ).O desenvolvimento sustentável também pode ser algo que vem de berço, formado na educação familiar.
    Um simples banho como exemplo, conscientizando no desperdício da água, pois, é ela um bem vital para a humanidade. Então, cada um, no seu papel, buscando fazer a diferença para influenciar na história e fazer um mundo sustentável. Faça sua ação!

    Nome escolhido pela equipe: Atitude
    Equipe AÇÃO:
    Débora Matos dos Santos
    Ygor Ney do Nascimento
    Mailton Gustavo da Silva
    Marrielson S. Costa
    Fábio M.de Freitas
    Alessandra S. Sena
    Kátia C.S.Pena
    Mônica S. Teixeira
    Roseane S. Santos
    Maria Aparecida C.L. Souza

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. ATIVIDADE EM GRUPO – FRONTEIRAS

    NOVOS NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEIS

    As Fronteiras da Sustentabilidade Empresarial e a “Consciência Estratégica”

    Através dos textos compartilhados em sala tivemos uma noção clara sobre sustentabilidade, tema importante em nosso presente, que visa um futuro mais verde. Ontem quarta-feira (24) na capital baiana, foi realizado o segundo dia do seminário AGENDA BAHIA Compromisso com o Futuro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), sendo promovido pelo jornal CORREIO DA BAHIA e a rádio CBN, em parceria com a FIEB e apoio da UFBA, reunindo representantes da iniciativa privada, do meio acadêmico e dos governos municipal e estadual, com o tema “Inovação tecnológica e Desenvolvimento da cadeia de valor com fornecedor”. No evento do dia foram colocados foi discutido o crescimento econômico com geração de emprego e sustentabilidade. Para os envolvidos no evento, a sustentabilidade estimula inovação tecnológica e desenvolvimento econômico e social. Após assistir a reportagem sobre o assunto, busquei refletir sobre o nosso Projeto Interdisciplinar, e refiz a questão que nosso grupo havíamos feito: “o que devemos conquistar e ultrapassar para um futuro empreendedor sustentável vivendo com tranquilidade e melhor qualidade de vida?”
    As mudanças são necessárias para uma confraternização social, e essa tal mudança apenas é adquirida através do nosso conhecimento diante dos assuntos que a palavra gera. A visão nos traz a visibilidade com a análise do atual e do que acontecerá no futuro, aprofundando-se na necessidade de empresários e consumidores, tendo não somente como ação a busca do retorno financeiro, mas também a busca da boa convivência com o meio-ambiente. A partir dessa certificação de consciência, nos vemos com a necessidade de expandir as fronteiras de modo que possamos atingir nossa principal meta: UM MUNDO MAIS VERDE. Mas devemos tomar como ponto de partida o questionamento, pois as questões feitas no hoje devem ter respostas que reflitam no futuro, não projetando uma fantasia, mas sim uma realidade futura que é uma consequência dos atos do presente. E porque não se comunicar com mais frequência? Porque não dar espaço participativo aos consumidores? Nós sabemos que a comunicação é a melhor maneira de debater situações e entrar em acordo, é a maneira rápida de expressão que deve ser desenvolvida entre empresas e consumidores. Porém também temos que ter a visão de que sustentabilidade não é apenas a busca de uma harmoniosa convivência entre homem/meio ambiente, tendo como priori a reciclagem, e sim o investimento social numa parcela grande de publico que viverá no planeta do futuro, educando com mais dedicação o cidadão, o que também pode ser visto como projeto sustentável. Se a meta é o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias a nível nacional, porque não contar com as universidades, que onde obtemos nossos profissionais? O que se vê é que para criar pontes e abrir novos caminhos para um Brasil mais proveitoso futuramente é obrigatório sair do convencional e do trivial, é preciso inovar, e não apenas promover e obter renda, mas também conhecimento para a população.

    EQUIPE:

    DIONILSON BORGES L. JUNIOR
    ELCIO SANTOS SAMPAIO
    ELIENE CAITANO DE OLIVEIRA
    GISELLE LACERDA DE MENEZES
    JANDERSON C. SANTOS NASCIMENTO
    JONAS LUIZ SILVA SANTOS
    JORDAN MIRANDA NOGUEIRA
    PATRICIA RAMOS SOUZA
    POLIANA SOUZA
    ROBÉLIA VINTO DOS SANTOS
    THAIS LANA SANTOS SILVA
    THIAGO LOBO S. SIMÕES
    VIVIANE BARBOSA DO NASCIMENTO

    ResponderExcluir