segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comunicar para empreender...

COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORA: O DIFERENCIAL NOS TEMPOS DE CRISE

No mundo globalizado as relações de trabalho estão exigindo um alto grau de empreendedorismo. O mercado está valorizando profissionais com iniciativa, criatividade, agilidade em solucionar problemas e principalmente o relacionamento com o público interno.

Grandes empreendedores são destacados pela habilidade na comunicação, seja pela capacidade de transmitir suas ideias com clareza e objetividade, ou por motivar e entusiasmar sua equipe, propiciando sempre a abertura do dialogo entre os colaboradores.

Além de favorecer a superação de conflitos o empreendedor comunicador cria uma ampla rede de relacionamento capaz de integrar pessoas e atrair novos negócios, sendo um diferencial nos momentos de crise, onde empresas perdem seus consumidores e colaboradores.

6 comentários:

  1. Sustentabilidade /Comunicação
    Durante a aula interdisciplinar desse sábado, relacionamos alguns léxicos referentes a essas duas palavras, então montamos uma rede que resultou no seguinte:
    “Com a Internet, uma importante ferramenta que engloba todos os meios de comunicação, TV, jornais e vídeos, cada um com sua forma de linguagem, ou seja, o modo de falar, pensar e se expressar contribuem para um ciclo de preservação e informações sustentáveis para o bem das transformações no mundo dos negócios.”
    Isso é só o começo de muitas produções que surgiram durante o semestre, que assim como essa, não foi fruto de uma única pessoa, mas de um grupo que participou ativamente em todo processo de produção.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais as empresas procuram profissionais com grandes diferenciais e os mais escassos são os que sabem interagir de uma forma homogênea e igualitária com todos deixando o entendimento fluir de uma forma simples a todos sem causar complexibilidade a ninguém sem direto e eficaz nas suas deliberações e argumentos. Cada vez mais a comunicação vem sendo um diferencial indispensável na vida das empresas, pra ser um bom profissional bem reconhecido na empresa tem que saber se comunicar e se expressar bem.

    ResponderExcluir
  3. Não basta saber. É preciso saber fazer e querer fazer acontecer de verdade!

    Tenha todos um ótimo sábado.

    ResponderExcluir
  4. VISÃO
    Visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo. Partindo de sua definição visão é ver, observar, perceber.
    A visão de sustentabilidade é traduzir os compromissos, anteriormente traçados, em programas de mudanças reais, que saiam da teoria com “facilidade”. Nesta fase o líder deve possuir uma forte consciência comercial, precisa ser bem informado, e deve se destacar em termos de busca de resultado. Ao final desta fase, a organização estará consciente e proativa em matéria de sustentabilidade. Agora a organização entra na ação, desenvolvendo e implantando programas concretos que proporcionam uma verdadeira mudança, não apenas uma melhoria.
    No artigo que lemos, “A sustentabilidade exige mudança de liderança”, o autor fala de uma empresa que mudou o seu cotidiano por um bem maior, a sociedade e o planeta em que vivemos. A empresa Owens Corning, uma empresa inovadora com foco em tecnologia de fibra de vidro, sempre foi ambientalmente responsável, mas só em 2002 se comprometeu com a sustentabilidade real. O seu líder em sustentabilidade, Frank O’Brien, tem como papel a responsabilidade global para o desempenho das empresas, ele não só lidera a Owens, como também outras ao redor do planeta, expandido assim as fronteiras existentes.
    Basicamente, um antigo ou novo negócio para ser sustentável não precisa ter apenas uma capital rentável precisa também ser ecologicamente correto. Estamos na fase dos cem anos, se não mudarmos, se não criarmos uma consciência ecológica, estaremos indo de encontro à extinção. Pode parecer até meio radical, mas o primeiro passo já foi dado e está na hora da ação, por menor que seja. Muitos já começaram a coleta seletiva, a não utilização de sacolas plásticas e até mesmo, um controle no uso de água potável, já que apenas 3% da água servem para o consumo.
    Seja sustentável, sendo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo ou culturalmente diverso.
    Lidiane Oliveira; Luiz Roberto; Eder de Oliveira; Maiara Santana; Alex Silva; Rafaela Andrade; Mariana Silva; Joseane de Almeida; Lidiane Costa; Taciana Regina.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. No meu ponto de vista a comunicação empreendedora pode ser traduzida como uma forma estratégica de inovação, cada ser empreendedor deve ser claro e objetivo ao expressar suas ideias, desenvolvendo o habito de dialogo entre o ele e seus colaboradores. Vale ressaltar também que tudo isso depende da sua metodologia de trabalho, pois é necessário que além de implantar uma comunicação empreendedora na sua empresa, ele precisa analisar vários fatores de suma importância para um rendimento positivo dele e de seus funcionários, o empreendedor precisa observar os conceitos de base para definir um processo de comunicação claro e objetivo, entre os fatores internos, humanos e empresariais, fazendo das técnicas de comunicação seu instrumento estratégico para iniciativas inovadoras.
    Vejo vários exemplos de comunicação empreendedora em meu cotidiano, e hoje através do curso, analiso as coisas com outro olhar clinico, e me expresso de uma maneira diferente, creio que com mais conduta e ética profissional obviamente. Me vejo com um exemplo de empreendedor comunicativo na minha área de trabalho, pois sempre me preocupei com a forma de me expressar ao falar com meus superiores, equipe de trabalho, e meus colaboradores, seja por telefone, internet ou pessoalmente, lógico que estabeleço uma diferença de vocabulário para cada um deles, sem diminuir ninguém. Hoje mais do que nunca procuro estabelecer uma conduta empreendedora e comunicativa, aliada a comunicação coorporativa, o que sem sombra de duvidas me ajuda a efetuar de maneira positiva o meu trabalho, pois mesmo à distância analiso o comportamento dos que me cercam e me ajudam no ambiente de trabalho, para saber como delegar tarefas e obrigações, e exigir o rendimento de trabalho sem criar nuvem negra na cabeça de cada um, e vejo que isso tem ajudado a consolidar a prosperidade dos negócios, da empresa em que trabalho, pois a satisfação e notória, pelo simples fato de haver liberdade de expressão interna. Mas este mecanismo para mim não vem só, e está apenas começando, pelo simples fato deste ser um permanente aprendizado, e uma aliança inquebrável entre relações humanas e profissionais, também não esquecendo que, desenvolvendo este dialogo participativo se tem a chave para resolução de problemas nos campos: Profissional, Empresarial e Pessoal.

    ResponderExcluir