sábado, 27 de agosto de 2011

AUTORIA: O QUE É SER AUTOR?

Você já parou para pensar sobre o conceito de AUTORIA? O que é ser autor? Como a compreensão de autoria vai se modificando ao longo da história da humanidade? Tínhamos a idéia de que ser autor é difícil, é para poucos, é para os “escolhidos”. Há muito tempo ouvimos falar sobre direitos autorais, sobre cópias ilegais de textos, vídeos, imagens... Hoje temos licenças de utilização que garantem proteção aos autores, porém, como liberdade para utilizarmos o que está publicado. Estamos vivenciando o paradigma de “alguns direitos reservados” ao invés do tradicional “todos os direitos reservados”. A partir do advento da Internet, como fica essa relação com a autoria? O que muda? Sabemos que na rede a autoria é cada vez mais compartilhada e ressignificada. Cada um de nós pode opinar, criar, participar como um autor ou co-autor. E você? Como vê/vivencia a questão da autoria?

19 comentários:

  1. Boa noite Pessoal!!!
    Ser Autor é criar algo com suas ideias. A forma de se ver a Autoria vem mudando muito com o passar do tempo. Com a internet e a divulgação quase instantânea de publicações, musicas e noticias por exemplo vem fragmentando a noção que temos de autoria, na maioria das vezes ouvimos uma música, gostamos do cantor, mas não nos importamos com quem teve o brilhantismo de escrevê-la e colocar ritmo, ser autor meio que perdeu o foco na sociedade, no importamos muito mais com a interpretação de diversos artistas. Em redes de bate papo como twitter, facebook, Orkut, entre outros, é comum encontrarmos uma infinidade de frases, textos que nos chamam a atenção e vemos tais frases sem nos importamos novamente com o autor. Na faculdade se precisamos de um livro corremos logo para a Xerox e por aí vai diversas atitudes cotidianas de desmerecermos o trabalho de alguém.
    Com a internet perdemos a percepção do que é autoria, nos importamos com conteúdos e esquecemos de dar valor aos autores. Eu particularmente acho que a autoria deve ser respeitada e que os autores devem merecer devida atenção por suas obras, que com certeza lhes custaram muito tempo e com certeza se eu criasse algo exigiria o meu reconhecimento.
    O que devemos entender que os autores são muito importantes, mesmo que sua importância seja deixada de lado, devemos nos conscientizar e valorizar o trabalho dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Ser Autor é expor suas ideias em prática para que elas possam ser conhecidas. A forma de ver Autoria vem se modificando com o passar dos anos .
    Pois com o surgimento da internet ,meios de comunicação em massa , divulgações e publicações de noticias por exemplo vem desequilibrando a ideia que temos de autoria, no entanto temos a oportunidade de ler um livro mas não de saber como ele foi escrito, e as ideias que o autor quer nos apresentar ,se autor fez citações negativas ,positivas ou perde o foco na sociedade mas o que nos importa mesmo é a interpretação. Em redes sócias da internet, mas também em jornais revistas ,livros é comum encontrarmos fragmentos que nos chamam a atenção e lemos sem nos interessarmos com o que o autor propõem a nos oferecer. Hoje com os avanços da tecnologia nas maquinas nas faculdades, escolas,cursos entre outros não precisamos mas comprar livros,pois com a invenção da maquina copiadora ( conhecida como xerox) os livros estão perdendo o seu valor pois estão sendo copiados “falsificados” e o trabalho dos autores estão sendo desvalorizado pelos cidadães da sociedade.
    Fica com a percepção de que devemos entender que os autores são importantes, mesmo que sua importância da sua "obra" seja deixada de lado, pois, devemos ser consciente e valorizar o trabalho que o autor tem a nos apresentar .Embora, relacionar autoria e internet não é simplesmente reforçar a forma como tradicionalmente entendemos o que seja a "identidade" por exemplo, o uso que muitos autores e jornalistas fazem das redes sócias , significa que a partir de uma proposta pedagógica com diferenças, o surgimento de autores abertos a novas elaborações .Muda a partir de que autoria na internet é muito seria pois acredito que todos nós devemos enfrentá-la de forma que ela não interfira na nossa vida pois parte do trabalho de algumas pessoas é falar ,mexer com as identidades das pessoas que convivem na sociedade.
    Na minha visão acho que a autoria deve ser valorizada pois ela ajuda o autor nos passar o que ele quer passar sobre sua obra e o mais importante para o autor (que está na sua identidade, seus sentimentos,desejos,valores ,gostos preferencias entre outros) pois o autor quer que sejamos consciente pra que possamos reconhecer seu trabalho e respeitá-lo pois leva muito tempo para construí-lo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pessoal. Autor é ser o criador dos seu pensamentos é dono da sua criação da sua obra, autor é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências no trabalho, isso tudo é individual e não coletivo, o que faz com que a criação coletiva acabe pressupondo um resultado fruto do ponto comum entre os participantes.

