sábado, 27 de agosto de 2011

Atividades Podcast

Começamos nossos estudos sobre podcast. Vamos fazer uma pesquisa na web (vídeos, reportagens ou textos) sobre o conceito/processo “podcast". Abaixo, algumas sugestões de busca:
Sua contribuição deve ser postada no blog saladecomunicação facemp.

13 comentários:

  1. A palavra Podcast vem da junção de 2 outras palavras: Pod (de iPod, o equipamento reprodutor de músicas digitais em formato de arquivos – desenvolvido pela Apple), mais a palavra cast (derivada da palavra broadcast, ou seja, transmissão de sinais de rádio, TV ou outra fonte para vários equipamentos/pessoas ao mesmo tempo).O objetivo dele era de disponibilizar programas de áudio (como os programas de rádio, por exemplo) e deixá-los disponíveis às pessoas em sites na Internet, mais ou menos como uma rádio via Internet, mas sem a necessidade de estar conectado (ligado) no exato horário em que o programa está sendo apresentado, para assim, poder acompanhá-lo.
    IARA THAIS 1º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  2. O podcast, também chamado de podcastings, é arquivos de áudio transmitidos via internet. Nele, os internautas oferecem seleções de músicas e falam sobre os mais variados assuntos exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  3. Bom, gente achei algo intressante falando sobre o Podcast. Geralmente é um arquivo de Mp3 que é colocado para download, ou audição diretamente através do site. Geralmente este podcast possui um canal de Feed RSS diferenciado que permite sua listagem e audição por inúmeras ferramentas e agregadores, e se o canal de Feed RSS estiver devidamente configurado, o canal pode ser adicionado a vários diretórios de indexação.
    O Podcast é produzido em formato de programa de rádio, a grande idéia é poder baixar aquele programa de escutar em um mp3 player ou até mesmo no computador, mas como é um Podcast, isso significa que é obrigatoriamente gravado, e não ao vivo. Maioria dos podcasts são programas em sequência, e são publicados com frequencia, ficam disponíveis para download, e portanto, precisam ser conteúdos originais.
    Não se pode por exemplo fazer um podcast de musicas, isso seria uma quebra de direitos autorais uma vez que você está distribuindo o áudio de alguma banda ou músico que não lhe deu este direito autoral.
    O Fato de ser um podcast traz a vantagem de ter seu material escutado por milhares de pessoas, independente de onde elas estiverem e em que horário elas decidirem escutar o podcast. Ele fica ali disponível.

    ResponderExcluir
  4. Podcast ou Podcasting são arquivos de áudio que possui um canal de feeds RSS que permite a listagem e audição . No radio o podcast serve para baixar o programa desejado e escutar no mp3 player
    A maioria dos podcast são programas publicados com sequencias e frequências . O podcast surgiu através da união de duas palavras pod ( originada do aparelho iPod que serve para reprodução de musicas digitais ) e cast (da palavra broadcast, transmissão de sinais de rádio, TV ou outra fonte com vários equipamentos pessoas ao mesmo tempo ) . Os arquivos baixados no computador fica ali desponivel para ser ouvidos a qualquer hora .

    ResponderExcluir
  5. Podcast é uma forma de apresentar, divulgar, disponibilizar, etc., programas que podem ser assistidos em caso de vodcast (podcast com vídeo) ou ouvidos. Podem ter diversos assuntos, temas, a depender de quem o cria e produz. Muitos o comparam com uma rádio, embora tenha algumas características em comum, o podcast, é diferente porque os seus ouvintes fazem uma assinatura RSS. Mais o que é RSS? É um sistema de assinatura, na qual os assinantes têm acesso atualizado as novas postagens feitas em sites e bloggs que gostam de acessar, sem precisar acessar o mesmo através de um navegador; podem acessá-lo através de um celular, pois a maioria dos celulares feitos para acesso a internet já vem com essa ferramenta. Podemos também utilizar um RSS Reader em nosso computador, entre outras possibilidades. O podcast surgiu em 2004 e vem sendo cada vez mais produzidos por diversos podcaster(pessoa que cria podcast). Hoje podemos ver conteúdos variados de religião a esportes, matérias de escola, faculdade, alguns para informar, outros para ajudar, sendo geralmente publicado em serie. Um podcast leva ao assunto de outro, pode ser semanal, quinzenal ou mensal, a depender de quem o faça, e assim vai crescendo essa nova tendência da internet.