    Luiz Roberto Nunes de Andrade 1 semestre contabilidade

    ResponderExcluir
  4. Bom dia pessoal. Autor é ser o criador dos seu pensamentos é dono da sua criação da sua obra, autor é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências no trabalho, isso tudo é individual e não coletivo, o que faz com que a criação coletiva acabe pressupondo um resultado fruto do ponto comum entre os participantes.

    Luiz Roberto Nunes de Andrade 1 semestre contabilidade

    ResponderExcluir
  5. Já que os colegas acima já disseram vários conceitos sobre o tema autor.
    Só tenho que simplificar.
    Que o Autor é quele que conduz ou gera. Um autor é aquele que compõe, escreve ou da forma a algo.
    Até a próxima..

    ResponderExcluir
  6. Autor é a denominação dada ao responsável pela criação de algo, aquele que fez, aquele que criou. Para muitos ser autor é ser artista (então todos somos), um individuou a quem se deve uma obra, alguém que expressou sua visão e seus pensamentos através de uma criação. No decorrer da história, diversas criações foram atribuídas a muitas pessoas que se tornaram ícones para a humanidade, autores maravilhosos que contribuíram de forma marcante com o desenvolvimento do ser e da sociedade atual. Além desses, diversas pessoas também contribuíram com suas criações, não com tanta relevância (obras materiais), mas com seus conhecimentos e habilidades que foram fonte de inspiração para diversas obras que surgiram depois, Sócrates, por exemplo. A autoria, algo tão sublime, foi preservado ao desenrolar da história através dos direitos autorais concedidos pela LEI, atualmente esse direito continua sendo preservado, mas com uma maior dificuldade de controle, devido ao dinamismo da internet, tudo acontece muito rápido e de forma instantânea. As pessoas hoje já não estão preocupadas com quem fez ou como foi feito, mas apenas com o conteúdo de forma rápida, porque para nossa geração o que falta é tempo. Hoje não se valoriza mais a obra ou quem a fez, o que importa é para que serve e se serve.Na verdade, o que veio pra somar (a facilidade de acesso a diversas obras e autores que a internet proporciona)acabou por confundir esse conceito de autoria, o que para mim não precisa ser estabelecido da forma que era anteriormente, mas que precisa ser reavaliada e reconceituada de forma a atender aos novos mecanismos que a modernidade proporciona, principalmente a internet, por exemplo o conceito de co-autores, autorias compartilhadas e diversos outros são conceitos atuais que surgiram a partir de uma necessidade de adaptação vivida por cada um de nós.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, pessoal, bem como já foi dito o ser autor consiste em criar algo de acordo com seus pensamentos suas emoções.

    ResponderExcluir
  8. Ser autor é expressar em sua obras sentimento, fantasia, ideias, pensamentos ou um modo diferente de entender algo. Ao longo do tempo com avanço da comunicação e a velocidade das publicações de diversos assuntos fez com que perdêssemos o interesse de saber a origem de cada obra. Hoje em dia o principal comércio não é a própria obra e sim a publicação do conteúdo do mesmo de forma fácil. A internet contribui para facilidade de copiar ideias ou até mesmo modificar a intenção do legítimo autor. Acho particularmente que alguns autores se beneficiam de tal divulgação gratuita, e fica difícil saber se estou obtendo algo ilegal ou não.

    ResponderExcluir
  9. Autor é sempre o indivíduo que fez, que criou, o criador de seus pensamentos, é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências em um trabalho individual.

    ResponderExcluir
  10. Ser autor é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências no trabalho.Lógico que ser autor traz um risco. O autor coloca para fora seus medos, angústias, lamentos, e também alegrias, preferências, esquisitices, insere tudo isso na obra, e ao assinar assume para a sociedade que aquilo tudo é fruto daquela pessoa, sem disfarces ou máscaras. IARA THAÍS

    ResponderExcluir
  11. 1) Apesar de vivenciar todos os dias esse conceito, nunca parei para pensar na autoria com tanta interação.

    2) Ser autor é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências no trabalho. É correr um risco, colocar para fora seus medos, angústias, lamentos, e também alegrias, preferências, esquisitices, inserir tudo isso na obra, e ao assinar assumir para a sociedade que aquilo tudo é fruto daquela pessoa, sem disfarces ou máscaras.

    3) Nos dias atuais, toda e qualquer pessoa pode alterar, redistribuir, disponibilizar para download, comercializar, enfim, fazer qualquer coisa com o conteúdo desde que sejam mantidos os direitos morais dos autores, ou seja, deixar visível quem criou, editou, alterou ou corrigiu, e que permita que todos os usuários possam fazer o mesmo a partir da cópia distribuída, original ou modificada.

    4) Surgem diferentes formas de direitos autorais, partindo das que dão mais direitos a qualquer usuário para as que concedem menos.

    5) A Obra pode ser distribuída, alterada e comercializada livremente. Muitas licenças permitem bem mais direitos do que as licenças livres.

    6) Eu crio a minha própria história, meus conceitos de vida, tento alcançar os meus objetivos, aprendendo com os outros, pondo em pratica as minhas ideias e tento passar o conhecimento que absorvi para outras pessoas. Afinal a vida é um grande livro e é minha a responsabilidade de escrever meu próprio texto.


    Que hoje possamos ter uma linda noite!


    Maiara S Santana.

    ResponderExcluir
  12. No dicionário a definição de autor é:

    • Aquele a quem se deve uma obra literária, científica ou artística
    • Causa primária ou principal de alguma coisa
    • Criador
    • Aquele que recorre ao poder judiciário para garantir direito seu o de outrem, em ação contra terceiro.

    Mas vejo também que ser autor é colocar as suas referências, crenças, valores, gostos e preferências no trabalho, lógico que ser autor traz um risco. O autor coloca para fora seus medos, angústias, lamentos, e também alegrias, preferências, esquisitices, insere tudo isso na obra, e ao assinar assume para a sociedade que aquilo tudo é fruto daquela pessoa, sem disfarces ou máscaras.
    A compreensão de autoria vem se modificando ao longo da historia da humanidade segundo a mudança de costumes, culturas, afazeres e etc, cada autor se adequa a seu tempo e sua realidade vivida, não deixando de lado as obras de suas referencias antepassadas no qual o inspirou a ser um autor. Os recursos vão mudando a sociedade muda e assim cada autor se encaixa na historia do seu tempo.

    O advento da internet só vem a ajudar mais ainda a mostrar ao mundo a autoria dos autores possibilitando mais rapidamente o reconhecimento mundial, impossibilitando o chamado plágio, pois com a internet no mesmo momento que criado o autor pode disponibilizar para o mundo com sua assinatura pessoal.
    Como falado anteriormente se muda a velocidade de se expandir sua autoria para o mundo ficar ciente do seu feito.
    Eu vivencio a questão da autoria de uma forma positiva onde hoje em dia diferentemente no passado ficamos quase que instantaneamente informados de novas autorias e de novos autores, assim facilitando a vida de todos, temos que se adequar a velocidade das informações desse nosso mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Ser autor é produzir e expor de forma independente suas próprias idéias, baseado em estudos e informações pessoais sobre determinado assunto ou leitura. O reconhecimento desta autoria deve ser respeitado por cada indivíduo, pois, servirá de acréscimo para a formação de opiniões.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ser autor é ser criador de suas ideais, e todos somos autores de nossas vidas,seguimos os caminhos nos quais adotamos como bons, e estamos sempre reescrevendo a nossa historia.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ser autor e criar suas proprias autoria e tantar de uma forma colocar e organizar seus pensamento através de suas ideia, a partir dessa forma colacar para fora seus medos, angústias, lamentos,e também,alegrias, preferências, esquisitices, insere tudo isso na obra, e ao assina e mostar para a sociedade que aquilo tudo é fruto daquela autoria. Se modificar a partir de cada tempo e estudo vivenciado pelo autor, sendo que o meio , o tempo e seus estudos interferem na autoria de cada autor ,porque cada época tem uma visão diferenciada de cada autor. A partir do advento melhorou varios aspectos devido a facilidade de expor suas autorias ao mundo,sendo reconhecida mundialmente suas autorias.Com isso Muda rapidamente a facilidade de se expandir suas autorias pelas quais eles serão reconhecidos.A questão vivenciada e a facicilidade de circulação de suas autorias rapidamente que antes não era disponivel esse recursos, assim facilitando q seus feito chegue intensamente a vidas de todos.

    ResponderExcluir
  19. O autor é o criador, o produtor de algo inédito, é desenvolver de próprio punho como a exemplo esse texto. As letras de musicas, os quadros e livros são exemplos de obras que por trás há um criador, um autor. Todo autor antes de criar algo ele vivenciou uma determinada cultura ou várias, leu livros, ouviu musicas, com isso ele tem influencia do pensamento de outras pessoas, mesmo que seja mínima. O conceito de autor se diferencia ao longo do tempo devido aos recursos utilizados pelos mesmos para divulgar seus trabalhos, além da internet que expõem tudo para o mundo com apenas um “click”. Hoje é tão comum baixar musicas, livros na internet que quase nem se sabe qual foi o autor.
    O autor planta e nós colhemos os frutos, para que essas árvores continuem dando frutos, é preciso preservá-las e plantar mais

    ResponderExcluir