    ResponderExcluir
  6. O termo Podcast vem da fusão das palavras iPod (aparelho que toca arquivos digitais em MP3) e broadcasting (transmissão de rádio ou TV). O Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. É bem simples: uma pessoa grava um arquivo de áudio sobre um tema qualquer (programa de música, reportagens entrevistas, etc), coloca na internet e divulga-o usando feeds ou RSS (pequenos arquivos XML que contém informações para que os programas agregadores consigam identificar novos conteúdos), você pode ouvir o podcast em qualquer lugar, como se fossem os tradicionais arquivos de música MP3.

    ResponderExcluir
  7. O Podcast é mais uma ferramenta disponível na internet, uma espécie de “radio” via internet sem precisar estar conectado em um computador no horário em que o programa esta sendo transmitido, com a diferença de que seus arquivos (áudio e ou vídeo - vodcast) são transmitidos através de um canal de RSS para diversos tipos de acessórios como IPod, Mp3 Player, celulares (qualquer aparelho reprodutor de musicas digitais em arquivos). Eles são gravados (em seqüência) e ficam disponibilizados para download, podendo ser ouvidos a qualquer momento, em qualquer lugar e por varias pessoas. O Podcast pode abordar diversos assuntos, temas, produtos, podendo variar, a depender de seu criador e para qual finalidade se destina. Por ser uma ferramenta de publicação, o Podcast dever ter conteúdos originais, uma vez que são distribuídos em rede mundial devem-se respeitar os direitos autorais de seu criador.

    ResponderExcluir
  8. podcast é mais um meio de comunicação disponível na internet, podendo enviar o conteúdo gravado para outro meios de comunicação possibilitando o interlocutor adquirir informações em qualquer momento do dia-a-dia

    ResponderExcluir
  9. O podcast é um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita.

    Boa tarde a todos!

    Maiara S Santana.

    ResponderExcluir
  10. Podcast é um inovador estilo de comunicação que utiliza de recursos sonoros e que possui sua própria estética para a Internet, é como se fosse um Blog ( web log ) sonoro.Realmente é demais pois, mesmo assuntos passados podem ser compartilhados no futuro, como informação para outros usuários.

    ResponderExcluir
  11. Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. “Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra é uma junção de iPod e broadcast. E um sistema bem simples que permite baixar arquivos multimídia e a cada nova edição de um determinado progama escolhido pelo usuario ele recebera uma notificação e a possibilidade de fazer o download. O que contribuiu para o sucesso e a possibilidade de qualquer internauta criar seu proprio conteúdo e de selecionar apenas o de seu interrese.
    O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita.

    ResponderExcluir
  12. Podcast é um formato de arquivo padronizado mundialmente para distribuição automática de áudio. Ou seja, com ele, sempre que um novo episódio estiver disponível, o arquivo de áudio será copiado automaticamente para o seu computador. Apesar de surgido a partir da popularização dos iPods, não é preciso ter um tocador de MP3 para ouvir um podcast. É possível também escutá-lo diretamente em qualquer computador, da mesma forma como se faz com qualquer arquivo .mp3.

    ResponderExcluir
  13. Autor é o individuo que fez, que criou algo. É aquele a quem se deve uma obra. É alguém que exprime sua visão de mundo em termos artísticos ou cientificos.



    Um Toque pra a galera sobre o PODCAST

    Podcast- É um arquivo de áudio digital, podendo ser em dois formatos (MP3 OU AAC), publicado através de PODCASTING (É a forma de publicação de arquivos de mídia digital pela internet).

    A palavra podcast é uma junção de iPOD (Personal On Demand ) e Broadcat.


    " Vamos nos superar, criar, inovar, publicar e comunicar, e nos tornar verdadeiros autores! "

    ResponderExcluir